Bruno Gomes

Bruno Gomes

Jornalista

OPINIÃO

Está a Honda a tentar contornar as regras de MotoGP?

A KTM levantou a questão: Está a Honda a tentar contornar as regras ao testar com Stefan Bradl na pré-temporada ou está a marca japonesa a mostrar que confia no regresso de Marc Márquez? 

andardemoto.pt @ 28-2-2021 18:30:00 - Bruno Gomes


A situação de Stefan Bradl no seio da equipa Repsol Honda de MotoGP está a deixar alguns fabricantes rivais, no mínimo, chateados.

A KTM, por intermédio do diretor desportivo Pit Beirer, em declarações amplamente repetidas pela imprensa especializada à procura de alguma polémica nesta pré-temporada que até ao momento tem sido calma, já se posicionou contra a utilização de Bradl da forma como aconteceu em 2020, quando o alemão foi selecionado para competir no lugar do lesionado Marc Márquez, estando Bradl a testar o protótipo Honda em testes privados.

Estalou a polémica: estará a Honda a contornar as regras?

A polémica levantada pela KTM tem a sua razão de existir. Stefan Bradl é o piloto oficial de testes do HRC em MotoGP. Acontece que durante o Grande Prémio de Portugal de 2020, a Comissão de Grandes Prémios definiu novas regras, e claras, para a participação dos pilotos de teste nas corridas de 2021.

Entre outras coisas, dizem as regras atualizadas que fabricantes que não estejam protegidos pelas Concessões (todos à exceção da Aprilia) só podem usar pilotos de teste num máximo de três Grandes Prémios, inscrevendo-os como “wildcard”.



Partindo do princípio que Pol Espargaró e Marc Márquez são os pilotos oficiais da Repsol Honda, isso significa que, ao contrário de 2020, Stefan Bradl só poderá competir em três corridas em 2021. O alemão mantém o estatuto de piloto de testes oficial do HRC, pelo que pode testar ao longo da pré-temporada com a nova Honda RC213V em sessões de testes privados. E é o que tem feito, sem qualquer problema ou infração às regras.

Não me passa pela cabeça que a Honda esteja a testar agora com Bradl e depois peça autorização para o inscrever como piloto oficial 2021. Parece-me que isso é um cenário de conspiração sem grande sentido, e dúvido que os fabricantes rivais aceitem alterar as regras de forma tão penalizadora para eles próprios.

Eu tenho uma visão bastante diferente dos fãs que estão a apontar o dedo à Honda.



Penso que neste caso a marca nipónica está aqui a dar um claro sinal de que a recuperação de Marc Márquez está a correr bem, e que têm confiança que o oito vezes campeão mundial vai regressar à competição mais cedo do que o previsto. Talvez na quarta ou na quinta ronda do ano, já no mês de maio, Márquez possa regressar e sem apressar minimamente com prazos de recuperação.


Partindo desta hipótese e “timing” de regresso de Marc Márquez, do ponto de vista estratégico esta é uma ótima jogada da Honda. Ao testar e rodar com a RC213V ao longo da pré-temporada, Stefan Bradl vai chegar às primeiras corridas do ano com um ritmo superior aos outros pilotos. Cumprirá a sua função nas primeiras três corridas, esgotando os “wildcards” disponíveis para 2021 e possivelmente “roubando” pontos a rivais importantes de Márquez, e a partir daí entrega a RC213V ao ex-campeão que terá muitas corridas para recuperar pontos para os primeiros classificados do campeonato.

Além disso, o alemão poderá ajudar a marca a amealhar mais pontos na luta pelo título de construtores e de equipas. E simultaneamente estará a recolher dados que permitam evoluir o chassis da RC213V em situação de corrida. A Honda não tem muito a perder, e tem muito a ganhar com isto.



Seja o que for que aconteça, e Márquez vai ter novo exame médico em breve que apontará uma data mais concreta para o seu regresso, sabemos desde já que o espanhol de Cervera não estará presente nos testes oficiais de MotoGP que começam esta semana no circuito de Losail, Qatar.

Na apresentação da equipa Repsol Honda o antigo campeão de MotoGP esclareceu essa questão, mas mostrou-se novamente com esperanças de regressar às pistas o quanto antes, sem no entanto arriscar o que quer que seja num antecipar desse regresso que possa colocar em causa a sua recuperação.

andardemoto.pt @ 28-2-2021 18:30:00 - Bruno Gomes


Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões