Triumph consegue a primeira vitória na Categoria Enduro 1, com o seu piloto Morgan Lesiardo
Na penúltima prova da temporada de Enduro de 2025 a Triumph fez história com a primeira vitória na Categoria E1, no EnduroGP, pelas mãos de Morgan Lesiardo, aos comandos da nova TF 250-E.
andardemoto.pt @ 2-10-2025 11:00:00
Será uma ocasião para recordar pela Triumph uma vez que conseguiu em Itália, na região das Termas de Darfo Boario, algo que já perseguia há algum tempo: a sua primeira vitória na Categoria Enduro 1!
Este resultado histórico é uma conquista notável para o fabricante britânico na sua primeira temporada de competições de enduro e mostra que a sua aposta está a dar frutos e tem potencial, dentro e fora das pistas.
Lesiardo, que recentemente integrou a equipa italiana vencedora dos International Six Days Enduro, teve um desempenho soberbo durante todo o fim de semana, conquistando um resultado de 2-1 nos dois dias, incluindo uma vitória na E1 e o segundo lugar no pódio no EnduroGP.
Mais detalhes
As equipas enfrentaram um circuito altamente técnico de 44 km em forma octogonal, com chuva forte a cair no sábado, aumentando a dificuldade do percurso italiano. Lesiardo conquistou um impressionante segundo lugar no primeiro dia, terminando em quinto lugar geral no EnduroGP.
No entanto, o melhor ainda estava por vir, com Lesiardo a acelerar no domingo diante do seu público. Com seis tempos gerais mais rápidos nas 15 provas especiais, o piloto de 26 anos conquistou a primeira vitória da Triumph na E1 e um incrível primeiro pódio no EnduroGP, com o segundo lugar na classificação geral.
A Triumph está a celebrar uma primeira temporada espetacular no enduro. Com vários pódios na E1 conquistados por Mikkel Persson, da Triumph Factory Racing Enduro Team, combinados com os excelentes resultados e a vitória de Lesiardo, somados ao sucesso da dupla no ISDE pela equipa da Suécia e da Itália.
A Triumph ocupa atualmente o terceiro, quarto e quinto lugares na classificação do Enduro1, faltando uma ronda para o final, na Alemanha, e os pilotos da Triumph subiram ao pódio 15 vezes nesta temporada.
As palavras dos protagonistas
Refere Lesiardo acerca deste resultado:
Este pódio é o resultado do trabalho árduo meu e da equipa. Desde o início da temporada, temos dado 100% para alcançar resultados como este. Agora estou a desfrutar do primeiro lugar na E1 e do segundo lugar no EnduroGP. É realmente um sonho tornado realidade e um resultado incrível no primeiro ano com a TF 250-E.
Ian KImber, líder do Programa de Competição da Triumph destaca ainda:
Gostaríamos de dar os nossos sinceros parabéns a Lesiardo e à equipa Triumph Italia Racing por esta conquista tão especial. Conquistar a primeira vitória no nosso primeiro ano de competição e lançamento da TF 250-E é simplesmente incrível.
Não podemos esquecer que a Triumph é completamente nova no segmento off-road e, embora soubéssemos que tínhamos uma plataforma forte, colocar a moto em condições de corrida contra os melhores pilotos do mundo, com os concorrentes mais estabelecidos em pistas de nível GP, é completamente diferente de um banco de testes ou pista de testes.
É uma prova do trabalho árduo realizado no desenvolvimento do produto, incluindo todos na fábrica, os nossos pilotos de teste, engenheiros, equipa de produção, e também devemos agradecer a todos os envolvidos. A base de enduro nas corridas do campeonato mundial é quase idêntica à que temos nas concessionárias, com exceção de algumas peças específicas para corrida, e ainda mais para as equipas não oficiais.
Mais uma vez, gostaria de dar os parabéns a Morgan Lesiardo e à equipa Triumph Italia Racing por alcançarem este resultado histórico.
andardemoto.pt @ 2-10-2025 11:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: Esportes