Moto Guzzi mostrou o futuro com o projeto “Os próximos 100 anos”

A marca italiana mostrou em Mandello del Lario o projeto “Os próximos 100 anos”. O futuro da Moto Guzzi inclui nova fábrica e museu, mas também novos modelos como a V100 Mandello.

andardemoto.pt @ 15-9-2021 11:40:39

No passado dia 10 de setembro a Moto Guzzi deu um grande passo rumo ao futuro. No seu local de nascimento Mandello del Lario, a marca italiana apresentou as linhas mestras do projeto “Os próximos 100 anos”, um conceito que não só vai implicar reestruturações a nível de instalações, mas também abrir uma nova “página” no que respeita a novos modelos.

Foi há precisamente um século que a Moto Guzzi começou a sua história, e aqui no Andar de Moto já lhe mostrámos todos os detalhes, segredos, mas também modelos que fizeram história nestes primeiros 100 anos de vida através de uma grande reportagem dividida em Parte 1 – A centenária história da Moto Guzzi e Parte 2 – Moto Guzzi: 100 anos de motos marcantes.

Olhar para o passado é bom para não se esquecer as origens, mas os responsáveis da Moto Guzzi estão de olhos postos no futuro. E o projeto “Os próximos 100 anos” arrancou com a apresentação num evento exclusivo em Mandello.


Foi precisamente neste evento que a Moto Guzzi desvendou os detalhes do que vai acontecer à sua fábrica e museu. Comissionado ao arquiteto Greg Lynn, o projeto envolverá a totalidade da área e levará à criação de uma nova fábrica e museu.

A Moto Guzzi aposta na integração da comunidade nas suas atividades, e por isso toda a zona da fábrica e museu será um local aberto ao público, um ponto de encontro para a comunidade, apostando na cultura, no design e na mecânica, com um importante foco nas tendências contemporâneas.

A atenção constante à sustentabilidade ambiental e eficiência de recursos será também uma prioridade. Os novos edifícios da Moto Guzzi farão uso das estruturas existentes, com materiais escolhidos tendo em consideração a gestão energética eficiente, graças a sistemas fotovoltaicos e materiais eco-sustentáveis.



Com este novo projeto a Moto Guzzi considera que estão dados os passos para garantir que a marca continuará viva por mais 100 anos, integrando a comunidade nessa história, organizando no local eventos culturais, conferências, mas também dando uma nova vida através da criação de um hotel e restaurante que ficarão ao dispor dos milhares de turistas que visitam Mandello del Lario.

Do ponto de vista funcional do negócio, a nova fábrica, mais moderna, permitirá à marca italiana garantir um aumento de produção que garante uma resposta mais imediata à procura pelos mais diversos produtos Moto Guzzi.

E foi precisamente um dos novos produtos que também marcou presença neste evento.


A Moto Guzzi apresentou em estreia mundial a nova V100 Mandello, a moto que dá início ao novo século de modelos da marca da águia. Não foram divulgados muitos detalhes sobre a V100 Mandello. Sabemos que o motor é um novo V-twin transversal de 1000 cc e refrigeração líquida, um enorme contraste com o atual bicilíndrico refrigerado por ar / óleo das atuais Guzzi.

No monobraço oscilante encontramos o veio de transmissão, e as linhas modernas e posição de condução colocam a V100 Mandello dentro do segmento “sport touring”.

Talvez o ponto mais interessante da Moto Guzzi V100 Mandello seja a sua aerodinâmica. Apesar da Aprilia, marca que também faz parte do grupo Piaggio, ser responsável pelos enormes avanços aerodinâmicos dentro do grupo, nomeadamente devido ao seu projeto de MotoGP, a V100 Mandello estreia um sistema de asas aerodinâmicas ativas, posicionadas nos flancos do depósito. O objetivo destas asas é criar uma “bolha” de proteção aerodinâmica.

A Moto Guzzi V100 Mandello será apresentada oficialmente a 23 de novembro no Salão de Milão EICMA.


Galeria de fotos Moto Guzzi V100 Mandello

Vídeo de apresentação da Moto Guzzi V100 Mandello

andardemoto.pt @ 15-9-2021 11:40:39


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews