MotoGP, 2024, Assen - Bagnaia confirma com pole

Oliveira em 17º na grelha

Com várias quedas e peripécias a definir o Top 10 do sábado de manhã, o que nunca esteve em dúvida foi o domínio de Bagnaia, mais uma vez à frente e aparentemente, à vontade nessa posição para fazer a sua primeira Pole do ano a ritmo recorde minutos depois na Q2.

andardemoto.pt @ 29-6-2024 11:09:35 - Paulo Araújo

Com a especulação cada vez mais ao rubro em vista do recente anúncio da passagem da Pramac para a Yamaha e do exíguo número de pilotos com ligares por definir (basicamente, Oliveira, Raul Fernández, Miller e Rins) fala-se agora também dos que poderão vir para a MotoGP, Aldeguer, Razgatlıoğlu e Roberts e, segundo declarações de Paolo Campinotti, até do regresso de Andrea Iannone.

Sob este ambiente, os pilotos foram para a pista sábado de manhã com Bagnaia a manter a vantagem e já a 20 minutos do fim, uma enorme queda de Bezzecchi a dar dores de cabeça à VR46. Em compensação, DiGiannantonio chegava a terceiro, mas a guerra Bagnaia /Marc Márquez/Martin (acima) estava acesa.

Oliveira, por essa altura, estava de novo em 13º, e Raul Fernández em 10º, caindo logo a seguir de um Top 10 em que apareciam também Viñales, Acosta, Miller e Espargaró.



Seguiu-se a habitual debandada às boxes, em que mais uma vez só Espargaró e desta Alex Márquez ficaram em pista, este último aproveitando para saltar uns lugares para 11º e pouco depois mesmo para 6º, após começar afundado na classificação.

Faltavam 12 minutos quando a bandeira vermelha apareceu, na sequência de Aleix Espargaró denunciar uma data de gravilha na curva 7, com uns minutos de intervalo para limpar a pista.

Entretanto, Bagnaia tinha aumentado a fasquia para os 1:31.670, com todo o Top 10 até Miller no mesmo segundo e no regresso à pista pouco mudou, com Morbidelli a passar Oliveira que baixou para 14º.

Acosta, Miller e Márquez estavam todos ao ataque, e foi Acosta (acima) a saltar para 2º, ao que Viñales ripostou, enquanto atrás Binder baixava Oliveira mais um lugar, para o 16º em que acabou a sessão momentos depois.




Q1 com quedas e sem sorte para Oliveira

A Q1, logo a seguir, não trouxe grandes novidades, com DiGiannantonio e Acosta à frente desde os primeiro momentos e Oliveira num confortável 5º, além de outra queda para Bezzecchi, que andava por 4º.

Quartararo foi para segundo, Acosta respondeu com uma volta nos 1:31.372, a milésimas do recorde e à bandeira DiGiannantonio recuperou o lugar que o levaria com Acosta, que entretanto caiu, à Q2. Já Oliveira, baixou para 7º, o que lhe dá a 17ª posição na 6ª fila da grelha.

Martin e Márquez ainda lançaram o desafio na Q2, mas Bagnaia esteve à altura, e enquanto Márquez abusou para sofrer uma queda, o Italiano da Lenovo recuperou o comando com um sensacional 1:30.540 e assim parte da pole para as corridas do GP da Holanda de hoje e amanhã.

andardemoto.pt @ 29-6-2024 11:09:35 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP