MotoGP, 2024, Assen - Bagnaia bisa
Erros atrasam Oliveira
A perfeição
de Bagnaia, com vitória após liderança de bandeira a bandeira, foi acompanhada pelo seu colega
de equipa Bastianini, que fez o pódio quase perfeito para a Ducati Lenovo em 3º atrás
de Martin.
andardemoto.pt @ 30-6-2024 14:09:34 - Paulo Araújo
Com Rins a cair logo nas primeiras curvas, e Bezzecchi pouco depois, a corrida de fundo foi renhida desde os primeiros momentos. Menos, eventualmente, para Pecco Bagnaia que se colocou logo à frente, deixado um luta titânica entre Martin, o determinado Viñales e os irmãos Márquez atrás.
Oliveira, que escapou quando Rins caiu mesmo à sua frente, subiu logo para 12º, mas poucas voltas depois já estava em 14º de novo, os fãs dando-se conta que lutar pelos pontos de trás seria o melhor que o português podia esperar aqui.
Bezzecchi regressara à pista para desistir pouco depois, e passou a ser DiGiannantonio o atacante das VR46, ao subir para 4º às 6 voltas da corrida. Com Espargaró ausente após partir um osso da mão no Sprint e Savadori com lesões na coluna, depois de Viñales em 5º, Raul Fernández era a melhor Aprilia em 10º, enquanto Oliveira tinha um trabalho espinhoso em mãos, seguindo Quartararo e Miller.
A um quarto da corrida, Bagnaia levava já quase um segundo e vantagem, com Martin isolado na perseguição e depois, DiGiannantonio, Márquez, Viñales e Acosta em fila a seguir, enquanto Alex Márquez tinha baixado para 9º atrás da carga de Binder.
A meio da corrida, Bagnaia tinha aumentado a vantagem para mais do que um segundo, à custa de voltas recorde como 1:31-266, e o intervalo de mais de 3,6 segundos para o terceiro mostrava que so Martin tinha ritmo para o seguir em pista.
Atrás, tudo mudava com Oliveira a levar um aviso de limites também, seguido de uma penalidade de volta longa, o que o afastou quando acabaria na gravilha e teve de repetir a manobra, e a única mudança que se antevia era a eventualidade de Marc Márquez voltar a passar DeGia, que não largava.
Dupla volta longa para Oliveira
Bastianini (acima) também estava rápido, a tentar colar-se ao grupo da frente, que conseguiu a 10 voltas do final, passando Acosta a seguir, e continuando a ascensão ao passar também DiGiannantonio – o que beneficiou Viñales, que recupera o 3º lugar enquanto Bastianini vai afastar Marc Márquez e carrega para tentar chegar a 3º, o que concretiza a 4 voltas do fim.
De Bagnaia já nem se fala, isolado com mais de 2 segundos de avanço no comando e prestes a comer mais 5 pontos ao avanço de Martin com mais uma vitória.
Oliveira está
fora dos pontos atrás de Zarco e Augusto Fernández, mas mesmo na volta final,
Acosta cai, Márquez passa Viñales para 4º e Oliveira ainda pontua em 15º… ainda por cima, Viñales foi penalizado por pisar ligeiramente o limite da pista, ascendendo DiGia a 5º...
andardemoto.pt @ 30-6-2024 14:09:34 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP