Piaggio MP3 300 HPE - Uma roda a mais? Ou uma roda a menos?

Não é uma moto, nem é um carro. Talvez o cruzamento entre os dois… Mas não é por isso que deixa de ser divertida de conduzir como uma moto, e de passar onde os carros nem imaginam.

andardemoto.pt @ 24-9-2019 12:20:03 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte

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Piaggio MP3 300 HPE | Scooter | Acima 125 CC

O facto de ter 3 rodas afasta esta Piaggio MP3 300 HPE da preferência dos motociclistas mas, apesar dos seus 300cc (e tal como as suas irmãs de 500cc) a MP3 pode ser conduzida com carta B (a de carro), sem qualquer limitação, sendo muito mais enérgica e entusiasmante de conduzir do que qualquer moto ou scooter de 125cc. Sobretudo quando se pretende andar frequentemente com passageiro.

Mais de 180.000 MP3 foram já fabricadas, sendo que a grande maioria delas foi vendida em França, com especial incidência em Paris. É por isso um veículo urbano, capaz de fazer trajectos inter-urbanos regulares, com muito conforto, mesmo com passageiro.

A nova MP3 300 HPE é a sucessora da Yourban 300. Apesar de partilhar a mesma plataforma, a nova scooter de 3 rodas é mais estreita, mais curta e mais leve, facto que se nota logo desde o arranque. Ao ser mais esguia revela uma maior agilidade no meio do trânsito.

Além do mais, a existência de duas rodas na dianteira confere-lhe grande vantagem em termos de aderência, que pode ser usada para curvar a velocidade mais elevada, travar em menos espaço, e passar por cima de pisos degradados e escorregadios, sem o medo de “perder a frente”, uma das principais causas de queda num veículo de duas rodas. 

A versão que lhe apresento neste teste é a Sport, que apresenta discos de travão recortados, suspensões com molas vermelhas, um assento com pesponto também a vermelho e aplicações de alumínio nas plataformas dos pés. Os seus guarda-lamas dianteiros, mais envolventes. são pintados na cor da restante carenagem.

O motor HPE também se estreia neste modelo. É o mesmo que equipa a deliciosa Vespa 300 HPE que tivemos recentemente a oportunidade de testar (e cujo teste pode ver se clicar aqui), apenas com algumas modificações no que aos mapas de ignição diz respeito.

A sua potência não assusta nenhum condutor menos experiente, mas tampouco desilude um condutor veterano, sobretudo se desligar o sistema de controlo de tracção, e aproveitar a disponibilidade do binário logo no arranque.


Segundo a marca, o condutor típico desta Piaggio de 3 rodas faz cerca de 20.000 km por ano, sobretudo numa utilização diária urbana, como veículo para ir e voltar para o emprego, pelo que a fiabilidade é um factor de escolha primordial, e por isso este novo motor foi projectado para, além de cumprir a directiva Euro 5, os intervalos de revisão serem aumentados dos 5.000 para os de 10.000 quilómetros.

A sua condução é fácil, assemelhando-se em tudo à de uma moto normal. A inclinação nas curvas resulta natural e manobrar tampouco apresenta qualquer dificuldade. O sistema de bloqueio da inclinação, patenteado pela Piaggio, permite que a moto permaneça na vertical e seja mais fácil manobrar. Em andamento o mesmo sistema permite que se possa parar, como por exemplo nos semáforos, sem ser necessário pôr os pés no chão,bastando pulsar o botão de bloqueio imediatamente antes de o conjunto se imobilizar. Ao acelerar o sistema desliga-se automaticamente.

Claro que o peso acrescido do trem dianteiro resulta numa maior inércia, que se nota sobretudo nas mudanças de direcção, mas que não diminui o prazer de condução. Pelo contrário, a maior aderência proporcionada pelos dois pneus proporciona uma enorme confiança, e uma segurança acrescida que resulta numa maior velocidade de passagem em curva, sobretudo em pisos escorregadios.

Os travões contam com um pedal, estrategicamente colocado na plataforma do pé direito, que acciona um sistema de travagem combinada entre todas as rodas. Mas também tem duas manetes, como as scooters convencionais, uma para as rodas da frente e outra para a roda traseira.

A suspensão é confortável e capaz de absorver grandes impactos, sendo uma mais-valia para quem tem que diariamente enfrentar caminhos degradados, sobretudo com passageiro, e contribui para uma elevada estabilidade em curva.

A Piaggio define a MP3 como uma scooter “GT”, pelo que a dotou de uma excelente protecção aerodinâmica e um bom sistema de Iluminação, integralmente em LED e que até inclui DRL (LED de alto brilho para circulação diurna). O painel de instrumentos disponibiliza a informação mais importante e é de fácil leitura. Mesmo ao centro do “tablier” existe um pequeno porta-luvas com uma tomada USB.
E nem sequer lhe falta um travão de estacionamento, extremamente útil já que evita a utilização constante do descanso central.


Comprovadamente, debaixo do assento não cabe nenhum capacete integral ou modular. Apenas um capacete Jet.

Comprovadamente, debaixo do assento não cabe nenhum capacete integral ou modular. Apenas um capacete Jet.

Debaixo do assento há espaço para um capacete Jet e pouco mais. Aliás esse é um dos aspectos menos conseguidos desta Piaggio. Para uma “GT” falta-lhe capacidade de carga. Outro ponto que considero menos conseguido é a sensibilidade da travagem. Apesar de o sistema ser eficaz, as manetes exigem uma força maior do que o habitual, dificultando a dosagem.

Para compensar, a MP3 300 HPE está equipada com a plataforma multimédia MIA, que permite a ligação a um smartphone e a utilização de diversas ferramentas de análise da moto, e que através do GPS que permite ver a localização da scooter, entre outros dados como o consumo, a inclinação lateral, a aceleração e outros parâmetros interessantes.

Aquele seu amigo que precisa de um veículo de elevada mobilidade mas está receoso de começar a andar de moto, ou algum jovem que pretenda um veículo prático para ir para a universidade sem deixar os pais demasiado ansiosos, pode ter, nesta Piaggio MP3 300 HPE, a solução ideal. Aconselhe-os a ir testá-la num concessionário Piaggio (clique aqui para ver onde).

Equipamento

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Piaggio MP3 300 HPE | Scooter | Acima 125 CC

andardemoto.pt @ 24-9-2019 12:20:03 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte


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