Teste Voge SR1 - Jovem e divertida

O Andar de Moto foi convidado para a apresentação ibérica da primeira scooter da Voge: uma 125cc da marca premium da Loncin, que nos transmitiu umas muito boas impressões e as quais desvendamos neste teste.

andardemoto.pt @ 21-11-2023 07:06:00 - André Sanches

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Voge SR1 125 | Moto | Classic

Tratando-se de uma moto essencialmente destinada a percorrer as ruas envoltas pelo betão dos edifícios das grandes urbes, a Voge decidiu, e muito bem, escolher a cidade mais populosa do país vizinho, Madrid, para esta apresentação.

Pela manhã, em frente ao hotel encontravam-se, lado a lado, as Voge SR1, todas na cor cinza, que favorece as suas linhas, desenhadas por Massimo Zaniboni (responsável também pelas linhas da 125R).

Além do ponto de encontro bem escolhido no coração da capital espanhola, o contacto que tivemos oportunidade de realizar durante cerca de 3 horas, foi organizado de forma dinâmica e distinta do que estamos habituados, a fim de tornar a apresentação deste novo modelo mais interativa. 

Divididos em grupos, os diversos jornalistas convidados cumpriram um percurso com pontos de paragem em diversos locais históricos da capital espanhola, nos quais eram avaliados os seus conhecimentos sobre a Voge SR1, através de uma série de questões relacionadas com a mesma.


No pequeno porta-luvas com fecho magnético, consegui à conta guradar a carteira e o telemóvel, e pressionando com apenas um toque, o botão que transmite energia ao motor de arranque, o pequeno oitavo de litro acordava num ápice. De mencionar que no descanso lateral a Voge SR1 não dá ignição, apenas no descanso central.

Nos primeiros metros percorridos as primeiras sensações retiradas desta nova scooter de da Voge foram a posição de condução confortável, com várias posições para pôr os pés, um fácil acesso ao solo quando estáticos no meio do trânsito, graças ao assento a apenas 775 mm do chão e uma ergonomia muito bem conseguida, com fácil acesso aos comandos e uma boa visibilidade do painel de instrumentos.

Aliado ao elevado conforto a bordo, o baixo peso (apenas 139 kg.) e o baixo centro gravidade potenciam a sensação de peso reduzido, quer parados nos intermináveis semáforos que gerem os complexos cruzamentos de Madrid, quer a tirar proveito da sua agilidade por entre os veículos nos congestionamentos.


Para sairmos na frente dos outros utilizadores da estrada, após um arranque parado, temos no simples gesto do enrolar do punho direito uma resposta despachada da nova unidade motriz, que se mostrou suave nas vibrações emitidas, mesmo em velocidades mais altas, e uma entrega de potência considerável ao longo do regime de rotação e nas recuperações. Sempre são 11,6 cv de potência às 8.500 rpm e um binário de 11 Nm às 6.500 rpm.

Para garantir a elevada fiabilidade deste novo motor refrigerado por líquido, os protótipos desta SR1 rodaram mais de 60.000 km cada, e os respetivos motores foram ainda sujeitos a diversos exames de durabilidade em banco de ensaio, durante mais de 200 horas ininterruptas, para provarem a sua robustez, fiabilidade e longa vida útil. 

Com níveis de ruído abaixo dos requisitos de homologação e um consumo de combustível de apenas 2,2 litros a cada 100 quilómetros, seguindo a norma NEDC, destaca-se a autonomia de mais de 360 km.


O trabalho da suspensão dianteira e dos dois amortecedores traseiros manifestou-se equilibrado, não comprometendo o conforto, ao mesmo tempo que proporciona um grande equilíbrio nas transferências de massa mais acentuadas.

A travagem é assertiva, com bom tato, e assistida poe um sistema de anti-bloqueio ABS. Um pormenor que contribui para aumentar a segurança ativa da SR1 é o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que foi estreado na scooter SR4, e que em caso de uma travagem de emergência mais forte, faz piscar com elevada frequência as luzes de stop, para advertir os veículos que seguem a SR1 da situação de perigo.

Envolvido pelas carenagens e protegido pelo avantajado ecrã pára-brisas não regulável, o painel de instrumentos digital, um ecrã digital a cores com caracteres em negativo (branco sobre fundo negro) exibe as informações cruciais à condução da Voge SR1, sendo inclusivamente possível verificar se o controlo de tração (equipado de série) está ligado ou não, por meio do sinal luminoso de cor amarela.


Uma peculiaridade da Voge SR1, também presente na sua irmã mais potente, a SR4, é a incorporação de uma subtil câmara de vídeo de alta definição (1080 píxeis) na dianteira, acima dos faróis LED que também incluem iluminação diurna, e que inicia a filmagem das viagens automaticamente logo após a ignição. As imagens são gravadas num cartão de memória colocado no porta-luvas que é partilhado com uma tomada USB.

Por baixo do confortável assento, somos brindados com um espaço de arrumação com uma  capacidade de 29 litros, suficiente para um guardar capacete aberto e outros bens, e ao qual se tem acesso ao premir um botão colocado no interior da carenagem frontal. Acima deste encontramos também o botão que aciona a abertura do depósito de combustível situado por debaixo dos pés.

A SR1 conta ainda com um sistema Keyless de chave inteligente por proximidade que incorpora um botão que permite localizar o veículo num raio de 30 metros, ou bloqueá-lo em caso de roubo. 

Disponível em três cores diferentes: branco, prata e cinzento, por um valor base de 2.787€, a scooter SR1 da Voge pode ainda, por apenas mais 50 Euros, vir equipada com uma Top Case SHAD SH29 (com 29 litros de capacidade). Importante referir que a Voge continua a manter também para este modelo a oferta de 5 anos de garantia.

Equipamento:

  • Capacete: MT KRE+ Solid
  • Luvas: REV'IT! Striker 2
  • Blusão: Macna Orcano
  • Calças: RSW Peter
  • Botas: TCX Jupiter 5

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Voge SR1 125 | Moto | Classic

andardemoto.pt @ 21-11-2023 07:06:00 - André Sanches


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