Ducati Scrambler Nightshift - Elegância Retro
Aquando o lançamento da gama Scrambler, a Ducati quis passar a mensagem de um estilo de vida mais descontraído e voltado para a personalização, ideal para uma nova geração que valoriza mais a estética do que a performance. Será que conseguiu?
andardemoto.pt @ 15-10-2024 17:01:56
A concorrência direta da Nightshift não é muito evidente. Quem procura uma Scrambler da Ducati, o seu dilema é escolher entre a Icon, a Nightshift ou a Desert Sled.
O motor das Ducati Scrambler tem uma configuração em V a 90º, arrefecido a ar, baseado no motor da antiga Ducati Monster 796. Com uma potência de 72 cv às 8250 rpm e um binário de 66,2 Nm às 5700 rpm, esta unidade motriz não se destaca pela potência, mas pela sua fiabilidade e charme.
A entrega de potência é suave e previsível, com um razoável binário disponível a baixas rotações, o que torna a moto perfeita para conduzir de forma descontraída. Apesar de não proporcionar um desempenho extremo, os 72 cv que o pequeno pompone disponibiliza são mais do que suficientes para provocar sorrisos, confiando na agilidade da sua ciclística.
A simplicidade da Ducati Scrambler Nightshift é uma das suas grandes qualidades. Basta ligar o motor e partir para a estrada. A caixa de velocidades é precisa e a embraiagem tem um accionamento leve, tornando a moto divertida e prática para o uso urbano.
O som do escape, apesar de ser controlado pelas restrições da norma Euro-5, ainda oferece um toque nostálgico de personalidade.
Como seria de esperar de um motor L-twin de baixa rotação, o consumo de combustível é moderado. A Ducati afirma que a Nightshift consome cerca de 5,2 l/100 km. Com um depósito de 13,5 litros, a autonomia ronda os 240 km, o que é mais do que aceitável para este segmento.
Apesar do visual da Nightshift ser mais agressivo, com espelhos nas extremidades do guiador e um estilo retro, a posição de condução é bastante relaxada. O guiador reto coloca o condutor numa posição um pouco mais avançada, mas sem ser desconfortável, mesmo em deslocações mais longas.
A suspensão traseira, ajustável apenas em pré-carga, é confortável sem sacrificar a estabilidade. A Nightshift pesa 173 kg a seco, o que a torna ágil e fácil de manobrar, seja em estradas rápidas ou no trânsito urbano.
Os pneus Pirelli MT60, com um visual off-road, funcionam surpreendentemente bem em várias condições, oferecendo boa aderência e confiança ao motociclista. A leveza e agilidade da moto, combinadas com a suspensão equilibrada, tornam-na muito divertida de conduzir.
A Scrambler Nightshift está equipada com um disco de travão único de 330 mm à frente e ABS em curva. Este sistema de travagem é eficiente e não intrusivo, garantindo segurança sem comprometer o prazer de condução.
Além do ABS em curva, a Nightshift vem equipada com piscas em LED e uma porta USB debaixo do assento. Não conta com controlo de tração, o que pode decepcionar alguns, mas a sua suave entrega de potência e a excelente aderência dos pneus compensam a ausência dessa tecnologia.
A Ducati Scrambler Nightshift continua a apresentar as qualidades que tornaram esta linha tão popular: facilidade de condução, diversão, leveza e um motor cheio de carácter.
Apesar do preço algo elevado, associado ao prestígio da marca, a Nightshift continua a ser uma excelente escolha para quem procura entrar no mundo Ducati, seja como primeira moto, uma segunda moto mais prática para o dia-a-dia urbano, ou simplesmente como complemento de uma coleção.
Tal como os outros modelos da gama Scrambler, a Nightshift é altamente personalizável. Está disponível uma vasta gama de acessórios, desde escapes a componentes estéticos, permitindo ao seu proprietário adaptar a moto ao seu gosto pessoal.
Além disso, a Ducati também tem uma linha de vestuário e acessórios de moda, para complementar o estilo único da Scrambler.
andardemoto.pt @ 15-10-2024 17:01:56
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