Teste Honda GB350S - Beleza Clássica

Com um inquestionável estilo retro e a simplicidade de uma clássica moderna, a GB350S respira charme e elegância por todos os poros, esteja parada ou em andamento. Prepare-se para se apaixonar!

andardemoto.pt @ 3-6-2025 12:33:49 - Texto: Rogério Carmo

Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

Honda GB350S 2025 | Moto | Street

Colaboração: Teresa Nunes 



Conduzir com estilo, viver com paixão. É assim que a Honda convida a que se dedique atenção a este seu novo modelo carregado de grandes ambições. Num mundo das motos cada vez mais deslumbrado por grandes cavalagens e elevados níveis de ajudas eletrónicas à condução, sabe bem, de vez em quando, poder testar uma moto que nos faz lembrar as principais razões pelas quais somos fascinados por veículos de duas rodas:

Praticidade, simplicidade, economia, facilidade de manobra e estacionamento e, claro está, um grande prazer de condução. Fatores que muitas vezes não existem nos “grandes motões”, muitos deles adequados apenas para grandes viagens ou para circuitos e para motociclistas muito experientes, que consigam desfrutar das suas capacidades dinâmicas, manobrar o seu elevado peso e dispor de meios financeiros para cuidar da sua manutenção e eventuais reparações.

Por isso, certas motos são importantes para devolver a muitos motociclistas o prazer de condução.

Tal é o caso desta nova Honda GB350S que, com o seu simples motor monocilíndrico com escassos 348cc refrigerados a ar, com um peso de apenas 178 quilos e um assento a apenas 800mm do chão, se revela extremamente fácil de conduzir e manobrar.

Acrescente-se a isso um preço de apenas 4.590€, um consumo surreal de menos de 3 litros aos 100 e uma autonomia superior a 500 quilómetros, e ninguém lhe pode ficar indiferente. Nem os titulares de carta A2, para os quais a GB350S está homologada, nem os demais, habituados ou não a motos de grande porte, seja para moto única, ou segunda moto como complemento para as pequenas deslocações.

Ninguém vai ficar desiludido com o elevado prazer de condução que proporciona, graças a uma nota de escape deliciosa, um guiador largo, uma caixa de velocidades muito fácil de operar e um estilo retro irresistível, num conjunto que encerra ilimitadas possibilidades de personalização. 


Não foi por acaso que a GB450S foi escolhida para protagonizar o concurso Honda Garage Dreams de 2025 e cujos resultados são verdadeiramente impressionantes. Tanto assim que vão estar expostos no festival Wheels and Waves 2025.

Com a sua modesta cavalagem, compensada por um binário máximo disponível a baixas rotações e a um volante de motor de massa elevada, permite uma condução muito agradável com retomas fáceis e velocidades máximas capazes de facilmente acompanhar o trânsito, além de arranques e retomas bastante dinâmicos, potenciados por uma caixa de apenas 5 velocidades.

No interior do motor, toda a atenção incidiu na eficácia energética, tendo os cilindros beneficiado de uma tecnologia de baixa fricção e o sistema de lubrificação sido optimizado para causar a minima resistência, mantendo a eficácia. O som do escape também foi alvo de atenção e em boa hora o fizeram!

A condução beneficia ainda de uma embraiagem deslizante assistida, que além de aumentar a segurança em pisos molhados e/ou sob reduções fortes, também torna a respetiva manete extremamente leve, optima para uma utilização urbana em que é necessário estar frequentemente a arrancar e a trocar de mudanças.

A travagem proporciona uma grande confiança, sendo potente mas doseável. Assim como a aceleração, que apesar de ser extremamente controlável e suave, subindo alegremente de rotação até ao limitador, ainda é assistida por um sistema de controlo de tração eletrónico que aumenta a confiança em pisos urbanos molhados, nas calçadas e nos carris de elétrico, ou subidas com o asfalto muito polido.


O estilo retro é reforçado por pormenores como o grande farol redondo, os foles de borracha na forquilha, os detalhes em preto que realçam as aletas de arrefecimento do motor polidas, o pequeno guarda-lamas frontal, o cadeado para o capacete, o assento rematado pelo pequeno farolim e um minimalista painel de instrumentos, redondo e analógico, que pode ser escondido por detrás de uma pequena carenagem opcional que a vai tornar ainda mais nostálgica e apelativa.

Mas é na condução que se podem apreciar melhor os predicados da GB350S. Ao contrário do que se possa depreender da ficha técnica, para uma utilização normal, sobretudo urbana, esta nova Honda é perfeitamente capaz de satizfazer o mais exigente motociclista. 


Com um rolar sólido, isento de vibrações e ruidos parasitas, cuidados redobrados nos acabamentos, comandos leves e acessíveis, espelhos retrovisores também eles de aspeto nostálgico mas bem posicionados e firmes, o único aspeto menos positivo será o escasso conforto do assento que se começa a fazer sentir ao cabo de mais ou menos uma hora de condução. 

Sem demasiado calor irradiado para as pernas pode-se ainda desfrutar do pequeno raio de viragem, do bom comportamento das suspensões tanto em conforto como em estabilidade, e da jante dianteira de 19 polegadas, que permite enfrentar com confiança os pisos mais degradados ou os passeios mais salientes.

A Iluminação integral em LED é outro exemplo de modernidade que passa despercebido mas que faz toda a diferença.

A Honda preparou ainda uma gama de acessórios originais que permite, a baixo custo e com grande diversidade, personalizar a GB350S ao estilo de cada um. Configure a sua no site oficial da Honda.


Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:

Honda GB350S 2025 | Moto | Street

andardemoto.pt @ 3-6-2025 12:33:49 - Texto: Rogério Carmo


Clique aqui para ver mais sobre: Test drives