TALI CONNECTED iT-C - Mais um capacete inteligente

O capacete de motociclismo mais avançado de sempre!

andardemoto.pt @ 27-7-2022 03:00:59

Os capacetes inteligentes são uma promessa recorrente no universo dos equipamentos de proteção e segurança específicos para a prática do motociclismo.

Varias tentativas de colocação no mercado de um capacete inteligente não têm passado efectivamente de promessas, muitas delas publicadas no Kickstarter, mas umas têm-se revelado apenas num embuste para os financiadores enquanto outras apenas caíram no esquecimento, sem nunca sequer chegarem à produção.

Foi o caso do iC-R - Intelligent Cranium, do Jarvish X-AR, do Skully AR-1 ou até mesmo do da Bell.

No entanto, uma nova proposta aparece no mercado, precisamente vinda do fatídico Kickstarter, mas este capacete TALI CONNECTED iT-C é o que se apresenta mais completo e mais ambicioso.

Promete elevar a experiência de condução através de uma superior proteção em termos de impacto e aerodinâmica, elevada visibilidade, conectividade, comandos por voz, conforto, carregamento sem fios, e ainda mais uns detalhes extremamente interessantes, que basicamente respondem a todas as preces de qualquer motociclista exigente.

Para começar uma longa descrição, o  iT-C tem uma calota fabricada em fibra de carbono, iluminação LED exterior em todo o perímetro  incluindo uma luz de travagem automática e pisca-piscas e uma sirene que se liga automaticamente em caso de acidente.

Possui um sistema de comunicação que interage directamente com o smartphone apoiado por uma App dedicada que permite personalizar as diversas funcionalidades, entre as quais o sistema anti-roubo e o sistema de recolha de dados GPS.

Todo o capacete é convenientemente à prova de água e o carregamento da sua bateria é feito por cabo USB C ou por um sistema sem fio, a partir de uma base de carregamento específica.


O TALI CONNECTED iT-C marca um novo padrão nos capacetes inteligentes, sendo o primeiro com certificação ECE 22.06 (saiba mais sobre este tema, clique aqui).

Com um design aerodinâmico que se pode classificar como impressionante e futurista, é uma obra de arte tecnológica que inclui uma viseira fotocromática e um eficaz sistema de ventilação, além de os LED exteriores permitirem que se escolha a sua cor e intensidade.

Um painel luminoso instalado na parte de trás do capacete integra luzes indicadoras de mudança de direção que podem ser activadas remotamente, e uma luz de travagem que é accionada por via de um acelerómetro incorporado no hardware, que deteta a desaceleração ou a travagem e assim alerta os utentes da via que o seguem.

Um sistema idêntico ao ESS que já é disponibilizado no nosso mercado pela marca italiana Nolan e do qual já demos conta nestas páginas (clique aqui para ver).

O sistema de intercomunicação funciona através de Bluetooth 5.0 e conta com microfone e altofalantes de alta qualidade, sistema de redução de ruido, comandos por voz e interação com as funcionalidades do smartphone (Alexa, Google Home & Siri), como chamadas, mensagens, GPS e musica, além de comunicação com passageiro ou outros motociclistas, com uma potência de sinal que permite alcançar cerca de 1,5 quilómetros.

O sistema anti-roubo integrado, tem por base a deteção de movimento do próprio capacete ou da moto, respondendo com o envio de uma mensagem ou chamada telefónica.

O sistema i-Emergency deteta eventuais quedas ou choques, e permite à App dedicada enviar uma mensagem de alerta para até 3 contactos diferentes ou para um serviço de urgência.

Além disso, o sistema que é assistido pelo acelerómetro em conjunto com um giroscópio, deteta impactos ou eventuais quedas e através de um e-SIM ou sistema dedicado, enviar um alerta automático para um serviço de emergência.


O TALI CONNECTED iT-C vem acompanhado de um dispositivo que deve ser instalado na moto e que tem uma sirene com uma intensidade de 100dB que é accionada através do sistema anti.roubo e que pode ser desligada remotamente através da App, depois de se ter recebido uma notificação da sua activação.

A App, disponível gratuitamente para iOS e Android, além de comunicar directamente com o capacete e com a sirene instalada na moto, permite ainda saber a localização constante da moto via GPS, assim como registar os trajectos, tempos por volta em circuito e prestações dinâmicas e até avisar o motociclista da aproximação das manutenções programadas da moto a que está ligada.

Por um preço de 999 Euros, o capacete  iT-C vem acompanhado do sistema de alarme, intercomunicador, base de carregamento sem fio e viseira fotocromática.

Está disponível em 3 esquemas cromáticos (preto baço, preto brilhante e preto e branco.

Para mais informações clique aqui.


Veja os videos de apresentação:

andardemoto.pt @ 27-7-2022 03:00:59


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos