Zero Motorcycles estabelece um novo recorde no Livro do Guinness World Records
436,5 kilómetros com uma só carga!
O feito foi alcançado por uma Zero DS standard que conseguiu este resultado pelas estradas do Sul de França, sem nunca recarregar a bateria.
andardemoto.pt @ 17-10-2026 11:00:00
Assim, uma Zero DS detém um recorde do Guinness World Records na categoria "maior distância percorrida por um motor elétrico numa moto com uma única carga", tendo percorrido 436,5 quilómetros sem ter que recarregar a bateria. O resultado supera em 125,8 quilómetros o registo anterior que era de 310.689 quilómetros, ou seja, uma melhoria superior a 40%. A condução decorreu em estradas sinuosas dos Alpes, entre França e Itália, na costa do Mediterrâneo e tudo ficou registado com GPS e foi validado de forma independentemente pelo Guinness World Records.
O protagonista deste recorde é o motociclista e fã de motos elétricas Jelle Verstaen, que pilotou uma Zero DS, de série, incluindo o opcional Power Tank que qualquer um pode adquirir. A moto possui uma bateria com capacidade de 15,6 kWh e uma autonomia homologada de 249 quilómetros. Este Power Tank, tem uma capacidade de 3,6 kWh, totalizando a soma 19,2 kWh.
Os 436,5 quilómetros estão bem para lá da autonomia prevista pela Zero Motorcycles. Desse modo, reforça-se o facto de que com uma condução eficiente e aproveitando toda a energia disponível, uma moto elétrica pode surpreender até a própria marca.
Ser pioneira, aos 20 anos
Fundada em 2006, a Zero Motorcycles celebra este ano o seu vigésimo aniversário. Duas décadas depois de ter contribuído para consolidar as motos elétricas como uma alternativa séria às suas homólogas a combustão, a marca continua a expandir os limites do que as motos elétricas podem alcançar e a demonstrar o potencial da mobilidade elétrica sobre duas rodas e este recorde é mais uma prova palpável desse compromisso.
A Zero DS é a proposta mais acessível da marca no segmento dual-sport, concebida para combinar as deslocações diárias com as escapadelas fora de estrada. Por exemplo, em Espanha, pode ser conduzida com a carta de condução A1 ou com a carta de condução de automóvel (B) com, pelo menos, três anos de antiguidade.
Ao ser a irmã mais nova da DSR/X, partilha a tecnologia de propulsão Z-Force da Zero Motorcycles, que combina uma bateria de alta densidade energética com um motor de ímanes permanentes arrefecido a ar e um sistema de travagem regenerativa que permite recuperar parte da energia durante as desacelerações. Esta tecnologia foi fundamental para alcançar o recorde.
Esta Zero DS utilizada manteve a sua configuração original, incluindo os pneus e as pressões recomendadas pelo fabricante, sem baterias adicionais nem modificações de qualquer tipo. A distância percorrida foi possível graças à eficiência do conjunto: a elevada densidade energética da bateria Z-Force, as reduzidas perdas de energia do sistema de transmissão e a capacidade da travagem regenerativa de recuperar parte da energia durante as desacelerações, sempre que as condições de circulação o permitissem.
Como foi conseguido o recorde?
Não se tratou de um teste laboratorial. O recorde foi estabelecido em estradas públicas, incluindo estradas secundárias e departamentais francesas, sem circular em autoestradas e o percurso abrangeu o tipo de condições com que os utilizadores se deparam diariamente: ruas de cidades, vilas e estradas rurais, bem como desníveis em passagens de montanha.
As condições meteorológicas também trouxeram uma dificuldade inesperada ao percurso. Após grande parte do trajeto com tempo seco e temperaturas agradáveis, a chegada à região da Camarga coincidiu com uma tempestade intensa que acompanhou os motociclistas até ao fim e os últimos 100 quilómetros foram percorridos sob uma chuva torrencial, pondo à prova tanto o piloto, como a moto.
O percurso foi cuidadosamente planeado para maximizar a eficiência sem comprometer as condições reais de condução. Atravessava a região alpina franco-italiana em direção à costa mediterrânica, com um traçado concebido para fluir da forma mais contínua possível, minimizando ao mesmo tempo as paragens e arranques que consomem mais energia nos semáforos e cruzamentos.
Nos troços de montanha, Jelle aproveitou a travagem regenerativa para recuperar parte da energia durante as descidas e devolvê-la à bateria. Nas estradas mais abertas, a caminho da costa, manteve uma velocidade constante para reduzir o consumo de energia, que é muito sensível ao aumento da velocidade.
A tentativa de recorde teve também uma vertente de trabalho de equipa em que três motociclistas ao comando de motos Zero Motorcycles partiram em conjunto e os três conseguiram superar largamente a marca anterior de 310,689 quilómetros. Louis Renaud, proprietário de uma Zero Motorcycles, participou inicialmente como testemunha independente do percurso, embora tenha acabado por decidir juntar-se ao desafio com a sua própria SR/S de série.
Conseguiu completar 350 quilómetros e terminou com 4 % de bateria restante. Por seu lado, Jenny Brookes, diretora sénior de Marca Global da Zero Motorcycles, percorreu 384 quilómetros com uma DSR/X de série, até esgotar completamente a bateria. No entanto, foi Jelle Verstaen quem conseguiu chegar mais longe com a sua Zero DS equipada com o Power Tank opcional, estabelecendo o novo recorde mundial em 436,5 quilómetros.
Assim, além de superar a marca anterior de distância, os três motociclistas completaram o percurso a um ritmo consideravelmente mais elevado do que o registado no recorde anterior. Sempre que o tráfego, as condições da estrada e os limites de velocidade o permitiram, mantiveram uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 52 km/h.
A opinião de alguns dos protagonistas
Jarno Middelbosch, diretor sénior de marketing global da Zero Motorcycles foi bem claro sobre este resultado:
Há 20 anos que ultrapassamos os limites da tecnologia das motos elétricas, e a nossa comunidade já percorreu milhões de quilómetros para o demonstrar. Este novo recorde confirma que continuamos empenhados em melhorar o desempenho das nossas motos.
A preocupação com a autonomia continua a ser um obstáculo para os futuros utilizadores. Ao ultrapassar os 400 quilómetros de autonomia real com uma única carga, demonstramos o potencial da nossa tecnologia. Queremos também incentivar uma nova geração de motociclistas a descobrir as vantagens da Zero Motorcycles.
Também Pierre-Martin Bos, diretor executivo da Zero Motorcycles, tem uma opinião similar e dá mais detalhes:
Um recorde só faz sentido se os motociclistas se puderem identificar com ele. Tratava-se de três motos de série, tal como saem dos nossos concessionários, conduzidas em vias públicas e uma delas por um cliente da Zero Motorcycles. As três superaram o recorde anterior.
Não se trata de um caso isolado, mas sim de uma demonstração do que a nossa tecnologia já é capaz de oferecer e tencionamos continuar a elevar a fasquia.
andardemoto.pt @ 17-10-2026 11:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews