47º Rali Dakar 2025: Prólogo Bisha - Bisha
Como previsto começou hoje, dia 3 de janeiro, mais uma edição do Rali Dakar e dificilmente podia ter começado de forma mais entusiasmante, tal como mostram as diferenças mínimas dos tempos, em especial nos principais candidatos à vitória
andardemoto.pt @ 3-1-2025 19:09:56
O primeiro milho (não) é para os pardais. Esta expressão popular que tem origem na Roma Clássica baseia-se no costume dos agricultores oferecerem os primeiros frutos das suas colheitas às aves, para estas, supostamente, os irem ofertar aos deuses. Ou seja, o primeiro cereal não era assim tão importante para a colheita no seu todo.
Na atualidade a expressão tem um sentido mais lato e fazendo uma analogia diz respeito também ao facto de ser uma estratégia de corrida, que pode ou não ser adotada pelos pilotos e equipas. Na prática, os pilotos e equipas podem resolver não se preocuparem logo de início em atacar, deixando essa iniciativa para os outros, ficando na expetativa, adotando uma estratégia de ficar mais na retaguarda, mas não foi isso que sucedeu, já que ninguém quis ficar para trás e, no final da prova, todos os segundos contam!
Começando e terminando em Bisha, num total de 79 km, dos quais 29 foram do Setor Seletivo, em formato quase circular, ninguém se quis atrasar, até porque o prólogo também tem um efeito mediático muito importante e um significativo retorno publicitário que não pode ser ignorado.
A própria ASO (Amaury Sport Organisation) apimentou ainda mais a importância do prólogo fazendo com que os 10 mais rápidos possam, no dia seguinte, escolher qual a ordem de saída que pretendem. Por exemplo, o líder, Daniel Sanders, escolhe a ordem de saída, podendo evitar abrir a pista ou ser logo o primeiro a sair. Estratégia pura.
Os melhores do diaO mais rápido do dia foi o australiano Daniel Sanders (4) da Red Bull KTM Factory Racing que cumpriu o prólogo com um tempo canhão de 16 minutos e 51 segundos, cabendo-lhe decidir em que posição parte amanhã para a primeira etapa.
O segundo lugar foi ocupado pelo piloto do Botswana, Ross Branch (1), da Hero Motorsport Team Rally que gastou 17 minutos e três segundos, ou seja, mais 12 segundos que o líder.
Já a surpresa do dia foi o jovem espanhol Edgar Canet (73), de apenas 19 anos, estreante na prova e a correr pela Red Bull KTM Factory Racing, que terminou exatamente com o mesmo tempo de Ross Branch e afirmou no final do prólogo:
"Estou feliz por terminar o meu primeiro prólogo no Dakar. Foi um prólogo muito bom e super-rápido como os que ganhei anteriormente e de que gosto. Não me perdi, mas apanhei alguém à frente e acabei por ficar com um pouco de pó, mas é bom. Para já, acho que fiz um bom trabalho, por isso vamos ver amanhã, na primeira etapa, que será mais longa que esta. É um sonho fazer parte da equipa e poder participar no rali Dakar.É o meu primeiro Dakar, por isso, desta vez, trata-se de descobrir o que é exatamente a corrida e continuar a melhorar, vamos ver como corre."
Performance dos pilotos lusosNão há nenhum português no top 10, mas há que admitir que foi uma etapa positiva para os corredores lusos, além de que continuam todos em prova.
Assim, o destaque vai para o luso-alemão Sebastian Buhler (14) que chegou ao final da etapa com a sua Hero em 11.º lugar, com um tempo de 17 minutos e 51 segundos, ou seja, exatamente mais um minuto que Daniel Sanders.
O segundo melhor português foi Rui Gonçalves (19) que terminou na 17ª posição. Com este resultado, o piloto da Sherco Rally Factory ficou a 1 minuto e 26 segundos do líder.
O terceiro melhor português em prova foi António Maio (30), que terminou na 25ª posição. O piloto da Yamaha demorou 18 minutos e 38 segundos e está agora a 1 minuto e 47 segundos do líder.
Quanto a Bruno Santos (35), piloto da Husqvarna, terminou o prólogo na 32ª posição da geral, estando agora a dois minutos e 30 segundos do líder.
Depois de um prólogo rápido, mas traiçoeiro, em que a navegação não teve qualquer protagonismo, amanhã será um dia completamente diferente e tudo pode mudar.
A primeira etapa da prova, com início e fim também em Bisha e mais um percurso do tipo quase circular, vai ser particularmente exigente: 500 km, dos quais 412 km são de Especial. Como se não bastasse, antecede a famosa etapa maratona, que terá dois dias, num total de 1057 km, dos quais 965 km serão de especial sem assistência técnica. Continue connosco! O Rali Dakar ainda agora está no começo e a emoção vai ficar ao rubro na Arábia Saudita.
andardemoto.pt @ 3-1-2025 19:09:56
Clique aqui para ver mais sobre: Rali Dakar 2023