Damon Hypersport SE e SX – Toda a tecnologia revolucionária num “pack” económico

A canadiana Damon Motorcycles expande a sua gama de motos desportivas elétricas em 2021. As novas Hypersport SE e SX utilizam a mesma tecnologia revolucionária da original Hypersport HS, mas utilizam componentes e baterias menos potentes e assim o preço é mais competitivo.

andardemoto.pt @ 2-12-2020 12:49:09

Depois de nos surpreender e espantar no final de 2019 com a sua capacidade tecnológica, a “startup” canadiana Damon Motorcycles continua a dar que falar no mundo das motos elétricas. A original Hypersport HS, com os seus componentes exóticos aliados a uma bateria de grande capacidade e um motor elétrico poderoso, colocaram esta desportiva da Damon Motorcycles no topo do segmento.

Agora o fabricante canadiano tem como objetivo expandir a sua gama e disponibilizar a mesma tecnologia revolucionária aos motociclistas, mas num “pack” mais acessível e económico: as Damon Hypersport SE e SX.

Começamos então por recordar as tecnologias revolucionárias da Damon Motorcycles e que se destacam na moto elétrica Hypersport HS.



A Damon Motorcycles, liderada por Jay Giroud, fundador e CEO da empresa, acredita que uma moto tem de disponibilizar ao seu condutor toda a segurança e ainda diferentes soluções que se adaptem, instantâneamente, às necessidades de condução e preferências do condutor.

Assim, a empresa desenvolveu o sistema de segurança CoPilot e ainda a tecnologia Shift.

O CoPilot é um conjunto de sistemas de alerta que utiliza radares e câmaras que asseguram uma vigilância 360 graus à volta da moto. Através de luzes LED no painel de instrumentos e vibração nos punhos, o condutor é alertado de perigos que possam causar acidentes ou colocar em risco a segurança do condutor.

Já a tecnologia Shift será a mais interessante que a Damon Motorcycles desenvolveu. Esta tecnologia permite que a moto altere a sua configuração ao toque de um botão! A posição de condução é modificada através do reposicionamento dos punhos, assento, poisa-pés e até mesmo o vidro dianteiro. Basta o condutor selecionar os modos de condução Sport ou Commuter para que toda a geometria se altere automaticamente.



No entanto a primeira moto a usar estas tecnologias, a Hypersport HS, é comercializada tendo um preço bastante elevado.

Para resolver esta questão que muitas vezes impede os motociclistas de acederem a todo o potencial disponibilizado pelas motos elétricas e diferentes tecnologias, a Damon Motorcycles optou por seguir uma abordagem diferente e em 2021 apresenta as versões mais económicas e acessíveis Hypersport SE e SX.

Mantendo ambas as mesmas tecnologias já referidas, as novas Hypersport SE e SX contam com baterias e motores elétricos menos potentes quando comparados com os mesmos componentes da versão mais exótica HS. E o conjunto bateria + motor elétrico foi também redesenhado por completo adotando agora a denominação HyperDrive.

O conjunto HyperDrive de bateria e motor elétrico dispensa a utilização de um convencional quadro para suportar todo o conjunto. Com isso a Damon Motorcycles consegue manter o peso em níveis aceitáveis, e ao mesmo tempo otimiza a rigidez estrutural nas Hypersport SE e SX.

O HyperDrive foi desenhado desde início para ser uma unidade eficiente a nível aerodinâmico, mas também pensado para se adaptar a baterias de diferentes capacidades. A Damon Motorcycles irá utilizar este conjunto de bateria + motor noutros modelos em que está atualmente a trabalhar tendo em vista um futuro a médio prazo.


No caso da Hypersport SE, que será então a versão base da gama de motos elétricas da marca canadiana, a bateria tem uma capacidade de 11 kWh, o motor disponibiliza 108 cv de potência e a autonomia atinge os 160 km com uma carga completa. Já a Hypersport SX utiliza uma bateria de 15 kWh, o motor entrega uma potência equivalente a 150 cv e a autonomia aumenta para os 240 km entre recarregamentos.

Para comparação, a variante mais exótica Hypersport HS conta com uma bateria de 21,5 kW e o motor tem uma potência de 200 cv. A velocidade máxima será de 320 km/h.

Não temos ainda informações mais detalhadas das características técnicas das novas Damon Hypersport SE e SX. Sabemos que a aceleração dos 0 a 100 km/h ficará abaixo dos 3 segundos. Pelas fotos já disponibilizadas pela marca é possível perceber que suspensões, travões e também o braço oscilante serão diferentes da variante HS, o que também ajudará a Damon Motorcycles a conter os custos de produção.

As duas novidades já podem ser reservadas através do website da Damon Motorcycles. Recordamos que ainda em 2020 a marca anunciou que as suas motos elétricas estariam disponíveis em solo europeu. O preço da Hypersport SE é de 14.101€, enquanto a Hypersport SX tem um preço de 16.590€.

andardemoto.pt @ 2-12-2020 12:49:09


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