Mais fotos e preço da nova Aprilia RSV4 Factory!

Um concessionário alemão divulgou as fotos que a Aprilia não tinha divulgado até ao momento. Finalmente podemos visualizar a nova RSV4 Factory de vários ângulos e perceber melhor algumas alterações que a casa de Noale efetuou na sua desportiva.

andardemoto.pt @ 2-3-2021 11:36:38

Estamos no início de março de 2021 e a Aprilia continua a não querer mostrar, pelo menos de forma oficial, mais fotos das suas superdesportivas RSV4 e RSV4 Factory, motos que para 2021 recebem uma profunda atualização a vários níveis.

Foi já a 15 de janeiro que a casa de Noale divulgou aquela que é até ao momento a única foto oficial da RSV4 Factory. Uma imagem da lateral esquerda.

Os fãs – e a imprensa especializada – ficaram desapontados pela pouca informação e fotos divulgadas. Afinal, a RSV4 tem sido desde 2009 uma das motos mais relevantes do segmento das superdesportivas, e esta atualização para 2021 marca o início de uma nova geração desta moto tão icónica.

Porém, e apesar do departamento de comunicação da Aprilia continuar a manter em segredo muitos detalhes e as fotos que todos queremos ver, um concessionário alemão conseguiu obter algumas fotos da nova RSV4 Factory. E agora já podemos ver melhor alguns detalhes que nos escaparam no momento inicial.


Adotando o mesmo estilo e construção de carenagens duplas que a Aprilia estreou na RS 660, a nova RSV4 Factory (e também a versão base RSV4) apresenta um frontal bastante alterado, com asas mais salientes. Uma clara indicação de que os engenheiros da Aprilia foram buscar os conhecimentos obtidos em MotoGP ao nível da aerodinâmica e adaptaram às novas carenagens da RSV4 Factory.

A força descendente gerada pelas carenagens será muito importante pois o motor V4 a 65 graus continua tão poderoso como anteriormente. Mesmo adotando as medidas mais restritivas Euro5, o V4 italiano mantém a potência nos 217 cv. A Aprilia continua a não revelar o que foi feito aos componentes internos do motor, mas sabemos que para 2021 a RSV4 base vai passar a partilhar o motor da versão Factory.

Neste caso ambas dão uso a um quatro cilindros em V com uma cilindrada de 1099 cc, um pouco acima dos 1076 cc que a anterior RSV4 1100 Factory apresentava.



Nestas fotos do concessionário alemão, para além de ficarmos a saber que a RSV4 Factory estará disponível numa segunda decoração maioritariamente em preto, com apenas algumas secções a vermelho, incluindo o assento, mais largo do que na geração anterior, podemos confirmar que o painel de instrumentos TFT muda de formato, está maior, o que permitirá ao condutor visualizar as muitas informações de forma mais imediata.

De referir que será expectável que a Aprilia disponibilize uma ligação Bluetooth para emparelhar o smartphone à RSV4 Factory, podendo então o proprietário da moto ajustar diversos parâmetros mesmo antes de colocar o motor V4 a trabalhar.

A eletrónica aPRC conta agora com uma unidade de medição de inércia de seis eixos, que por sua vez irá enviar as informações obtidas pelos sensores a uma centralina Magneti Marelli 11 MP, bastante mais avançada e poderosa do que a centralina da anterior geração.

Esta ECU 11MP fez a sua estreia na RS 660, permitindo à marca italiana incluir no pacote eletrónico aPRC novas ajudas à condução, como a possibilidade de alterar os modos de potência do motor ou o efeito travão motor, mas também permite à Aprilia definir uma parametrização muito mais detalhada e precisa da forma como as diferentes ajudas à condução funcionam.


Nesta RSV4 Factory os condutores terão ainda a certeza de que estão aos comandos de uma superdesportiva com alguns dos melhores componentes que podemos encontrar neste segmento: suspensões semi-ativas Öhlins Smart EC 2.0, pinças de travão Brembo Stylema, e ainda jantes forjadas em alumínio para inércia reduzida e maior agilidade.

De realçar que, ao contrário da RSV4 1100 Factory de 2019/2020, a nova RSV4 Factory não conta com um sistema de escape da Akrapovic em titânio instalado de fábrica. A nova ponteira mantém uma aparência e dimensões semelhantes à ponteira dos especialistas Akrapovic.

Por último, e embora ainda não tenhamos a confirmação oficial por parte do importador da marca italiana no nosso país, a Officina Moto, podemos adiantar que o preço das novas RSV4 e RSV4 Factory já está praticamente definido para Portugal.

A versão base RSV4 irá ver o seu preço ligeiramente aumentado em comparação com a geração anterior, a RSV4 RR, que tinha um PVP inferior aos 19.000€, sendo que de acordo com as informações que temos, a RSV4 Factory não vai ter um preço muito superior ao praticado até agora sendo que a RSV4 1100 Factory de 2020 tinha um PVP de 24.994€.

Assim que o seu Andar de Moto consiga a confirmação do preço da nova Aprilia RSV4 e RSV4 Factory iremos atualizar este artigo.


Galeria de fotos Aprilia RSV4 Factory

andardemoto.pt @ 2-3-2021 11:36:38


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews