Yamaha TMAX 20th Anniversary - A celebração de um ícone

O mundo das motos nunca mais foi o mesmo, depois do aparecimento da Yamaha TMAX. As scooters conquistaram um protagonismo até então impensável… Foi há vinte anos!

andardemoto.pt @ 4-3-2021 19:34:28

A Yamaha lançou a TMAX original em 2001. Foi a primeira scooter a oferecer a performance de uma moto, sem perder a comodidade e o conforto típicos dos veículos urbanos. Batizada de Sport Scooter transformou as vidas de muitos que jamais viriam a ter tanta mobilidade e tanto prazer de condução senão se lhe tivessem rendido!

Os designers da Yamaha iniciaram o projeto de criar a mais rápida scooter do mundo em finais da década de 1990. Ignorando o pensamento convencional, desenvolveram um inovador veículo de duas rodas híbrido, totalmente novo, que combinou com êxito a tecnologia avançada do motor e da suspensão de uma moto, com as características práticas de uma scooter.


Equipada com um quadro altamente avançado e uma carenagem aerodinâmica, com uma transmissão automática e um assento luxuoso, com grande espaço de arrumação debaixo, a TMAX viria a mudar para sempre o caráter das deslocações urbanas de longa distância, tornando-as mais rápidas, mais fáceis, mais confortáveis e mais divertidas do que nunca.

A TMAX tem mantido a sua enorme popularidade e conta quase 300.000 unidades vendidas na Europa até 2021. Ao longo da sua história a TMAX tem evoluído constantemente para ir ao encontro das necessidades e desejos de cada nova geração de clientes.


A 1.ª geração da TMAX estava equipada com um motor de 2 cilindros paralelos de 500cc, capaz de atingir 160 km/h. Com um grupo propulsor compacto montado de forma rígida e estruturante num quadro em aço tubular, oferecia uma elevada estabilidade que fazia dela o veículo ideal para os motociclistas que precisavam de um meio de deslocação rápido, confortável e fácil de utilizar, também capaz de rolar longas distâncias.

A 2.ª geração da TMAX reinou entre 2004 e 2007. Viu a sua performance elevada a um novo nível, com a introdução de um motor mais potente, com injeção de combustível e uma melhor qualidade de condução graças à nova forquilha e aos dois novos travões de disco frontais, contemplando ABS como opção. Foi equipada com um travão de estacionamento e contava com uma roda traseira maior, de 15 polegadas.


A 3.ª geração da TMAX surgiu em 2008. Contava com uma nova carenagem e a performance de condução tinha sido melhorada com a introdução de um quadro leve em alumínio forjado, totalmente novo. O diâmetro da bainha de suspensão foi aumentado em 2mm, para 43mm, e foi equipada uma nova jante dianteira de 15 polegadas.
A 4.ª geração da TMAX, chegou em 2012. Contava com um novo design da carenagem, bem como com um motor de 530cc. Apresentava um novo braço oscilante que reduzia o peso não suspenso para proporcionar um funcionamento da suspensão traseira ainda mais suave e mais reativo.

A 5.ª geração da TMAX entra no mercado em 2015. As suspensões dianteiras invertidas e as pinças de travão de montagem radial vieram apurar ainda mais o seu desempenho desportivo.

A 6.ª geração da TMAX aparece em 2017. Incluía uma nova aparência dinâmica e contava com uma gama de sofisticadas ajudas eletrónicas à condução que ofereciam uma capacidade de controlo ainda maior em diferentes condições de condução. As especificações incluíam o sistema eletrónico de controlo do acelerador (YCC-T) e o sistema de controlo de tração (TCS).

A TMAX também estava disponível na versão SX com especificações superiores, que incluíam os modos de potência comutáveis D-MODE, enquanto a versão DX estava também equipada com controlo da velocidade de cruzeiro, assento e punhos aquecidos, e um pára-brisas ajustável eletricamente.

A 7.ª geração da TMAX remonta a 2020. Uma remodelação profunda de onde se destaca a nova carenagem, mais agressiva, e o motor de maior capacidade, com 560 cc.

Como tributo ao fantástico sucesso da TMAX ao longo das duas últimas décadas, a Yamaha apresenta em 2021 a nova versão TMAX 20th Anniversary, numa edição limitada em que apenas serão fabricadas 560 unidades, todas numeradas individualmente, dotadas de uma gama de equipamentos e pintura exclusivos, que fazem dela uma das mais exclusivas edições especiais da Yamaha, que vai certamente ser apreciada pelos fãs da TMAX por toda a Europa.


A principal característica deste novo modelo é a carenagem em carbono forjado que confere a cada scooter um traço distintivo. Ao contrário da fibra de carbono tradicional, que tem um padrão ondulado uniforme, cada um dos componentes em fibra de carbono forjado utilizados na TMAX 20th Anniversary, conta com um acabamento de superfície individual que torna cada uma das 560 unidades num modelo exclusivo.

Os distintivos painéis em forma de "boomerang", bem como o guarda-lamas dianteiro e o resguardo térmico da ponteira do escape, foram fabricados neste material em carbono, resistente e leve, que confere à TMAX 20th Anniversary uma aparência ainda mais dinâmica e uma sensação de elevada qualidade. Conta ainda com discretos apontamentos em amarelo nos "boomerangs" e no guarda-lamas, evocativos do esquema de cores em amarelo brilhante do modelo original.

Fabricado a partir de materiais de qualidade superior, o exclusivo assento aquecido conta com pespontos amarelos para combinar com o restante esquema cromático e com um logótipo alusivo ao 20.º aniversário do modelo.

Cada TMAX 20th Anniversary também será equipada com um emblema numerado que confirma a sua exclusividade, tal como a cor Tech Graphite especial, que sublinha a aparência dinâmica muito especial desta scooter e complementa na perfeição a exclusiva carenagem em carbono forjado. As jantes em cor de bronze são contrastantes e reforçam o estatuto de qualidade superior.

Para-brisas elétrico, Controlo da velocidade de cruzeiro, Piscas dianteiros integrados em LED, Sistema de controlo de tração e D-MODE, Ignição sem chave com Smart Key, Painel de instrumentos TFT monocromático e sistema de bloqueio do descanso central fazem parte do equipamento de série, tal como os punhos aquecidos que contam com extremidades especiais que melhoram as especificações desta icónica Sport Scooter.

A nova Yamaha TMAX 20th Anniversary estará disponível exclusivamente através de um sistema de encomenda online, concebido para ser rápido e fácil de utilizar. Este sistema estará disponível a partir de 31 de março de 2021. As informações detalhadas do processo serão anunciadas dentro em breve. Fique atento.

andardemoto.pt @ 4-3-2021 19:34:28


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews