Duas Royal Enfield Himalayan vão tentar chegar ao Polo Sul

A marca indiana pretende celebrar os seus 120 anos de existência com uma expedição ao Polo Sul. Duas Royal Enfield Himalayan vão percorrer quase 800 km no gelo da Antártida para completar a viagem 90° South – Quest for the Pole.

andardemoto.pt @ 28-10-2021 13:56:32

No final do ano em que celebra os seus primeiros 120 anos de existência, a Royal Enfield anuncia uma celebração em grande e que vai levar as capacidades da Himalayan ao extremo! A marca indiana anunciou a realização de uma viagem de cerca de 800 km pelo gelo da Antártida, com duas Royal Enfield Himalayan a percorrerem essa distância rumo ao Polo Sul, numa expedição que fica conhecida como 90° South – Quest for the Pole.

Com início na Cidade do Cabo, África do Sul, a 26 de novembro de 2021, a expedição terá dois motociclistas Royal Enfield (Santhosh Vijay Kumar, Responsável - Viagens e Comunidade Royal Enfield; e Dean Coxson, Engenheiro Sénior - Desenvolvimento de Produtos Royal Enfield) que estarão aos comandos da “indestrutível” trail indiana.

Embora a Himalayan já tenha enfrentado, com sucesso, alguns dos cenários mais extremos que uma moto pode enfrentar, como conduzir no desfiladeiro transitável mais elevado do mundo até alcançar o Campo Base do Monte Evereste no Tibete, descobrir as estradas e percursos mais incríveis  no desfiladeiro mais inacessível em Daulat Beg Oldi, Karakoram, ou até percorrer o deserto em Kutch, esta aventura gélida obrigou a Royal Enfield a tomar algumas medidas adicionais.


As duas Himalayan que vão participar na expedição 90° South – Quest for the Pole têm vindo a ser testadas e desenvolvidas desde setembro de 2020, realizando uma série de testes no bem conhecido glaciar Langjokull, na Islândia. Um local perfeito para a equipa de testes conseguir replicar algumas das condições extremas que a expedição irá encontrar rumo ao Polo Sul.

As modificações às motos resumem-se à instalação de um pinhão de ataque de 13 dentes em vez de 15 dentes, permitindo assim usufruir de maior binário e menor velocidade, os pneus adotam configuração tubeless e serão “adornados” com tacos para maior aderência ao gelo, e podem assim ser utilizadas pressões mais baixas para aumentar a flutuação na neve mais macia.

Por último, e dentro ainda das modificações de maior relevo, encontramos um alternador específico e mais potente, que permitirá que Santhosh Vijay Kumar e Dean Coxson utilizem equipamentos de aquecimento que lhes permitam sobreviver às temperaturas extremamente baixas que se sentem naquela região do planeta.



Para garantir que as duas motos e os respetivos condutores atingem o Polo Sul geográfico e sobrevivem, a Royal Enfield organiza esta expedição em parceria com a Arctic Trucks, membro da Associação Internacional das Operadoras de Turismo Antártico, é reconhecida pela sua grande experiência no terreno e já cobriu mais de 350.000 km no Planalto Antártico. Já apoiou e serviu várias atividades e expedições científicas, assim como expedições comerciais e de ONG no passado, e servirá então de equipa de apoio.

Revelando uma grande consciência ambiental, a Royal Enfield definiu um percurso e regras mais ecológicas para a expedição 90° South – Quest for the Pole.

Os motociclos serão conduzidos numa pista de neve compactada desde a Plataforma de gelo Ross até ao Polo Sul, de forma a reduzir a resistência ao terreno e limitar as emissões ao mínimo.

A Royal Enfield certifica-se ainda de que não é deixada qualquer pegada pela equipa de expedição, à exceção das marcas da passagem das rodas, que rapidamente serão eliminadas pela neve. Em conformidade com a iniciativa #LeaveEveryPlaceBetter (deixar cada local melhor), a equipa irá certificar-se de que todo o desperdício, incluindo o desperdício humano, é trazido de volta para uma eliminação adequada. 

Vídeo de apresentação da expedição Royal Enfield 90° South – Quest for the Pole



Quem não consegue conter o seu entusiasmo com a expedição comemorativa dos 120 anos da Royal Enfield é Siddhartha Lal, Diretor Geral da Eicher Motors Ltd.

O responsável da marca indiana refere que “120 anos é um longo legado para a marca, e estamos muito satisfeitos por termos feito com que valessem a pena. Ao longo destes anos, criámos e nutrimos uma cultura próspera de condução e exploração em todo o mundo. Esta busca pela exploração tem constituído uma parte essencial do nosso ADN, e a 90° South é outro capítulo na nossa série de viagens de moto épicas e extraordinárias. No passado, viagens como a Himalayan Odyssey abriram caminho para a aventura em motociclismo nos Himalaias, e uma expedição épica como esta ao Polo Sul vai inspirar ainda mais as pessoas a tornarem-se novamente aventureiras. Esta expedição representa um teste de resistência e perseverança para o homem e a máquina, sendo a primeira do género a tentar atravessar um percurso de 770 km de moto até ao Polo Sul”.

A expedição 90° South – Quest for the Pole poderá ser seguida de perto pelos fãs através das redes sociais da Royal Enfield.

Galeria de fotos expedição Royal Enfield 90° South – Quest for the Pole

andardemoto.pt @ 28-10-2021 13:56:32


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews