União Europeia reforça apoio institucional ao motociclismo antes do novo mandato político na Europa
Duas das principais organizações de motociclismo na Europa, a Associação Europeia de Fabricantes de Motocicletas (ACEM), representando a indústria, e a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), representando os pilotos e o desporto, juntaram-se na noite passada para organizar um evento conjunto, com o objetivo comum de melhorar a mobilidade, em conjunto com líderes das instituições da União Europeia, em Bruxelas.
andardemoto.pt @ 12-9-2024 15:46:09
Michele Colaninno, Presidente da ACEM e CEO da Piaggio, e Jorge Viegas, Presidente da FIM, juntamente com representantes de destaque da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, Magda Kopczyńska e Bernd Lange, respetivamente, proferiram discursos em que destacaram a contribuição dos veículos de duas rodas para alcançar os objetivos da UE em termos de estradas e cidades.
Antes das próximas discussões políticas e legislativas, a ACEM e a FIM apresentaram a sua visão para o benefício dos utilizadores, da indústria e, sobretudo, da sociedade. Concretamente, o plano estratégico para o setor motociclístico assenta em cinco pilares que abrangem segurança rodoviária, sustentabilidade, competitividade industrial, investigação e inovação, turismo e desportos motorizados.
No entanto, são necessários esforços adicionais de ambas as partes para atingir as ambições imediatas. Enquanto utilizadores vulneráveis da estrada, os motociclistas necessitam de prioridades dedicadas nos planos de mobilidade e segurança rodoviária a nível europeu, nacional e local. Além disso, as características intrinsecamente leves e pequenas de ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos fazem deles verdadeiros aliados para uma mobilidade eficiente em áreas urbanas e periurbanas, através da sua inclusão em futuros Planos de Mobilidade Urbana Sustentável.
A componente social do evento, apresentada pela correspondente da Reuters Julia Payne, contou com a presença especial do bicampeão mundial de Superbikes, James Toseland. Como piloto profissional, ele descreveu os valores dos desportos motorizados e de lazer, proporcionando uma oportunidade única para as instituições públicas e fabricantes alcançarem os cidadãos europeus. Neste sentido, apenas uma combinação de legisladores, políticos e empresas a trabalhar para um objetivo comum ajudará a transformar "Conduzindo juntos pela Europa" numa realidade.
Ao comentar sobre o evento, os presidentes de ambas as organizações felicitaram o sucesso da receção e da exposição das suas soluções de mobilidade às instituições da UE.
Michele Colaninno, Presidente da ACEM e CEO da Piaggio, afirmou: "Conduzir juntos pela Europa também significa inovação. A indústria motociclista está empenhada em continuar a desenvolver veículos de mobilidade e lazer inovadores, mas precisamos de políticas realistas que integrem plenamente estes veículos na mobilidade futura. A competitividade deve estar no centro do próximo mandato político europeu, apoiando os fabricantes na adaptação às futuras legislações, enquanto continuamos a promover o crescimento e a criar empregos qualificados”.
Jorge Viegas, Presidente da FIM, declarou: “Há 120 anos, a FIM tem estado na vanguarda do desenvolvimento e melhoria do motociclismo e foi bom poder mostrar isso aos membros do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia na noite passada. Foi também importante destacar que o desporto motociclístico não é apenas uma ferramenta de marketing ou de pesquisa, mas também uma importante atividade cultural e económica que apoia a hospitalidade, o turismo e as economias rurais. Esta mensagem foi clara e esperamos que os políticos compreendam a necessidade de proteger e promover esta atividade no futuro.”
andardemoto.pt @ 12-9-2024 15:46:09
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews