Honda CR 500 de 2001 vendida por 78100 Dólares!

É mesmo verdade! Recentemente foi vendida, através da plataforma eletrónica Ebay uma Honda CR 500 de 2001 (último ano de produção) por esta quantia. Para atingir esta soma tinha de ser uma unidade muito especial e era o caso: nunca chegou a circular ou a sair da caixa de transporte!

andardemoto.pt @ 27-4-2025 15:00:00 - Pedro Pereira

Breve história da Honda CR 500

Durante algumas décadas o mercado de motos de motocross, incluindo na competição, foi dominado pelas ferozes motos com ciclos a dois tempos, sendo que o expoente máximo eram as 500 cc.

A CR 500 chegou ao mercado em 1984, ainda com refrigeração a ar, e logo no ano seguinte passou a ter refrigeração líquida e a mostrar-se como uma verdadeira besta, sendo que os mais de 50 cv debitados estavam para lá das capacidades da ciclística, nomeadamente os travões que tinham muita dificuldade em lidar com tamanho potencial do motor. Aliás, para o comum dos mortais, onde me incluo, era e continua a ser uma moto muito exigente.

Foi conhecendo algumas alterações ao longo da sua vida, que terminou abruptamente em 2001 quando a marca já estava mais interessada nos motores de válvulas, com a sua CRF 450R e até a XR 650R, apresentada no ano anterior.


Experiência pessoal

Há muitos anos atrás tive oportunidade de conduzir uma e não fiquei fã. A moto estava algo maltratada, mas o potencial do motor estava todo lá e as minhas capacidades de condução estavam bastante aquém da moto.

Conduzi-a durante alguns minutos e senti-me bastante intimidado, como se a moto, a cada golpe do acelerador, fosse um cavalo furioso a querer atirar ao chão o seu cavaleiro! No off-road queria atravessar a roda traseira ou levantar a frente! Não havia meio termo!

Curiosamente, pouco tempo depois, tive oportunidade de testar a sua concorrente Kawasaki KX 500 e gostei bastante. O dono, após a compra por impulso, teve uma queda, ganhou medo à moto e nunca mais andou nela! Quando a testei estava praticamente nova, tirando alguns pequenos riscos. A proposta de compra era boa e gostei de a experimentar, sendo que a minha experiência já era um pouco maior.

Desisti do negócio apenas por não estar matriculada. Claro que nunca teria o valor desta CR 500, mas certamente me iria dar a possibilidade de rentabilizar o investimento… 

Se arrependimento matasse a minha vida corria perigo!


Valor incrível para uma Honda CR 500 que nunca acabou de ser preparada

Este exemplar, provavelmente único em todo o mundo, estava há décadas na posse de uma concessão nos Estados Unidos, a Kaplan Cycles, que acabou por nunca a terminar de montar (está como veio embalada do Japão) e foi apenas mantida para não se degradar com o tempo. Estava até em exposição no New England Motorcycle Museum.

As fotos falam por si e até mostram, para quem nunca viu, como costumam ser entregues as motos aos importadores e concessões, antes de ser finalizado o trabalho de preparação que as permite entregar aos seus compradores.

A Kaplan Motorcycles decidiu que era chegada a altura de entregar a moto a outro possível proprietário e via Ebay fez um leilão da mesma, sendo que houve um total de 66 licitações e a mais elevada de todas foi de 78100 Dólares, cerca de 68300 Euros! A moto já foi entregue ao seu novo e feliz proprietário que fica com uma moto única!

Foi cara? Barata? Um investimento de futuro? Vai continuar a valorizar? Muitas questões sem resposta, mas o facto é que também as motos de off-road estão a atingir valores no mercado impensáveis há bem pouco tempo atrás! 

Como será daqui para a frente?

Fontes da informação: Ebay, Kaplan Cycles e Adventure Rider.

andardemoto.pt @ 27-4-2025 15:00:00 - Pedro Pereira

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews