MotoGP 2024 - Viñales na KTM
Junta-se a Bastianini em 2025
O espanhol,
que já anunciara a saída da Aprilia, e o italiano, confirmado antes, vão correr lado a lado na renovada
KTM Red Bull Tech3 com maquinaria de fábrica no laranja habitual.
andardemoto.pt @ 13-6-2024 12:42:06 - Paulo Araújo
A KTM
acaba de anunciar um alinhamento totalmente novo para a Red Bull KTM Tech3 a partir de
2025: Maverick Viñales e Enea Bastianini!
Numa nova era para a presença de
fábrica da KTM no MotoGP em 2025, a equipa Red Bull KTM Tech3 será rebatizada e
complementará a equipa Red Bull KTM Factory Racing em laranja.
Bastianini e Viñales correrão com máquinas KTM RC16 de fábrica em 2025 como parte de um acordo plurianual e formarão um quarteto laranja Red Bull com as estrelas Brad Binder e Pedro Acosta na equipa principal da Red Bull KTM Factory Racing.
Bastianini estreou-se no campeonato do mundo há dez anos com uma KTM RC4, depois de também ser um vencedor de corridas na Red Bull MotoGP Rookies Cup.
Conquistou seis vitórias e mais de 30 pódios em Moto3 e Moto2 durante uma fase de formação de sete temporadas que culminou com a conquista do Campeonato do Mundo de Moto2 de 2020.
O italiano subiu para o MotoGP em 2021, com 23 anos, e registou seis vitórias e 12 pódios na Ducati ao longo dos seus três anos e meio na classe até à data.
Por outro lado, já vencedor de uma corrida em 2024, e o primeiro piloto na era do MotoGP a triunfar com três fabricantes diferentes, Maverick Viñales traz uma experiência e um talento extraordinários para a equipa. O #12 foi também o segundo Campeão do Mundo de Moto3 da KTM em 2013.
Quatro épocas em Moto3 e Moto2 resultaram em quatro resultados consecutivos nos três primeiros lugares do campeonato. Entrou para a categoria rainha em 2015 e registou a primeira das suas 10 vitórias no MotoGP até à data na campanha seguinte.
Viñales já conquistou 35 pódios na categoria rainha e duas medalhas de bronze no campeonato na sua década de carreira. Em sete desses dez anos no MotoGP, ganhou pelo menos um Grande Prémio.
Nicolas Goyon, Diretor de Equipa da Tech3 Racing MotoGP: "Estamos muito satisfeitos por anunciar que o Enea e o Maverick vão estar connosco no próximo ano e que regressamos ao laranja da KTM. Não nos podemos esquecer que as nossas primeiras vitórias no MotoGP foram obtidas em cor de laranja!”
Pit Beirer, Diretor da KTM Motorsports: "Estamos muito contentes por podermos trazer tanto o Enea como o Maverick para o nosso projeto de MotoGP e dar-lhes todo o apoio da fábrica e suporte para continuarem a seguir os seus objetivos e atingirem o seu máximo desempenho.”
“É evidente que estamos a falar de dois dos pilotos mais rápidos do mundo neste momento e é um elogio o facto de confiarem em nós e na operação de primeira classe que criámos em conjunto com a Red Bull KTM Tech3. O rótulo da equipa para 2025 diz tudo: é tempo de reforçar o nome KTM novamente e não poderíamos pensar numa melhor forma de trazer este tipo de valor para a empresa do que Enea e Maverick a vestir o laranja da Red Bull. Vamos continuar o resto de 2024 agora e depois esperar ansiosamente por este novo começo para o próximo ano."
De notar o significado de, na foto oficial do comunicado, não aparecer qualquer logo, enfatizando o facto de que Viñales está ainda sob contrato na Aprilia e evitando ferir suscetibilidades…
andardemoto.pt @ 13-6-2024 12:42:06 - Paulo Araújo
Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP