Contraponto Ducati Multistrada V2 vs Multistrada V4 - Duas Ducati, Dois Mundos

No universo das motos adventure touring, poucas marcas conseguem conjugar performance, tecnologia, estilo e carisma como a Ducati. A gama Multistrada é disso exemplo, oferecendo duas propostas distintas que, embora partilhem o ADN da marca, servem propósitos bastante diferentes: a imponente Multistrada V4 S e a versátil Multistrada V2 S.

andardemoto.pt @ 9-10-2025 11:12:41 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte


Ambas Multistrada prometem conforto, agilidade e emoção aos seus comandos, mas será que a diferença de preço, quase 7.000 €, se traduz numa experiência assim tão distinta? E em termos de condução, manutenção e ajudas eletrónicas, qual delas se adapta melhor ao perfil do motociclista português?

Neste artigo, vamos desmontar cada uma destas questões ao detalhe: desde o comportamento dinâmico à ergonomia, passando pelas tecnologias instaladas e pelos custos de utilização. Se está a ponderar qual delas levar para casa, ou para a próxima viagem até aos Pirenéus, este comparativo vai ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada e alinhada com o teu estilo de vida.

Motor e Performance

A diferença mais evidente entre as duas Multistrada está no coração que as move. A V4 S está equipada com o motor V4 Granturismo de 1.158 cc, capaz de debitar uns impressionantes 170 cv e 123,8 Nm de binário. Este motor, que dispensa o tradicional sistema desmodrómico da Ducati, reduzindo os custos de manutenção, oferece uma entrega de potência suave e progressiva, com uma sonoridade viciante e uma capacidade de aceleração impressionante. Está equipado com um sistema de desativação prolongada dos cilindros da bancada traseira,desativando-os quando a moto está parada e o motor em ponto morto, ou mesmo em andamento, noutras condições de funcionamento, em benefício do consumo de combustível e das emissões.

Por outro lado, a V2 S conta com um motor bicilíndrico de 890 cc, com 115 cv e 92 Nm, dotado de temporização variável das válvulas, que lhe permite disponibilizar mais de 70% do binário máximo logo às 3.500 rpm. Embora menos exuberante, é substancialmente mais leve e ágil, ideal para quem privilegia uma utilização mais versátil. A resposta ao acelerador é precisa e a entrega de potência é mais do que suficiente para garantir diversão em estradas sinuosas ou escapadelas de fim de semana com passageiro.


Tecnologia e Segurança

É aqui que a Multistrada V4 S se destaca como uma verdadeira moto do futuro. Equipada com radar frontal e traseiro, oferece cruise control adaptativo, detecção de ângulo morto e aviso de colisão frontal, funcionalidades ainda pouco comuns no mundo das duas rodas. Entre muitas outras ajudas eletrónicas à condução, destaca-se a suspensão semi-ativa Skyhook DSS EVO que se ajusta automaticamente ao piso e ao estilo de condução, garantindo conforto e estabilidade em qualquer tipo de pavimento e condição meteorológica.

A V2 S, embora menos sofisticada, não fica atrás no essencial: conta com uma IMU (Unidade de medição de Inércia) de 6 eixos, que proporciona ABS em curva, controlo de tração, wheelie control e quickshifter bidirecional. Resumindo: controlo absoluto! A suspensão semi-ativa Skyhook DSS, que também conta com uma forquilha de 45mm de diâmetro, é eficaz e oferece modos ajustáveis, embora sem a capacidade preditiva da versão EVO instalada na sua irmã maior, mas extremamente competente para garantir um desempenho dinâmico muito bom.

Conforto e Ergonomia

A V4 S foi pensada para longas viagens, mesmo com passageiro e bagagem. O assento é largo e confortável, a proteção aerodinâmica é superior e a ergonomia foi refinada para acomodar os ocupantes confortavelmente durante horas. A altura do assento é ajustável e o sistema de gestão da altura da moto, que baixa a traseira quando se pára, facilita as manobras a baixa velocidade.

A V2 S aposta numa fórmula mais compacta, leve e despreocupada. É mais fácil de manobrar, especialmente em cidade, e o assento também é ajustável. Embora não ofereça o mesmo nível de conforto em viagens prolongadas, sobretudo com passageiro, é mais acessível e menos intimidante para condutores menos experientes. No entanto, numa estrada de montanha, proporciona elevados níveis de diversão a qualquer motociclista.


Ducati Multistrada V4S


A V4S em detalhe:

A V4 S está equipada com um arsenal tecnológico de topo, incluindo radar, deteção de colisão e gestão preditiva da dinâmica.Este é o tipo de moto que transforma uma viagem longa numa experiência de luxo sobre rodas, sem comprometer a performance desportiva.

O motor V4 Granturismo oferece aceleração fulminante mesmo com carga total.

O cruise control adaptativo mantém a distância segura em autoestrada, reduzindo o cansaço.
A suspensão semi-ativa ajusta-se automaticamente ao tipo de piso, garantindo conforto e estabilidade.

O assento largo, a posição de condução relaxada e a proteção aerodinâmica são as ideais para muitas horas seguidas de condução.

O ecrã TFT de 6.5" com conectividade permite seguir rotas GPS sem distrações.

Ficha Técnica V4S:

Preço: 24.940 €
Motor: V4 Granturismo, 1.158 cc
Potência: 170 cv
Binário: 124 Nm
Peso (sem combustível): 243 kg
Capacidade do depósito de combustível: 22 litros
Curso das suspensões (fr/tr): 70 mm / 180 mm
Travões: Brembo Stylema, discos dianteiros de 330 mm
Jantes/Pneus: 19" à frente / 17" atrás, Pirelli Scorpion Trail II
Altura do assento: 840 - 860 mm
Segurança e Técnica: Cornering ABS, DTC, DWC, DRL, VHC, DCL, DBL
Intervalo de revisão 15.000 km / 24 meses
Verificação de válvulas: apenas aos 60.000 km*

*O motor V4 Granturismo não tem accionamento de válvulas desmodrómico, o que simplifica bastante a manutenção e reduz custos a longo prazo.


Ducati Multistrada V2S

A V2S em destalhe:

Mais ágil e leve e com um Interface de utilizador simplificado, esta V2 é perfeitamente capaz de enfrentar diversos tipos de utilização, desde os pequenos trajetos do dia-a-dia, às grandes viagens, prometendo grandes emoções e um conforto acima da média.

O peso reduzido facilita manobras no trânsito urbano e estacionamento.

O motor V2 é mais suave e económico, ideal para ritmos urbanos e estradas secundárias.

A suspensão inteligente mantém o conforto em pisos irregulares sem complicações.

O quickshifter proporciona mudanças precisas, rápidas e suaves, apimentando aqueles momentos de condução mais desportiva.

Ficha Técnica V2S:

Preço: 18.075 €
Motor: V2, 890 cc
Potência: 115,6 cv
Binário: 92 Nm
Peso (sem combustível): 202 kg
Capacidade do depósito de combustível: 19 litros
Curso das suspensões (fr/tr): 170 mm / 170 mm
Travões: Brembo M4.32, discos dianteiros de 320 mm
Jantes/Pneus: 19" à frente / 17" atrás, Pirelli Scorpion Trail II
Altura do assento: 830-850 mm
Segurança e Técnica: Cornering ABS, DTC, DWC, DBL, DQS, EBC, Modos de condução e de potência
Intervalos de revisão: cada 15.000 km ou 24 meses
Verificação de válvulas: aos 30.000 km*

*O motor V2 de 890 cc também dispensa o sistema desmodrómico, o que facilita a manutenção face a modelos Ducati mais antigos.

Conclusão

A escolha entre a Multistrada V4 S e a V2 S depende essencialmente do perfil do motociclista:
Quem procurar performance sem concessões, tecnologia de ponta e conforto para grandes viagens, a V4 S é incomparável.

Quem valorizar agilidade, versatilidade e uma experiência mais racional, a V2 S é uma escolha inteligente e equilibrada, sendo referencial no seu segmento.

Mas ambas são verdadeiras Multistrada, sendo que a V4 S é uma“touring desportiva de luxo”, enquanto a V2 S é uma “crossover ágil, versátill e acessível”.

A V4 S é claramente mais potente e robusta, pensada para longas viagens com carga e passageiro, enquanto a V2 S aposta na leveza e agilidade, sendo mais acessível e fácil de manobrar, especialmente em cidade ou estradas secundárias.

Então a diferença de preço de quase 7.000 € (sem opcionais) justifica-se?

Na V4 S pagam-se diversas vantagens tecnológicas que, além de ganharem qualquer picanço de esplanada, retribuem o seu valor com um elevado prazer de condução. São disso exemplo o motor V4 Granturismo com 170 cv (vs. 115 cv na V2 S), o radar adaptativo com cruise control inteligente e deteção de ângulo morto, a suspensão semi-ativa Skyhook EVO com deteção de buracos e ajuste automático (inexistente na V2S), os travões Brembo Stylema, as jantes de especificação superior, o painel TFT de 6.5" com navegação integrada e conectividade avançada e uma ergonomia mais refinada para viagens longas com passageiro.

No entanto, se considerar grandes viagens a solo, 7.000 euros dão para muita gasolina!


andardemoto.pt @ 9-10-2025 11:12:41 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte


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