Nmoto Nostalgia - Quando a arte se faz com duas rodas

Uma BMW RnineT em estilo Art Deco inspirada na mítica BMW R7 de 1934.

andardemoto.pt @ 25-11-2020 08:14:00

Partindo de uma moderna BMW RnineT, a equipa da Nmoto, empresa norte americana especialistas em motos de luxo sediada na Flórida e composta por engenheiros e técnicos apaixonados pelas motos, criou uma moto verdadeiramente impressionante tanto pelo impacto visual, como pelas características técnicas.

A inspiração proveio da mítica BMW R7, um protótipo de 1934 que já foi apelidado de Mona Lisa das Motos pela singeleza e equilíbrio das suas linhas, projectado pelo engenheiro Alfred Böningque.

A R7 terá sido a primeira moto da BMW a instalar uma suspensão de forquilha telescópica e outros significativos avanços tecnológicos, mas apenas serviu de exercício estético para os técnicos da marca, nunca tendo chegado a ser apresentada ao público oficialmente, muito menos produzida em série, mas serviu de inspiração às BMW R12 e R17.

A única BMW R7 alguma vez fabricada apenas foi revelada em 2005, quando depois de ter sido encontrada desmontada e guardada numa palete, fez a sua primeira aparição em público no Pebble Beach Concours d'Elegance. Encerra diversas soluções tecnológicas que só vierem a ser adoptadas pelas motos de produção bastante mais tarde, algumas apenas nos anos 50.

Apesar da inspiração retro, a Nmoto Nostalgia é uma moto funcional, destinada aqueles que pretendem uma moto clássica, de coleção, mas não querem estar sujeitos aos muitos cuidados que as motos antigas exigem, sobretudo se forem usadas regularmente.

E a Nostalgia foi concebida para ser usada regular e frequentemente, já que não foram feitas concessões à fiabilidade nem comprometido o excelente comportamento dinâmico da moto base.

Uma série de 96 novos componentes, 72 deles fabricados à mão sobretudo em alumínio de especificação aeronáutica, são os responsáveis para que a Nostalgia seja ainda mais leve do que a RnineT original, apesar do seu aspecto compacto e robusto.

O depósito de combustível, com uma capacidade de 12 litros, foi fabricado pela Nmoto em alumínio, tal como todos os componentes da carenagem, e os escapes, estes inteiramente construídos em aço inox.


Veja a NMOTO Nostalgia em pormenor:

A suspensão confortável e regulável, a travagem a cargo de material Brembo, o sistema “sem chave”, o computador de bordo e o amortecedor de direção, contribuem para um elevado prazer de condução, enquanto pormenores como o assento regulável, os corpos da admissão e o cuidado posto em pormenores como a pintura, ou o farolim traseiro, tornam a Nostalgia numa moto que dá vontade de apreciar. 

Mas a modificação foi mais longe. O sistema eléctrico da RnineT foi reinventado, para que a Nmoto pudesse instalar na Nostalgia componentes eléctronicos “aftermarket”, como é o caso dos comandos dos punhos. Outra das modificações diz respeito ao canhão de ignição e ao conta-quilómetros, que foram instalados no próprio farol dianteiro, para promover ainda mais o charme de velhos tempos.

O boxer bicilindrico refrigerado a ar, com 1170cc de cilindrada, debita uma potência máxima de 110 cavalos e 116 Nm de binário, apoiado por uma caixa de 6 velocidades e controlo de tracção, mais do que suficientes para impulsionarem com convicção os 205 kg de peso do conjunto.

O amplo guiador e a baixa altura do assento, 780mm, conferem uma posição de condução agradável e uma grande facilidade de manobra.

Além do mais, a Nmoto disponibiliza uma grande variedade de opcionais que permitem customizar a Nostalgia de acordo com as preferências de cada utilizador, factor que contribui para um maior nível de exclusividade.

Claro que tudo isso tem um preço, que começa muito perto do 90.000 euros mas que pode chegar mesmo aos 100.000 dependendo da imaginação do futuro proprietário. Um investimento que seguramente irá proporcionar ao longo dos anos, muito prazer e retorno financeiro. 

Veja o vídeo oficial:


Se estiver interessado em mais pormenores, pode contactar directamente a Nmoto, ou os serviços da Bomcar, concessionário BMW de Leiria que comercializa este modelo e onde pudemos recolher as imagens para este trabalho.





Nostalgia em Edição Limitada

Quem pretender um investimentos mais avultado, ou tão só uma moto verdadeiramente exclusiva, ainda pode contar com uma Nostalgia de edição limitada de apenas 10 unidades, com pormenores verdadeiramente impressionantes que a transformam numa daquelas peças que nem sequer se pode perguntar o preço.

Conta com acabamentos a ouro rosa, um assento em pele assinado pela Louis Vuitton, um relógio Cartier e ainda opcionais sui generis como seletor de mudanças tipo suicidal e pedal de arranque...

andardemoto.pt @ 25-11-2020 08:14:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews