Hawk 11 - a nova café racer da Honda

Um novo modelo que revive o espírito das motos dos anos 60, mas equipada com a mais recente tecnologia.

andardemoto.pt @ 10-4-2022 08:07:00

Apesar de seu estilo café racer, a Hawk 11 é baseada na nova tourer NT1100 da Honda, que por sua vez utiliza o quadro e o motor da aventureira CRF1100 Africa Twin.

Embora uma moto de turismo com um peso de 238 kg possa não parecer a base ideal para criar um modelo tão desportivo como a Hawk 11, o motor SOHC 'Unicam', desenvolvido pela Honda para a Africa Twin, foi concebido especificamente para ser compacto e leve, e o mesmo é válido para uma moto desportiva.

As especificações finais ainda não foram anunciadas, mas está claro que o motor é essencialmente a mesma unidade de 101hp e 104.4Nm usada nas NT1100 e CRF100 Africa Twin, incluindo o mesmo conversor catalítico e os coletores de escape, mudando apenas a conduta inferior para oferecer uma maior inclinação lateral em curva.

Assim como o motor, o quadro em aço parece ser o mesmo de ambos os modelos referidos, ancorando na traseira o braço oscilante da NT1100 que também empresta à Hawk as suas rodas de 17 polegadas, com borrachas de medidas 180/55 traseira e 120/70 dianteira.



No entanto a forquilha é diferente, usando a Hawk uma unidade Showa SFF-BP com 43mm de diâmetro, redesenhada para se adequar ao estilo retro da Hawk. Da mesma forma, as pinças radiais Nissin parecem ser as mesmas que as da NT1100, a morderem discos idênticos com 310 mm de diâmetro.
O estilo é, obviamente, completamente novo. Onde a NT1100 tem um subquadro traseiro mais volumoso e mais forte do que a Africa Twin, a Hawk parece reverter para a versão mais leve da moto de aventura, onde está instalado um assento bastante mais espartano.
Um novo depósito de combustível acompanha as linhas da carenagem em forma de bala, claramente inspirada no conceito da Honda de 2017, a CB4 Interceptor.


No entanto a forquilha é diferente, usando a Hawk uma unidade Showa SFF-BP com 43mm de diâmetro, redesenhada para se adequar ao estilo retro da Hawk. Da mesma forma, as pinças radiais Nissin parecem ser as mesmas que as da NT1100, a morderem discos idênticos com 310 mm de diâmetro.

O estilo é, obviamente, completamente novo. Onde a NT1100 tem um subquadro traseiro mais volumoso e mais forte do que a Africa Twin, a Hawk parece reverter para a versão mais leve da moto de aventura, onde está instalado um assento bastante mais espartano.

Um novo depósito de combustível acompanha as linhas da carenagem em forma de bala, claramente inspirada no conceito da Honda de 2017, a CB4 Interceptor.

Embora a Hawk 11 vá chegar seguramente à produção, ainda não há uma confirmação oficial, e por isso também ainda não se sabe nem o preço, nem quando, nem onde este novo modelo da Honda vai estar disponível.

andardemoto.pt @ 10-4-2022 08:07:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews