Novas Piaggio MP3 gama 400 hpe e 530 hpe Exclusive

As scooters de três rodas da Piaggio foram totalmente reformuladas e elevam a sua base tecnológica para níveis sem precedentes de conforto e segurança, com equipamento de alta tecnologia.

andardemoto.pt @ 4-7-2022 12:33:12

Corria o ano de 2006 quando a Piaggio introduziu no mercado um veículo que mudaria para sempre o paradigma da mobilidade urbana: a Piaggio MP3 foi a primeira scooter de três rodas do mundo, graças ao exclusivo sistema de suspensão patenteado que combina a segurança de um automóvel com a simplicidade e praticidade de uma scooter e a diversão de um passeio de moto dinâmico numa qualquer estrada sinuosa.

A Piaggio MP3 criou um novo segmento de mercado onde se tem mantido líder indiscutível, graças ao constante desenvolvimento tecnológico. É uma história de sucesso de dezesseis anos, medida pelos mais de 230.000 veículos vendidos até meados de 2022, mas que é ainda mais avassaladora quando consideramos a sua popularidade entre um público global e transversal de automobilistas, que procura uma alternativa mais prática e cada vez mais segura, aproveitando o vantagem de a Piaggio MP3 poder ser conduzida apenas com a carta de automóvel (categoria B).

Completamente renovada, apresentando um design que agora é mais desportivo do que nunca, apresenta recursos inovadores de alta tecnologia que elevam o conforto a um nível sem precedentes.

Fabricados em Itália, na fábrica da Piaggio em Pontedera, os modelos da nova gama Piaggio MP3 apresentam os modernos motores da família hpe - High Performance Engine.
O design inconfundível da MP3 evolui para um visual mais desportivo, com a frente mais ampla e protetora, completamente redesenhada, e que agora apresenta um novo cluster de luz horizontal com tecnologia full LED.

Com o radiador deslocado para a parte inferior do veículo, entre as rodas dianteiras, abre-se uma entrada de ar menor e mais desportiva no centro do escudo frontal, caracterizada por uma grelha tridimensional em forma de favos hexagonais.

Abaixo está um spoiler que é resultado de um cuidadoso estudo aerodinâmico visando garantir maior estabilidade e que atua como elemento de separação entre as rodas. As cavas das rodas deixam-nas mais expostas, com guarda-lamas a combinar com a carenagem. O pára-brisas também é novo, com um formato projetado para garantir a máxima proteção com um volume mínimo.

A ergonomia foi melhorada em todos os aspectos: em primeiro lugar, a posição de condução ficou mais confortável, com pequenas mas significativas alterações no triângulo ergonómico (assento-estribo-guiador). O guiador foi recuado e elevado em 10 mm, enquanto a plataforma dos pés, mais confortável, foi rebaixada em 20 mm. Isso traduz-se numa posição mais relaxada com maior controle sobre o veículo.

O assento é completamente novo, tanto para o motociclista como para o passageiro, que beneficia de mais espaço longitudinal e uma pega mais alta e mais confortável. As inúmeras melhorias ergonômicas também incluem o reposicionamento da manete do travão de estacionamento, agora posicionada mais acima, próximo ao interruptor de ignição, facilitando a operação.

O compartimento acima do painel de instrumentos possui uma gaveta e conexão USB, ideal para recarregar um smartphone e qualquer outro dispositivo compatível.
Todos os modelos da nova gama Piaggio MP3 estão equipados com ABS econtrole de tração ASR (Acceleration Slip Regulation). O ASR pode ser facilmente desconectado e garante a segurança, evitando que a roda traseira escorregue em superfícies perigosas, como asfalto molhado.

O sistema de controle de tração inclui dois níveis de intervenção (NORMAL e SPORT), dependendo do modo de condução selecionado na versão 530 hpe, enquanto que podem ser selecionados manualmente na versão de 400 hpe.

O sistema ABS de três canais, desenvolvido em colaboração com a Continental, maximiza a segurança ativa, evitando o bloqueio das rodas ao travar e proporcionando um controlo total do veículo.

O grande porta bagagens sob o assento, com luz de cortesia e tapete, foi projetado para garantir o máximo de funcionalidade; a forma aproximadamente retangular e plana, sem separadores, garante que cada centímetro quadrado possa ser usado. Há espaço para acomodar confortavelmente dois capacetes integrais ou uma mala de computador.

O assento abre eletricamente, seja a partir do controle remoto ou do aplicativo PIAGGIO MIA, estando equipado com um amortecedor elétrico para abertura e fecho suave e seguro.
Um dos elementos característicos da nova geração Piaggio MP3 é, sem dúvida, a interface homem-máquina.

O condutor beneficia de um novo ecrã TFT a cores de 7”, o maior do segmento de scooters de três rodas, e de comandos desenvolvidos com base numa lógica totalmente nova para visualizar toda a informação disponível e gerir mais facilmente as inúmeras funcionalidades.

Na área principal do painel encontramos as informações primárias – velocímetro, conta-rotações, nível de combustível e temperatura do líquido de refrigeração do motor, que podem ser visualizadas em duas formas diferentes: analógica ou digital. A luz de fundo diurna ou noturna é automática, graças a um sensor crepuscular, ou pode ser ajustada manualmente nas configurações.

O grande tamanho do painel de instrumentos significa que gráficos ainda mais legíveis e em negrito podem ser usados. Todas as informações de viagem (odômetro total e parcial, velocidade média, consumo instantâneo e médio, autonomia) estão agrupadas no lado direito, assim como todas as notificações de chamadas e mensagens e indicações de navegação do sistema PIAGGIO MIA.

Graças ao prático joystick de quatro botões (UP-DOWN-LEFT-RIGHT) no novo bloco de controle do punho esquerdo, a navegação no visor torna-se extremamente fácil e intuitiva.

O sistema de conectividade PIAGGIO MIA (opcional na versão 400 hpe) e o aplicativo Piaggio dedicado (disponível para download na App Store ou Google Play) permitem que dispositivos iOS ou Android sejam conectados via Bluetooth ao Piaggio MP3, ampliando as funçionalidades do painel de instrumentos. 

O PIAGGIO MIA inclui o sistema de infoentretenimento para gerenciamento do assistente de voz, chamadas telefônicas e música através do prático joystick no bloco de controle esquerdo, além da função GPS, graças à qual o piloto pode visualizar as direções diretamente no painel de instrumentos.


Além das funcionalidades de navegação, gestão de chamadas telefónicas e gestão de música, a plataforma multimédia PIAGGIO MIA explora todo o potencial da nova instrumentação TFT a cores, permitindo ao condutor visualizar diretamente no visor uma infinidade de informações sobre o percurso percorrido e o estado do veículo , incluindo histogramas de velocidade e consumo médios ou curvas de potência e torque com o valor mostrado em tempo real. T

odas as informações também são registradas pelo App e podem ser consultadas no smartphone por meio de estatísticas resumidas de cada viagem e infográficos intuitivos. 

O aplicativo também permite usar o smartphone para ativar convenientemente as funções Bike Finder e Follow Me, que respectivamente fazem os indicadores de direção piscarem e a buzina tocar para encontrar facilmente seu veículo mesmo nos estacionamentos mais lotados, bem como como um sistema conveniente que salva a posição quando a ignição é desligada para ajudá-lo a encontrar sua scooter facilmente, mesmo nas áreas mais caóticas da cidade.

Todos os modelos da nova linha Piaggio MP3 contam com o sistema keyless, que permite ativar a ignição sem a necessidade de inserir a chave tradicional, simplificando todas as operações como ligar o motor, abrir o assento e o compartimento do bucal de enchimento de combustível, além de travar a coluna de direção, com o controle remoto convenientemente guardado no bolso. 

Na traseira do escudo frontal, o clássico interruptor da chave de ignição é substituído por um prático botão: para ligar o veículo, basta pressioná-lo (ativando uma mensagem de boas-vindas no display TFT) e girá-lo para a Posição LIGADO. O arranque do motor é realizado como de costume, com o botão localizado no bloco de controle do lado direito.

Piaggio MP3 530 hpe Exclusive

A versão Exclusive de 530 hpe dá um salto sem precedentes na história dos avanços do MP3 Piaggio, apesar das inúmeras inovações significativas que foram feitas ao longo. Na verdade, a Piaggio MP3 530 hpe Exclusive é a primeira scooter do mundo com Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor ARAS.

A inovadora plataforma de assistência à condução é baseada na tecnologia Imaging Radar 4D e foi desenvolvida pela Piaggio Fast Forward, uma subsidiária de robótica do Grupo Piaggio, fundada em 2015 e que está sedeada em Boston, EUA.

Os dispositivos ARAS da Piaggio MP3 530 Exclusive desempenham um papel fundamental na segurança ativa, garantindo as funções do Blind Spot Information System (BLIS) e do Lane Change Decision Aid System (LCDAS). O BLIS notifica o condutor da presença de veículos no ângulo morto do retrovisor através de avisos específicos no visor TFT.

Monitorizando constantemente a rectaguarda a uma distância de até 30-35 metros, o LCDAS também é capaz de identificar os veículos que se aproximam rapidamente, criando uma situação de risco potencial caso o motorista indique a intenção de mudar de faixa. Nesse caso, o motorista também é notificado por meio de aviso específico no painel de instrumentos.

A Piaggio MP3 530 hpe Exclusive também possui marcha atrás, e agora inclui uma câmera de vídeo traseira que permite um uso ainda mais fácil e seguro.

A marcha-atrás com a câmara de vídeo traseira aumenta ainda mais a praticidade da Piaggio MP3, tornando o estacionamento mais fácil e menos físico, mesmo em garagens estreitas, em declives ou em situações de espaço de manobra limitado, cada vez mais provável na cidade.

A marcha-atrás é activada através de um comando dedicado no tablier, com o motor ligado e o veículo parado. Quando marcha atrás é acionada, a imagem da área traseira é exibida no display TFT.

Esta versão topo de gama inclui ainda Cruise Control, um sistema capaz de manter a velocidade definida sem tocar no acelerador, que concebido para tornar a condução mais confortável especialmente em viagens longas e que pode ser acionado e controlado convenientemente usando o joystick localizado no bloco de controles do punho esquerdo.

Credenciado com potência máxima de 32,5 kW (44,2 HP) a 7250 rpm e torque máximo de 50 Nm a 5250 rpm, o motor 530 hpe faz sua estreia no Piaggio MP3, construído sobre a base da unidade anterior de 500 cc que já representava o monocilíndrico mais potente do segmento de scooters de três rodas.

O novo motor mantém a mesma potência e binario, mas a uma rotação mais baixa que representa melhorias significativas em termos de desempenho e dirigibilidade, mas também em termos de eficiência e conforto geral, com uma redução substancial de vibrações e ruídos, especialmente em velocidades médias/baixas e, portanto, em uso urbano. A Piaggio também anuncia melhorias significativas em termos de consumo.

Outras atualizações contribuem para essas melhorias, como a implementação de um pistão novo e mais leve, em liga de alumínio  fundido. A cabeça do cilindro também é nova, com válvulas de tamanho maior, um desenho de câmara de combustão otimizado e uma árvore de cames específica com elevação de válvula otimizada.

O motor 530 hpe também utiliza uma nova ECU Magneti Marelli 11MP com acelerador ride by wire, graças ao qual podem ser implementados três modos de pilotagem, que o piloto seleciona usando o botão start: ECO, COMFORT e SPORT. No modo SPORT, o acelerador é mais responsivo, enquanto é mais suave e progressivo em COMFORT e ECO. Neste último modo, a potência máxima também é reduzida.

Os modos de condução também definem a intervenção do controle de tração ASR, menos invasivo no modo SPORT e mais adequado para situações com superfícies de baixa aderência nos outros dois modos.

As extensas operações de refinamento no motor também permitiram aumentar a já excelente fiabilidade, reduzindo a frequência de algumas operações de manutenção de rotina, como a verificação da folga das válvulas, agora programada para ser realizada a cada 20.000 km.


Galeria de fotos Piaggio MP3 530 hpe Exclusive

O motor Piaggio 400 HPE: DESEMPENHO E EFICIÊNCIA

A Piaggio MP3 400 hpe e a Piaggio MP3 400 hpe Sport compartilham a variante de 400 cc deste motor monocilíndrico a quatro tempos, refrigerado por líquido e com injeção eletrónica, que debita mais de 35cv, enquanto a versão topo de gama, a Piaggio MP3 530 hpe Exclusive, apresenta a nova unidade de 530 hpe, com uma potência recorde para esta classe, que oferece mais de 44cv.

Credenciado com potência máxima de 26 kW (35,3 cv) às 7.500 rpm e um binário máximo de 37,7 Nm às 5.750 rpm, o 400 hpe é um motor monocilíndrico a quatro tempos com quatro válvulas, dotado de refrigeração por líquido e injeção eletrônica de combustível.

Partindo de um motor já extremamente eficiente, a unidade anterior de 350 cc, os engenheiros da Piaggio concentraram-se em vários aspectos com o objetivo de melhorar ainda mais o desempenho mecânico e termodinâmico, além de reduzir vibrações e ruídos.

A utilização de uma biela mais longa e otimizada em termos de peso, bem como um pistão também em liga de alumínio, contribuiu para reduzir as vibrações transmitidas ao veículo. Tudo isso se traduz num maior conforto geral, principalmente em velocidade de cruzeiro - um aspecto que destaca o caráter suburbano e de turismo do Piaggio MP3 400 hpe.

O motor também conta com um sistema inovador patenteado pela Piaggio denominado PCV - Ventilação Positiva do Cárter que favorece o aumento da potência. Um tensor de correia do tipo progressivo, por outro lado, contribui para uma operação de sincronização mais silenciosa.

A eficiência geral foi conseguida à custa da otimização da câmara de combustão usando cálculos CFD, um injetor de alta pressão que atomiza mais o combustível e o uso de um óleo de motor menos viscoso (5W-40).

A tampa da transmissão continua variável (CVT) foi projetada para melhorar o arrefecimento da correia, tarefa para a qual também contribui um ventilador de maior dimensão.

Galeria de fotos Piaggio MP3 400hpe

Galeria de fotos Piaggio MP3 400hpe Sport

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