Novas BMW Motorrad R 12 nineT e R 12

A nova BMW R 12 nineT é uma versão mais vocacionada para a condução dinâmica em estrada e a R 12 para uma condução descontraída.

andardemoto.pt @ 23-11-2023 17:49:25

Desde o início, a R nineT combinou o design clássico das motos com a tecnologia moderna, alta qualidade e diversas opções de personalização. Posteriormente, a R nineT foi enriquecida com atrativas variantes, dando origem a toda uma família de modelos para o mundo Heritage da BMW Motorrad. 

Por isso, para a nova BMW R 12 nineT, o princípio orientador durante o desenvolvimento foi "O Espírito da nineT", com o objetivo de seguir de forma fluida os passos da bem-sucedida R nineT e manter o seu aspeto atemporal e o seu elevado potencial de personalização. 

Enquanto a nova R 12 nineT procura causar uma impressão elegante em ambientes urbanos e proporcionar diversão dinâmica em estradas sinuosas, a nova BMW R 12 assume o lema "O Espírito do Fácil", revelando-se uma cruiser clássica para uma condução mais descontraída. 

Ao longo dos últimos 100 anos, o motor boxer bicilíndrico e a utilização de uma transmissão por veio e cardã têm sido sinónimos das motos BMW. Em sintonia com esta tradição, os novos modelos BMW R 12 nineT e R 12, apresentados no 100º aniversário da BMW Motorrad, enfatizam ainda mais esta configuração distinta, seguindo a recente revelação da nova BMW R 1300 GS. 


O motor boxer arrefecido a ar/óleo com uma capacidade de 1.170 cc, já conhecido de inúmeros modelos da BMW Motorrad, entrega 109 cv de potência às 7.000 rpm na R 12 nineT e 95 cv de potência às 6.500 rpm na R 12. 

Como parte da remodelação completa do quadro, os novos modelos R 12 apresentam também uma nova caixa de ar, agora totalmente integrada sob o assento. 

O sistema de escape "Twin Pipe" montado à esquerda, com duas ponteiras de design cónico invertido, atende tanto ao estilo roadster desportivo como ao design clássico. 

Contudo, o elemento central dos novos modelos BMW R 12 é o novo quadro em aço tubular de uma só peça e que difere assim da anterior série R nineT, que tinha um quadro principal e um sub-quadro. Como resultado, o peso foi reduzido e concedeu aos novos modelos R 12 uma aparência mais limpa e clássica.


A nova R 12 nineT vem equipada com dois instrumentos redondos analógicos para exibir a velocidade e as rotações por minuto, uma porta USB-C no lado esquerdo e uma tomada de 12V no lado direito. Os instrumentos redondos continuam a suportar a personalização, comunicando via LIN-Bus e separando as unidades de controlo e de visualização.

Na R 12 nineT destaca-se o depósito de alumínio com painéis laterais escovados e revestidos a verniz, o assento e a cobertura traseira que criam uma linha dinâmica ascendente. A ergonomia melhorada em comparação com a sua antecessora deve-se principalmente ao depósito de combustível 30 mm mais curto e estreito na área traseira. O motociclista está agora mais próximo do guiador, beneficia de um melhor contacto com os joelhos e tem uma posição de condução mais orientada para a frente da moto. 

Na nova BMW R 12, o depósito de aço, reminiscente dos chamados "Toaster Tanks" das BMW /5 dos anos 1970, enfatiza a linguagem de design típica de uma cruiser em forma clássica de gota e forma uma silhueta descendente em combinação com o assento “solo” e a tampa traseira curva e baixa. A roda dianteira de 19 polegadas e a roda traseira de 16 polegadas complementam isso harmoniosamente. O design clássico da cruiser reflete-se também na posição de condução descontraída, com uma altura de assento baixa e um guiador largo. 


As novas BMW R 12 contam ainda com três opções de pintura:

R 12 nineT: 

  • Acabamento da pintura base em Blackstorm metallic. 

  • San Remo Green metallic.

  • Opção 719 "Aluminium" em alumínio escovado / pintura sólida Night Black. 

R 12: 

  • Acabamento da pintura base em Blackstorm matt metallic. 

  • Aventurine Red metallic. 

  • Opção 719 "Thorium" em Avus Silver metallic. 


andardemoto.pt @ 23-11-2023 17:49:25


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews