A Triumph Motorcycles apresentou a informação técnica da sua nova moto de Motocross
Com uma relação peso/potência líder na sua classe e componentes de especificações mais elevadas, oferece um pacote completo para todos os níveis de utilização, desde campeão a amador.
andardemoto.pt @ 28-11-2023 17:16:29
Desenvolvida inteiramente pela Triumph, em estreita colaboração com campeões de alto nível como Ricky Carmichael e Ivan Cervantes, este novo modelo de competição apresenta um motor a quatro tempos de alto desempenho e um quadro exclusivo em alumínio equipado de série com os melhores componentes do mercado.
Com um estilo agressivo e propositado, a TF 250-X é estreita, com um design arrojado e será facilmente reconhecida em pista pela sua silhueta minimalista e do seu esquema cromático preto e amarelo Triumph Racing.
A Triumph desenvolveu um motor de competição monocilíndrico a quatro tempos totalmente novo, ultracompacto e superleve. Com um pistão de alumínio forjado e válvulas de titânio, também tem tratamento DLC (Low Friction Carbon), tampas de magnésio leves eembraiagem Diaphragm Exedy.
As opções avançadas de gestão e afinação do motor são complementadas através da aplicação MX Tune Pro, que permite a cada condutor selecionar o mapa que pretende utilizar, consultar informações do sensor do motor e aceder à funcionalidade de diagnóstico em tempo real, tudo através de um sistema programável e controlado.
O quadro de alumínio é leve, mas resistente, por causa de seu berço duplo, e a estrutura exclusiva de alumínio da coluna da direção foi projetada para atingir o equilíbrio ideal de desempenho, peso e flexibilidade.
O peso total da moto definirá a nova TF 250-X como uma nova referência, oferecendo a melhor relação peso/potência da classe, um aspeto que será reforçado graças ao seu alto nível de possibilidades de regulação para se adequar a diferentes pilotos e estilos de condução.
A TF 250-X incorpora componentes de elevada qualidade, como a suspensão KYB comforquilha de molas AOS de 48 mm, mesa de alumínio 7075-T6 forjado e maquinado, e umamortecedor traseiro com um reservatório piggyback de três vias.
O sistema de travagem está a cargo de material Brembo, composto por uma pinça dianteira flutuante de dois pistões de 24 mm, uma pinça traseira flutuante de pistão único de 26 mm e discos Galfer de 260 mm na frente e 220 mm atrás.
As jantes em alumínio da série D.I.D DirtStar 7000 e os cubos de alumínio maquinado são complementados pelos pneus "mid-soft" Pirelli Scorpion MX32, enquanto o guiador Pro-Taper ACF com o núcleo de carbono e os punhos ODI Half-Waffle com sistema de fixação completam a configuração.
A Triumph trabalhou ainda com as principais marcas da indústria para criar uma gama de acessórios de competição dedicada que melhoram ainda mais o desempenho e as capacidades da nova TF 250-X. Estes acessórios incluem:
• Sistema completo de escape Akrapovič em titânio
• Dispositivo XTrig 'hole shot'
• Módulo de ‘launch control’ Athena LC-GPA para controlo de tração aprimorado e configurações de controlo de lançamento selecionáveis pelo piloto, além de indicador LEDde rotação do motor
• Módulo Wi-Fi MX Tune Pro
• Assento e revestimento de assento de alta aderência e alto desempenho
• Kit de plásticos de substituição
Juntamente com a nova TF 250-X, os concessionários especializados em motocross da Triumph irão também comercializar uma nova coleção de vestuário, desenvolvida em colaboração com a Alpinestars, incluindo botas e equipamento de motocross e enduro.
Uma seleção de concessionários oficiais da Triumph oferecerá serviços de vendas,pós-venda e peças, bem como uma nova coleção dedicada de equipamentos, sempre apoiada por um novo sistema de fornecimento de peças on-line que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e optimizado para dispositivos móveis, para que os clientes possam fazer os seus pedidos com entrega expressa diretamente na pista.
Mais informações sobre o lançamento da TF 450-X e da tão esperada gama Enduro da Triumph Motorcycles serão divulgadas ao longo de 2024.
A TF 250-X estará à venda durante a primavera de 2024, com um preço a partir de 11.195€ e as encomendas podem ser feitas desde já através dos concessionários Triumph especializados em motocross.
Em Portugal, numa primeira fase, a TRIUMPH CENTRO, em Pombal
(https://www.triumphcentro.pt/) será o concessionário eleito para a comercialização dos modelos de motocross.
Steve Sargent, Director de Produto da Triumph Motorcycles, afirmou:
"O lançamento da TF 250-X é o culminar de um nível significativo de compromisso e investimento da Triumph não só para trazer uma moto nova ao mundo do motocross, mas também para proporcionar um desempenho vencedor. Para isso, focámo-nos em oferecer o pacote mais completo para todos os níveis de utilização, desde campeão a amador.
É uma moto 100% Triumph, que foi concebida, desenhada, desenvolvida e fabricada pelas nossas equipas de chassis e motores, além de ter contado com o apoio experiente dosnossos pilotos campeões. Começámos a trabalhar numa folha de papel em branco num design completamente novo, incluindo um novo motor, um novo chassis e uma nova eletrónica."
Veja o filme de lançamento:
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
MOTOR & TRANSMISSÃO
Motor: Tipo DOHC monocilíndrico de 4 tempos
Cilindrada: 249,95 cc
Curso do pistão: 78 milímetros
Diâmetro do pistão: 52,3 milímetros
Compressão: 14.4
Sistema de injecção: Dell'Orto EFI
Escape: Silenciador único
Transmissão secundária: 13/48
Embraiagem: Multidisco em banho de óleo com Mola Belleville
Caixa de velocidades: 5 Velocidades
CHASSIS
Quadro: Coluna de alumínio
Braço oscilante: Em alumínio
Roda dianteira: 21" x 1,6"
Roda traseira: 19" x 1,85"
Pneu dianteiro: 80/100 – 21
Pneu traseiro: 100/90 – 19
Suspensão dianteira: Forquilha de mola helicoidal KYB 48mm, ajuste de compressão e extensão, curso de 310mm
Suspensão traseira: Monoamortecedor KYB, ajuste de compressão (velocidade H e L), ajuste de extensão, curso de 305 mm
Travão dianteiro: Brembo Twin 24mm Pistão, disco de 260mm
Travão traseiro: Brembo Pistão único de 26mm, disco de 220mm
Painel de instrumentos: Medidor de horas, cubos de interruptor multifunções
DIMENSÕES & PESOS
Largura de guiador: 836 milímetros
Altura sem espelho: 1270 milímetros
Altura do assento: 960 milímetros
Distância entre eixos: 1492 milímetros
Rake: 27.4ºTrail: 116 milímetros
Peso a cheio: 104 kg
Capacidade do depósito: 7 litros
andardemoto.pt @ 28-11-2023 17:16:29
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews