BMW Motorrad R 18 One Eight “C” - Uma Bagger de inspiração “Hot-Rod”

Paul Yaffe revela a sua mais recente obra-prima: uma personalização única da BMW R18 B, que será apresentada no MBE Show em Verona, Itália.

andardemoto.pt @ 22-1-2025 17:43:58

Paul Yaffe é um famoso criador de obras-primas motorizadas de topo de gama. Isso porque Paul é mais do que um construtor ou fabricante, ele é realmente um designer. Começando com a fundação da American Legend Motorcycle Company, que mais tarde evoluiu para a Paul Yaffe’s Bagger Nation, ganhou três prémios de "Moto Mais Bonita do Mundo" do Oakland Roadster Show, dois prémios de "Construtor do Ano" e três prémios de "Inovador do Ano" da revista Easyriders, além de ter sido incluído no Hall of Fame de Sturgis em 2015.

As suas motos personalizadas foram destaque em mais de 300 artigos de revistas em todo o mundo, bem como no canal Discovery, no canal History e noutros programas de televisão. 
Antes de começar, Paul passou algum tempo a conhecer a BMW R18 B, percorrendo  mais de 6000 quilómetros pelos EUA e mais de 4000 quilómetros de ida e volta até à mítica concentração de Sturgis.


Uma vez iniciado o processo de personalização, Paul sabia que queria criar uma bagger como ninguém ainda tinha visto. Crucial para o projeto era manter o máximo de componentes originais da BMW. Paul queria que a sua criação personalizada permanecesse autenticamente BMW e sabia que não deveria ser feita ou parecer-se com componentes da sua gama de produtos.
Para tal, encomendou uma roda dianteira de 26 polegadas, maquinada a partir de um bloco sólido de alumínio de mais de 200kg, para sustentar um pneu feito à mão de 180 mm de largura. O quadro teve de ser esticado e inclinado para acomodar a nova roda dianteira e foram projetadas mesas de direção especiais para corrigir o ângulo de trail e otimizar a manobrabilidade.


Abraçando o visual de um icónico “Mercury Lead Sled” dos anos 50, a equipa de Paul criou vários componentes únicos e modificou elementos existentes da R 18. Como seria de esperar, o guarda-lamas dianteiro em aço foi feito a partir do zero.

A carenagem original da R 18 foi cortada em várias peças e reestruturada para corrigir a posição do farol e fluir para a nova roda dianteira. Para resolver o espaço entre a carenagem e o depósito de combustível, foi desenvolvido um spoiler que oculta estrategicamente o radiador. Além disso, foi criado um guiador “ape hanger” exclusivo da Yaffe para complementar o design geral.
“A equipa queria manter as tampas das malas, fechos e altifalantes, por isso criou um novo conjunto de 'skins' para dar às malas um perfil completamente novo e único, mantendo a excelente engenharia e funcionalidade que a BMW projectou de origem.” A equipa de Paul estendeu o guarda-lamas traseiro original, criando um novo que combinasse perfeitamente com o perfil das novas malas.


À medida que a construção começou a tomar forma, Yaffe reposicionou as luzes traseiras originais da R 18 nos painéis de enchimento feitos à mão e concebeu uma área para a placa de matrícula no guarda-lamas, bem ao estilo hot rod. Também esticou as tampas laterais originais da R 18 para manter a sua forma original, mas cobrir mais área e ajudar a fluir a linha das malas laterais.
Mantendo-se fiel à estética clássica de um "Lead Sled", Yaffe priorizou dois componentes cruciais: suspensão a ar e ponteiras de escape laterais.
Paul e a sua equipa projetaram um sofisticado sistema de depósito de ar e distribuição, bem como uma estrutura dedicada sob cada lado das malas para acomodar componentes essenciais, incluindo os depósitos de armazenamento de ar necessários para ativar a suspensão, um compressor de ar de tamanho considerável e todos os controlos, válvulas e solenóides necessários para uma operação eficaz da suspensão.


Focando-se no design dos escapes, a equipa procurou preservar o "sentimento BMW" que distingue esta construção. Manter os coletores de escape das cabeças Boxer era inegociável na visão de Paul. Mas os conversores catalíticos foram removidos, abrindo caminho para um sistema de escape de alto fluxo.

Esta modificação não só eliminou o sistema de emissões restritivo, mas também manteve a pressão de retorno essencial para um desempenho ideal. Para melhorar ainda mais a experiência auditiva, foi introduzido um sistema de escape de 3 estágios. O toque final foi conseguido com as saídas em megafone, de boca larga, proporcionando aquele som grave, clássico de um verdadeiro hot rod.

Mudando o foco para a estética, Paul queria um visual clássico de hot rod sem gráficos distrativos, destacando a nova postura e perfil elegantes da moto. A ênfase estava na simplicidade e no encanto. “Trabalhámos para aperfeiçoar todos os painéis de carenagem fabricados e alisar tudo para um acabamento final semelhante a vidro.”

Depois de decidir por um acabamento preto brilhante intemporal, a atenção da equipa voltou-se para alcançar a perfeição. Paul encarregou o seu pintor dedicado, Hector Martinez, de aplicar a irrepreensível pintura preta brilhante. Reconhecendo a necessidade de contraste, Paul decidiu por um assento clássico vermelho sangue de boi. A arte está em encontrar o equilíbrio perfeito. “O truque é não exagerar!” A Guys Upholstery criou um assento e a consola do painel num estilo contemporâneo e Hector misturou uma cor condizente para as pinças de travão dianteiras combinarem. “Achamos que ficou espetacular!” comentou Paul orgulhosamente!

andardemoto.pt @ 22-1-2025 17:43:58


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