Dakar 2021 2ª Etapa – Barreda ao ataque vence e sobe à liderança

Em dia de muitas dunas Joan Barreda deu à Honda nova vitória em etapa. O espanhol esteve implacável e foi o mais rápido a chegar a Wadi Ad-Dawasir, e com isso é agora o novo líder da classificação do Rali Dakar 2021. Joaquim Rodrigues foi o mais rápido entre os portugueses com o 12º tempo.

andardemoto.pt @ 4-1-2021 12:11:38

Joan Barreda. Foto: Rally Zone

Joan Barreda. Foto: Rally Zone

Depois de um primeiro dia onde as pedras e vales obrigaram os pilotos a navegar com bastante cuidado, a 2ª Etapa do Rali Dakar levou a caravana do maior rali do mundo de Bisha para Wadi Ad-Dawasir.

Com um total de 685 km para percorrer e desses 457 km contra o relógio, os pilotos sabiam que esta seria uma etapa bastante dura. Com a navegação sempre a ser o principal foco, uma extensão de 30 km de dunas logo no início da etapa colocou à prova as aptidões técnicas dos pilotos e as capacidades das suas motos.

E a verdade é que nem todos mostraram estar preparados.

Foto: A.S.O. F.Le Floc'h DPPI

Foto: A.S.O. F.Le Floc'h DPPI


Meia hora depois de arrancar, o austríaco Matthias Walkner (Red Bull KTM Factory) sofreu um problema técnico na sua moto. Parou para reparar a caixa ou a embraiagem da moto, e com isso perdeu muito tempo enquanto os seus rivais passavam a caminho do bivouac.

Walkner perdeu nada menos do que 2h15m para reparar a sua KTM, mas eventualmente conseguiu solucionar o problema a prosseguir em prova, sendo que no momento em que escrevemos este artigo ainda não chegou ao fim da 2ª Etapa do Rali Dakar.

Quem já não estará presente na prova será Andrew Short. O piloto americano da Yamaha parou à passagem do quilómetro 273 da especial, com um problema técnico na sua moto. Short percebeu que não havia nada a fazer e nem sequer esperou pela assistência da sua equipa. Solicitou o helicóptero e regressou dessa forma ao bivouac, sendo mais um abandono nas motos.

Foto: A.S.O. F.Le Floc'h DPPI

Foto: A.S.O. F.Le Floc'h DPPI


Indiferente a tudo isto esteve Joan Barreda (Monster Energy Honda). O veterano espanhol, conhecido pela sua rapidez – que muitas vezes resulta em abandonos devido a quedas – esteve implacável nas dunas. Liderou esta etapa do Dakar 2021 quase de início ao fim, e com um tempo total de 4h17m56s deixou o seu companheiro de equipa Ricky Brabec a quase quatro minutos de distância.

O terceiro mais rápido na chegada a Wadi Ad-Dawasir foi o chileno Pablo Quintanilla (Rockstar Energy Husqvarna Factory), que necessitou de mais 6m02s do que Barreda para completar a etapa.

Com estes resultado a classificação geral sofre nova reviravolta.

Joan Barreda assume agora a liderança das Motos com uma vantagem de 6m23s para Ricky Brabec. Os dois pilotos da Honda estão seguros na frente do Rali Dakar, enquanto o pódio provisório tem o piloto do Botswana, Ross Branch (Monster Energy Yamaha) na terceira posição.


Joaquim Rodrigues

Joaquim Rodrigues


Quanto aos pilotos portugueses, no momento em que escrevemos este artigo ainda não temos informação do tempo final de Alexandre Azinhais (Club Aventura Tuareg). O melhor luso do dia foi Joaquim Rodrigues que terminou em 12º na etapa, logo seguido por Sebastian Bühler na outra Hero Motorsports, este último a tentar aproveitar a etapa de hoje para recuperar o muito tempo perdido na 1ª Etapa. Já Rui Gonçalves (Sherco) fechou o dia com o 21º tempo.

Na classificação geral das Motos, o trio de portugueses ocupa agora as seguintes posições: Joaquim Rodrigues está em 17º, Sebastian Bühler sobe até ao 24º lugar, enquanto Rui Gonçalves segue em prova na 25ª posição.

Leia também – Resultados do Prólogo do Rali Dakar 2021

Leia também – Resultados da 1ª Etapa do Rali Dakar 2021



Classificação da 2ª Etapa do Rali Dakar

Foto: A.S.O. A.Vincent DPPI

Foto: A.S.O. A.Vincent DPPI


1 – Joan Barreda (Honda)
2 – Ricky Brabec (Honda) +3m55s
3 – Pablo Quintanilla (Husqvarna) +6m02s
12 – Joaquim Rodrigues (Hero) +18m08s
13 – Sebastian Bühler (Hero) +18m47s
21 – Rui Gonçalves (Sherco) +27m24s


Classificação geral das Motos após 2ª Etapa do Rali Dakar


1 – Joan Barreda
2 – Ricky Brabec +6m23s
3 – Ross Branch +6m37s
17 – Joaquim Rodrigues +20m21s
24 – Sebastian Bühler +36m00s
25 – Rui Gonçalves +40m09s



Antevisão da 3ª Etapa do Rali Dakar


5 de janeiro
Distância total: 630 km / Distância Especial: 403 km
Início: Wadi Ad-Dawasir / Fim: Wadi Ad-Dawasir
A porta de entrada no famoso Empty Quarter torna-se no cenário para esta etapa. Deserto puro e sem intervenção humana. Os pilotos vão ter uma dose generosa de dunas, embora apareçam em grupos pequenos e separados entre si. Haverá uma mistura interessante de zonas rápidas com zonas mais técnicas. Os pilotos mais velozes terão a oportunidade de fazer a primeira grande diferença neste “loop”.

Galeria de fotos da 2ª Etapa do Rali Dakar 2021

andardemoto.pt @ 4-1-2021 12:11:38


Clique aqui para ver mais sobre: Rali Dakar 2021