47º Rali Dakar 2025 - Apresentação

A Arábia Saudita acolhe pela sexta vez a mais importante prova de todo o terreno, o Rali Dakar.  A partida será dada em Bisha a 3 de janeiro e a prova terminará no dia 17 em Shubaytah, após 14 dias de competição repartidos por 12 etapas.

andardemoto.pt @ 24-12-2024 12:07:33 - Texto: Vitor Sousa

A prova de 2025, organizada como habitualmente pela Amaury Sport Organisation (A.S.O.) contará com um total de 353 concorrentes, com as motos a serem  a categoria mais representada através da presença de 136 ‘motards’. Entre eles quatro portugueses: Sebastian Buhler (Hero), Rui Gonçalves (Sherco), António Maio (Yamaha) e Bruno Santos (Husqvarna).

O percurso desenrola-se na vasta região de Rub’al Kahli (também conhecida por Empty Quarter), um deserto de 650.000 km2 no coração do terço sul da península arábica. Haverá uma etapa maratona de 48 horas, ao longo de 950 km. Cinco etapas terão percursos distintos para carros e motos. Num percurso com muitas dunas, a organização promete mais navegação do que nas edições anteriores.


FAVORITOS? NINGUÉM SABE…

Se as motos se dividem em duas categorias – RallyGP e Rally2 – já os participantes repartem-se por várias classes e sub-classes.  As classes principais são três, com destaque para os ‘Dakar Legends’, pilotos com 10 ou mais participações na prova.

Para além destes, teremos os ‘Rookies’ que, como o nome indica, participam pela primeira vez no Dakar e ainda os ‘Originals by Motul’, a categoria que anteriormente se chamada ‘Malle Moto’, uma classe maratona com limitações na assistência técnica. Há ainda sub-classes para Veteranos, Jovens e Senhoras.

Díficil será apontar favoritos, embora, com naturalidade, os principais candidatos saiam de um lote que integra as máquinas de fábrica da categoria RallyGP, num esperado duelo Honda-KTM com a Hero a arbitrar…


A Honda venceu no ano passado, com Ricky Brabec, e volta a apresentar-se com uma formação de respeito. O norte-americano, vencedor em 2020 e 2024, ainda a recuperar de uma lesão sofrida no Rali de Marrocos, lidera um grupo que inclui ainda o experiente Pablo Quintanilla, o compatriota Skyler Howes, Adrien Van Beveren (Brabec, Quintanilla e Beveren são ‘Dakar Legends’) e Tosha Schareina (vencedor em Portugal este ano), na equipa oficial Monster Energy Honda HRC, aos comandos  das CRF 450 Rally.

A Hero Motosports Team Rally ostenta o nº 1 na 450 Rally de Ross Branch. A marca conta ainda com a veterania de José Ignacio Cornejo e com o luso-alemão Sebastian Buhler.

A sempre temível Red Bull KTM Factory Racing apresenta Daniel Sanders (recente vencedor do Rali de Marrocos), Kevin Benavides (vitorioso no Dakar em 2023 e 2021, mas com uma temporada de 2024 muito marcada pelas lesões) e Luciano Benavides. 

A Sherco Rally Factory leva Lorenzo Santolino e o ‘tuga’ Rui Gonçalves à procura de um lugar no Top-5, e a Kove aposta em Mason Klein, enquanto a única Yamaha inscrita em RallyGP é da de António Maio, pela Franco Sport Yamaha Racing Team, naquela que é a sexta participação do oficial da GNR nesta corrida.

Bruno Santos, meritório segundo classificado entre os Rookies de 2024 no Dakar, regressa com esperanças renovadas, alinhando nas Rally2 aos comandos de uma Husqvarna 450 Rally Replica.


O PERCURSO


Prólogo - 3 de janeiro
Início: BishaFim: BishaDistância total: 79 kmEspecial: 29 kmO rali começa com um prólogo de 29 km nos arredores do acampamento de partioda do Dakar, em Bisha. Os pilotos irão correr em pistas largas de cascalho, e os 10 primeiros colocados em todas as categorias poderão escolher as posições de largada para a primeira etapa completa do dia seguinte.


Etapa 1 - 4 de janeiro
Início: BishaFim: BishaDistância total: 500 kmEspecial: 412 kmAs dunas ainda não estão na paisagem, mas esta etapa especial cronometrada de 412 km apresentará quase todos os outros tipos de terreno imagináveis. 

Etapa 2 (etapa cronometrada de 48 horas) - 5 e 6 de janeiro
Início: Bisha Fim: BishaDistância total: 1.057 kmEspecial: 965 kmA etapa cronometrada de 48 horas é uma novidade no rali. Serão mais de 1.000 km em dois dias. A caravana entrará na etapa na manhã de 5 de janeiro e, quando o relógio marcar 17h, os concorrentes deverão parar na área de descanso mais próxima, num total de seis espalhadas pelo percurso. Na manhã de 6 de janeiro, partem para um troço cronometrada de 965 km. 

Etapa 3 - 7 de janeiro
Início: BishaFim: Al HenakiyahDistância total: 845 kmEspecial: 496 kmO rali sai de Bisha e segue para  norte, em direção a Al Henakiyah. O início do percurso é muito técnico e exigente para as motos. Depois, a velocidade aumenta à medida que os pilotos vão chegando ao novo ponto de descanso. 

Etapa 4 (maratona - parte 1) - 8 de janeiro
Início: Al HenakiyahFim: AlUlaDistância total: 588 kmEspecial: 415 kmNão dá pra descansar numa prova como o Dakar. No dia 8, os pilotos encaram a primeira metade da etapa maratona desta edição nos espetaculares desfiladeiros de AlUla. E não podem esquecer o kit de ferramentas. Nessa fase não há assistência técnica.

Etapa 5 (maratona - parte 2) - 9 de janeiro
Início: AlUlaFim: HailDistância total: 491 kmEspecial: 428 kmA segunda fase da etapa maratona segue na estrada para Hail, com uma mistura clássica de trilhos de areia e de rochas à medida que o rali se aproxima de meio caminho.

Descanso - 10 de janeiro
Local: HailDepois de uma primeira semana difícil no Rali Dakar, a caravana tem um merecido descanso em Hail. A cidade, que fica entre o Monte Shammer, ao norte, e o Monte Salma, ao sul, já foi a capital do deserto da Arábia. Um local apropriado para fazer um balanço da primeira semana e preparar o que ainda está por vir.

Etapa 6 - 11 de janeiro
Início: HailFim: Al DuwadimiDistância total: 829 kmEspecial: 606 kmA boa notícia para os concorrengtes que ainda estão estiverem em prova é que falta apenas uma semana. A má notícia é que as etapas no início da segunda semana são ainda mais longas do que as anteriores. A Etapa 6 apresenta dunas de areia capazes de confundir até mesmo os pilotos mais experientes do deserto.

Etapa 7 - 12 de janeiro
Início: Al DuwadimiFim: Al DuwadimiDistância total: 745 kmEspecial: 481 kmA etapa 7 é uma das cinco etapas deste Dakar em que os concorrentes de duas e quatro rodas seguem caminhos diferentes. Isso certamente complica as coisas pros carros.

Etapa 8 - 13 de janeiro
Início: Al DuwadimiFim: RiyadhDistância total: 733 kmEspecial: 487 kmA etapa 8, entre Al Duwadimi e a capital da Arábia Saudita, Riade, é bastante variada. Nesta fase, a tabela de classificação já deve dar para perceber quem vai estar na luta pela vitória. Os organizadores do Dakar avisam para esperarmos "uma guerra de desgaste físico, mental e mecânico" nesta etapa.

Etapa 9 - 14 de janeiro
Início: RiadeFim: HaradhDistância total: 589 kmEspecial: 357 kmO percurso entre Riade a Haradh é relativamente curto com uma seção cronometrada de 357 km. O Dakar chega a um ponto em que a estratégia começa a desempenhar um papel cada vez mais importante. As posições de saída para cada etapa tornam-se cruciais à medida que as enormes dunas de areia do deserto de Empty Quarter aparecem no horizonte.

Etapa 10 - 15 de janeiro
Largada: HaradhFim: ShubaytahDistância total: 638 kmEspecial: 119 kmOs ‘curtos’ 119 km de extensão da especial do dia podem parecer fáceis, mas… talvez não seja assim.  A prova entra nas profundezas do deserto Empty Quarter, e os três últimos dias do Dakar serão disputados exclusivamente nesta região, que abriga dunas de areia de até 250 m de altura. 

Etapa 11 - 16 de janeiro 
Início: ShubaytahFim: ShubaytahDistância total: 506 kmEspecial: 280 kmTudo está ainda em jogo na penúltima etapa do Dakar deste ano. A imprevisibilidade das corridas no deserto do Empty Quarter significa que uma vantagem de mais de uma hora pode ser facilmente eliminada por um movimento em falso. Na etapa 11, os camiões terão a sua própria rota, longe do resto da caravana, permitindo que as grandes feras do rali cheguem ao limite.

Etapa 12 - 17 de janeiro
Início: ShubaytahFim: ShubaytahDistância total: 205 kmEspecial: 134 kmFinalmente chegamos à etapa final do Rali Dakar 2025! A caravana fará uma largada conjunta para criar um espetáculo especial no deserto, antes de se precipitar em direção à linha de chegada.
Está pronto? A aventura vai começar!

andardemoto.pt @ 24-12-2024 12:07:33 - Texto: Vitor Sousa


Clique aqui para ver mais sobre: Rali Dakar 2023