MotoGP – Apresentação da equipa Monster Energy Yamaha

A equipa de fábrica da Yamaha apresentou as novas cores da versão 2020 da Yamaha YZR-M1. No circuito de Sepang ficámos a conhecer a moto que será pilotada por Valentino Rossi e Maverick Viñales esta temporada em MotoGP.

andardemoto.pt @ 6-2-2020 14:38:16

Tal como aconteceu com a equipa Ecstar Suzuki – clique aqui para ver a espetacular decoração e detalhes da nova Suzuki GSX-RR, também a equipa de fábrica da Yamaha, a Monster Energy Yamaha, aproveitou o dia que antecede o início dos testes de pré-temporada em Sepang para, no circuito malaio, revelar as novas cores de guerra da Yamaha YZR-M1.

A equipa Monster Energy Yamaha contará, mais uma vez, com os esforços de Maverick Viñales e de Valentino Rossi. Esta será a temporada em que Rossi se despede da equipa de fábrica da marca de Iwata, pois a Monster Energy Yamaha já assegurou a continuação de Viñales até 2022 e Fabio Quartararo chega à equipa a partir de 2021.

Valentino Rossi ainda não decidiu o que fará no futuro, estando em cima da mesa opções como continuar a competir, mas neste caso terá de ser na Petronas Yamaha SRT com total apoio da marca japonesa, ou então poderá retirar-se da competição. A decisão de Rossi sobre o seu futuro irá ser anunciada no Grande Prémio de Itália, em Mugello, perante os seus fãs.

Mas de regresso a Sepang, a garagem da Monster Energy Yamaha abriu a suas portas para permitir que alguns priveligiados pudessem ter um primeiro contacto com as novas Yamaha YZR-M1.

O patrocinador principal continua a ser a Monster Energy, pelo que a decoração das motos não se altera de forma significativa. No entanto as carenagens serão bastante diferentes do que vimos em 2019, nomeadamente o frontal, com uma entrada de ar central mais pronunciada, com novo desenho, e com uma secção interior em ângulo para otimizar a entrada de ar para o motor quatro cilindros em linha de 1000 cc e com uma potência superior a 240 cv.

Para além de estar presente toda a estrutura da equipa de fábrica da Yamaha nesta apresentação, pilotos incluídos, claro, quem também foi presença notada neste momento sempre especial foi Jorge Lorenzo.

O piloto espanhol que regressa esta temporada à casa com a qual conquistou três títulos de MotoGP, agora como piloto de testes, aproveitou para voltar a saborear as luzes da ribalta vestido no azul da Yamaha, e será uma adição bastante importante ao esforço da Monster Energy Yamaha com o objetivo de voltar aos títulos em MotoGP.


Lin Jarvis, diretor geral da Yamaha Racing

“O look e design da moto de 2019 foi muito bem recebido pelos fãs da Monster Energy e da Yamaha, e por isso decidimos não modificar para 2020. Contudo, isso é a única coisa que ficou inalterada. Se olharmos para baixo da superfície encontramos muitas modificações que a Yamaha e a equipa fizeram para melhorar a moto, a performance dos nossos pilotos e a eficiência geral da equipa. Estamos entusiasmados por começar esta nova temporada, e acreditamos que podemos atingir grandes coisas este ano”.

Massimo Meregalli, diretor da equipa Monster Energy Yamaha

“Depois da pausa de inverno é bom ter a equipa toda junta pela primeira vez depois de muitos meses. Estamos prestes a começar o período de testes de pré-temporada, o que é sempre um tempo crucial para a equipa. Os engenheiros japoneses da Yamaha dedicaram muito tempo e esforço no desenvolvimento da M1, e agora os nossos pilotos e engenheiros vão testar esses novos componentes. Durante o próximo teste vamos procurar validar as sensações que já tivemos (em Valência e Jerez) e procurar novas formas de melhorar, para podermos começar a temporada de 2020 da melhor forma em março”.


Maverick Viñales, piloto da equipa Monster Energy Yamaha

“No final da temporada passada estávamos numa forma decente, por isso estou entusiasmado por começar a trabalhar novamente no nosso objetivo de alcançar o título e tantas vitórias quantas possível. Estou ansioso por pilotar a minha M1 outra vez. A última vez que pilotei a M1 aqui na Malásia foi em 2019 e ganhámos. Usei bem os meses de inverno. Fiz muito treino físico e pilotei moto para garantir que o meu corpo e mente estão em forma. Temos de trabalhar duro e estar focados no nosso objetivo desde o início”.

Valentino Rossi, piloto da equipa Monster Energy Yamaha

“Por alguma razão os meses de inverno parecem sempre muito mais longos que os meses de verão na temporada de MotoGP. De qualquer forma, estou feliz por estar de volta e poder pilotar novamente. Tive a oportunidade de descontraír durante a pausa e estar em eventos divertidos, mas agora está na altura de encarar a temporada de 2020 com seriedade. Estou muito curioso por ver o que conseguimos fazer no teste de Sepang. A Yamaha preparou algumas coisas para nós, e as primeiras voltas do ano numa moto de MotoGP são sempre uma sensação especial. É sempre algo que gosto muito. Temos muito trabalho pela frente, mas eu e a equipa estamos preparados”.

andardemoto.pt @ 6-2-2020 14:38:16

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Esportes