MotoGP – Dorna reafirma intenção de competir. Cancelamento só em último caso

O promotor do Mundial de Velocidade está a reorganizar por completo o calendário da temporada 2020. Vários Grandes Prémios adiados e sem data prevista deixam em aberto a possibilidade da temporada de MotoGP ser cancelada. Mas a Dorna mantém e reafirma a intenção de se competir este ano.

andardemoto.pt @ 9-4-2020 12:26:58


A pandemia Covid-19 continua a obrigar as diversas entidades organizadoras de eventos desportivos a ter de reorganizar diversos calendários, e as datas das provas estão a “empurrar” muitas para o final do ano 2020.

Isso tem sido particularmente visível no Mundial de Velocidade, que este ano teria nada menos do que 20 Grandes Prémios no seu calendário.

De facto, de final de agosto até final de novembro, os pilotos das categorias MotoGP, Moto2 e Moto3 têm pela frente um total de 10 corridas, o que representará um esforço enorme a diversos níveis. E também para as respetivas equipas e para a própria Dorna.

Com um calendário final tão recheado, e com a previsão de que mais Grandes Prémios podem ser adiados (para já o único cancelado, e só para as MotoGP, foi o do Qatar), a Dorna enfrenta a hipótese de que a temporada 2020 possa vir a ter de ser cancelada.

LEIA TAMBÉM – GRANDES PRÉMIOS DE ITÁLIA E DA CATALUNHA ADIADOS



Num comunicado divulgado no site oficial de MotoGP, a Dorna Sports reage a esta hipótese negando que isso esteja atualmente em cima da mesa, mas deixa a possibilidade do cancelamento em aberto:

“À luz da incerteza, a Dorna Sports gostaria de reafirmar que é sua principal prioridade competir em 2020. Mantemos contactos contínuos com a FIM, IRTA, MSMA e ainda com os promotores de cada evento para monitorizar a situação, mantendo canais de comunicação abertos entre os vários pilares do nosso desporto.

O objetivo é voltar a competir assim que possível e que seja seguro. O nosso foco principal sempre foi e continuará a ser competir em 2020 com o maior número de Grandes Prémios, se possível a terminar ainda no ano de 2020. Contudo, iremos sempre atuar em linha com os conselhos de saúde e segurança dos governos e das autoridades de saúde relevantes.

Se a pandemia continuar a colocar as nossas vidas e desporto em suspenso por mais tempo do que aquele que todos antecipámos, e as restrições às viagens continuem a estar em vigor, apenas como último recurso é que a Dorna Sports admite considerar o cancelamento da temporada 2020 com a FIM, IRTA e a MSMA”.


LEIA TAMBÉM – DORNA DISPONIBILIZA APOIO ÀS EQUIPAS




Deste comunicado da Dorna Sports sai também a informação de que o Mundial Superbike, também afetado profundamente pela pandemia Covid-19, se realizará com o maior número de rondas possível e assim que for seguro para todos.

Fica agora por saber como e quando é que a Dorna poderá realizar os quatro Grandes Prémios que estão sem data marcada: Espanha, França, Itália e Catalunha.

andardemoto.pt @ 9-4-2020 12:26:58


Clique aqui para ver mais sobre: Esportes