MotoGP – Grandes Prémios do Reino Unido e da Austrália cancelados

FIM, IRTA e Dorna Sports anunciaram que os dois eventos estão cancelados em 2020. As dificuldades logísticas para realização dos Grandes Prémios do Reino Unido e da Austrália não permitem a sua realização.

andardemoto.pt @ 29-5-2020 10:13:29


A pior fase da pandemia Covid-19 parece estar a passar, mas a realidade é que os efeitos nefastos desta emergência de saúde pública a nível mundial acabam por se prolongar no tempo. Prova disso, é mais uma alteração ao calendário do Mundial de Velocidade.

Já sabíamos que a Dorna Sports, a Federação Internacional de Motociclismo e a IRTA – Associação Internacional de Equipas, teriam muitas dificuldades em conseguir confirmar a realização dos Grandes Prémios em diferentes continentes.

Com restrições impostas pelos diversos governos às viagens, impondo mesmo períodos de quarentena, transportar todo o equipamento do Mundial de Velocidade de um país para o outro, principalmente em diferentes continentes, será uma missão quase impossível em termos de logística.

E isso mesmo acaba de ser confirmado, com a Dorna Sports, a FIM e a IRTA a anunciarem o cancelamento dos Grandes Prémios do Reino Unido e da Austrália.



Silverstone tem sido a “casa” do GP do Reino Unido desde há dez anos. Este ano deveria voltar a receber, mais uma vez, as três categorias MotoGP, Moto2 e Moto3, nos dias 28 a 30 de agosto. 2020 será assim o primeiro ano em que as ilhas britânicas não têm qualquer ação em pista nos mais de 70 anos dos Grandes Prémios.

Quanto ao circuito australiano Phillip Island, deveria ser o anfitrião do Grande Prémio da Austrália entre os dias 23 e 25 de outubro. Um circuito com um “layout” bem especial, mesmo ao lado do mar, e que ano após ano tem dado aos fãs corridas emocionantes.

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, afirma que “Estamos entristecidos por anunciar o cancelamento destes eventos icónicos depois de não encontrarmos forma de contornar os problemas logísticos e operacionais do calendário alterado por causa da pandemia. Silverstone e Phillip Island são sempre duas pistas de corridas emocionantes. Em nome da Dorna, quero, mais uma vez, agradecer aos fãs pela compreensão e paciência enquanto esperamos que a situação melhore. Esperamos ansiosamente por regressar no próximo ano a Silverstone e Phillip Island para mais corridas emocionantes”.

Relembramos que o Mundial de Velocidade está previsto recomeçar a 19 de julho com a realização do Grande Prémio de Espanha, no circuito Jerez Ángel Nieto. Será, se o governo espanhol autorizar, a primeira corrida de MotoGP em 2020, e a segunda para as categorias Moto2 e Moto3.

Resta agora esperar por mais desenvolvimentos ao nível do cancelamento ou confirmação dos diferentes Grandes Prémios que ainda resistem à pandemia. Com um período de tempo muito reduzido para realizar o mínimo de corridas (12), mas com bastantes dificuldades em transportar todo o paddock de um país para o outro, não será surpreendente se a Dorna, a FIM e a IRTA voltarem a anunciar mais alterações ao calendário de 2020.

andardemoto.pt @ 29-5-2020 10:13:29


Clique aqui para ver mais sobre: Esportes