MotoE – André Pires em evolução e Dominique Aegerter a ser o mais rápido em Jerez
O primeiro de três dias de testes oficiais para os pilotos da Taça do Mundo FIM MotoE arrancou com Dominique Aegerter a dominar a tabela de tempos. O português André Pires pilotou pela primeira vez a sua Energica Ego Corsa e já demonstra uma boa evolução.
andardemoto.pt @ 2-3-2021 18:31:39
O
circuito de Jerez Ángel Nieto está por estes dias, mais precisamente até dia 4
de março, por conta dos pilotos e equipas que vão participar naquela que será a
terceira temporada da Taça do Mundo FIM MotoE, competição iniciada em 2019 e
exclusiva para motos elétricas.
Mais uma vez a Energica é o fornecedor oficial das motos para os pilotos das
MotoE. A Energica Ego Corsa de competição ainda não utiliza a tecnologia que
permite ao condutor falar com a moto, mas é na realidade uma evolução
específica para pista da Ego que podemos conduzir em estrada.
De referir que a Energica disponibiliza o kit Corsa para os clientes que
pretendam adaptar a sua Ego ao uso em pista.
O primeiro dos três dias de testes das MotoE em Jerez Ángel Nieto foi dominado
por Dominique Aegerter.
Leia também - André Pires apresentado como piloto da Esponsorama Avintia nas MotoE
O piloto suíço da equipa Dynavolta Intact GP foi estando entre os três
primeiros da tabela de tempos ao longo das duas primeiras sessões em pista, e
na terceira sessão que deu por finalizada a ação do primeiro dia de testes das
MotoE, Aegerter cravou mesmo uma volta em 1m48.478s, sendo que apenas Eric
Granado (One Energy Racing) foi o outro único piloto a conseguir rodar no
segundo 48.
O terceiro mais veloz foi Alessandro Zaccone (Octo Pramac MotoE).
Quanto aos “rookies”, destaque para o espanhol Fermin Aldeguer (Openbank Aspar
Team). Com apenas 15 anos (completa 16 antes da primeira corrida), o espanhol é
o mais jovem do plantel que conta com um total de 18 pilotos em 2021.
Fermin Aldeguer foi o quarto mais veloz neste primeiro dia de testes das MotoE
em Jerez Ángel Nieto, necessitando apenas de +0,792s para completar uma volta
ao circuito andaluz em comparação com Dominique Aegerter.
Nesta lista de estreantes temos ainda de destacar a presença do português André
Pires (Esponsorama Avintia).
O piloto luso, depois de muitos anos a competir na velocidade nacional e de se
ter dedicado ainda às “road races” como Tourist Trophy ou o Grande Prémio de
Macau, opta em 2021 por seguir um trajeto de visibilidade mundial mas com motos
elétricas.
André Pires pilotou hoje pela primeira vez a sua Energica Ego Corsa, uma moto
mais pesada e menos potente do que as superbike que está habituado, e ainda por
cima equipada com pneus slick da Michelin. Todos estes detalhes obrigam Pires a
um processo de adaptação que por vezes pode ser longo, mas que no caso do
português pode ficar mais curto do que o previsto.
A evolução de André Pires ao longo das três sessões em pista foi notória. Na
primeira vez que rodou em Jerez com a Ego Corsa o seu melhor tempo foi de
1m55.471s, na segunda sessão chegou ao 1m52.832s, e por fim, tal como os
restantes pilotos em pista, foi na terceira sessão que André Pires obteve o seu
melhor tempo ao rodar em 1m52.363s que lhe dá o 15º tempo na tabela de tempos.
Tendo estes tempos por volta em conta, verificamos que a evolução do português
é muito positiva e conseguiu melhorar o seu registo em 3,108s da primeira para
a terceira sessão.
Com mais dois dias de testes programados em Jerez Ángel Nieto, André Pires terá
certamente oportunidade de ainda melhorar mais o seu conhecimento da moto
elétrica da Energica, entender melhor como gerir a entrega de potência desta
moto elétrica, e ficar cada vez mais bem inserido na equipa Esponsorama Avintia
que o acolhe em 2021.
Galeria de fotos primeiro dia de testes Taça do Mundo FIM MotoE em Jerez
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