GP Jr, 2022 - JúniorGP brilha em Portimão

Ribeiro 8º na ETC Last Chance

O Autódromo Internacional do Algarve produziu ação estimulante durante todo o fim-de-semana em todas as categorias quando acolheu a 5ª jornada do Campeonato Mundial de Juniores. José Antonio Rueda (Team Estrella Galicia 0,0) garantiu mais uma vitória no JuniorGP, enquanto Brian Uriarte (Team Estrella Galicia 0,0) levou a melhor no Hawkers ETC, e os despojos foram partilhados entre Alex Escrig (Yamaha Philippines Stylobike Racing Team) e Lukas Tulovic (Liqui Moly Intach GP Junior Team) no Campeonato Europeu de Moto2  

andardemoto.pt @ 18-7-2022 10:10:48 - Paulo Araújo

O JuniorGP viu Adrian Cruces (Cuna de Campeones) começar a corrida da pole pela primeira vez na sua carreira, mas foi Syarifuddin Azman (SIC Racing) que levou o holeshot para a Curva 1.Não demorou muito para José Antonio Rueda (Team Estrella Galicia 0,0) subir do 6º lugar da grelha para a liderança e afastar-se com a vitória da corrida na frente. Filipo Farioli (Aspar Junior Team) estava determinado a agarrar-se ao campeonato, mas não era para ser, com um comboio de pilotos a lutar pelo 2º lugar. A batalha durou toda a corrida até o desastre acontecer na última volta, quando três pilotos colidiram na Curva 1, fazendo David Alonso (Aspar Junior Team) e Harrison Voight (SIC 58) cair para fora da corrida, com Filipo Farioli (Aspar Junior Team) a perder tempo e a descer para o 5º lugar.
Farioli foi mais tarde penalizado com 55 segundos. Isto deixou uma batalha pelo segundo lugar com Syarifuddin Azman (SIC Racing) e Adrian Cruces (Cuna de Campeones) a subir ao seu primeiro pódio em terceiro.  


A primeira corrida do dia para o Campeonato Europeu de Moto2 viu Lukas Tulovic (Liqui Moly Intact GP Junior Team) assumir a liderança antecipada da corrida, mas após uma série de erros de seleção de velocidades, o alemão foi forçado a ficar em segundo.
Tentando capitalizar os erros de Tulovic, o novato Senna Agius (Promoracing) coloco-se na frente, até que acabou por cair da corrida na Curva 5.
Foi Alex Escrig (Yamaha Philippines Stylobike Racing Team) que acabou por levar a vitória, afastando-se de Tulovic para levar vitórias consecutivas com Xavier Cardelus (Promoracing) a arredondar o pódio.Foram novamente os suspeitos habituais na Corrida 2, com Tulovic a assumir uma liderança antecipada na corrida e a controlá-la pela frente.
Senna Agius (Promoracing) estava no entanto numa missão, e o jovem australiano lutou e colocou Tulovic à prova com alguns movimentos incríveis nas fases finais da corrida.
Uma última volta viu Agius mergulhar pelo interior de Tulovic na Curva 13, para que Tulovic roubasse a vitória na linha após uma saída soberba da curva final. Alex Escrig (Yamaha Philippines Stylobike Racing Team) estava colado ao top 2, e trouxe a sua Kalex à meta em 3ª. Dani Muñoz foi o vencedor da classe Stock em ambas as corridas


A Taça dos Talentos Europeus Hawkers teve um início difícil após o polaco Dodó Boggio (Aspar Junior Team) ter saído da liderança na primeira volta, causando o caos na primeira volta e fazendo sair as bandeiras vermelhas.
O reinício assistiu a uma batalha de corrida com os elementos da frente que foi decidida por apenas 0,006s com Brian Uriarte (Equipa Estrella Gallicia 0,0) a bater Joel Esteban (Equipa Aspar Júnior) na linha de meta. Casey O'Gorman (VisionTrack Racing Team) completou o top 3, marcando pódios consecutivos para a sua campanha de 2022 Hawkers ETC.
Gonçalo Ribeiro mais uma vez qualificou na Last Chance Race lutando no grupo da frente para acabar 8º.




andardemoto.pt @ 18-7-2022 10:10:48 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Esportes