MXGP 2024, Itália - Gajser and Coenen vencem em Maggiora

Prado abandona

Depois de um sábado lamacento, o sol brilhou na tarde de domingo no Parque Maggiora para o Grande Prémio de MX de Itália e a superfície seca proporcionou um dia incrível de corridas em ambas as classes de GP!

andardemoto.pt @ 17-6-2024 01:42:07 - Paulo Araújo

No MXGP, numa primeira corrida de roer as unhas, o vencedor foi Tim Gajser da HRC. A segunda corrida foi marcada por uma colisão com o atual Campeão do Mundo Jorge Prado da GASGAS a abandonar a corrida. 

Depois de uma queda de Gajser, Jeffrey Herlings conquistou a segunda vitória para a Red Bull KTM, mas não privou o esloveno da sua 47ª vitória em Grandes Prémios, aumentando assim a sua liderança em pontos.

A classe MX2 foi ganha, pelo segundo fim-de-semana consecutivo, por Sacha Coenen, da Red Bull KTM, (acima) depois de duas corridas muito diferentes, com quedas de vários pilotos a resultar numa redução da vantagem de pontos para Kay de Wolf, da Nestaan Husqvarna.

O vencedor da Corrida de Qualificação RAM, Tim Gajser, foi o primeiro na linha de partida, mas foi Jorge Prado que saiu do portão mais rápido do que qualquer outro na primeira manga, para além do piloto da Kawasaki e vencedor do ano passado, Jeremy Seewer, que fez o FOX Holeshot!


Gajser estava mesmo ao lado deles e aproveitou a oportunidade para fazer uma manobra para segundo sobre Prado.

Jeffrey Herlings teve as mãos cheias na primeira volta com Calvin Vlaanderen da Monster Energy até que o homem da KTM escolheu uma linha mais rápida na segunda curva e passou.

Quando Seewer parecia ir fazer uma volta completa na liderança, Gajser passou por fora da última curva para liderar através do salto da meta, mas depois o suíço enganou-se na curva seguinte e caiu após colidir com as barreiras de marcação da pista!

Isto colocou os três primeiros do Campeonato na mesma ordem para a corrida e primeiro Herlings atacou Prado, depois os dois apanharam o líder, com o espanhol a fazer a volta mais rápida de toda a corrida na volta 14 de 17! Era necessário, para travar os avanços de Herlings, que quase o ultrapassou em várias ocasiões! Atrás deles, Vlaanderen manteve o quarto lugar.



A segunda corrida teve um início explosivo, porque Mattia Guadagnini saiu de pista e quando Guillod tentou espremer-se entre Prado e Seewer, caiu e iniciou um efeito dominó que derrubou quase uma dúzia de pilotos, incluindo os homens da Yamaha Vlaanderen e Bonacorsi, Coldenhoff e Cornelius Toendel da KTM.

O mais significativo, no entanto, foi a figura de Prado a levantar-se a coxear, só para ter de se render às dores e retirar-se. Entretanto, o vencedor do Holeshot, Gajser, tinha Herlings colado, com Seewer (acima) a persegui-lo em terceiro.

Herlings tentou uma ultrapassagem a Gajser por dentro no gancho íngreme em frente à partida, e quase se enganou, passando por cima de um tufo! Algumas voltas mais tarde, foi Gajser quem cometeu o erro, ao perder a frente numa curva à esquerda, o que permitiu que Herlings passasse para a vitória! Isto coloca o holandês com 198 vitórias em Grandes Prémios!

Gajser segurou o segundo lugar, para levar o troféu do Grande Prémio à geral, e com o zero de Prado o esloveno tem uma vantagem muito maior de 34 pontos.




MX2 e Coenen de novo

Herlings está agora a 37 pontos do espanhol, enquanto Vlaanderen e Seewer, que conquistou o primeiro pódio da sua carreira com a Kawasaki, ultrapassaram o lesionado Febvre e ficaram em quarto e quinto na classificação.

Depois da húmida Corrida de Qualificação, Liam Everts (acima) foi para a linha de partida em primeiro, mas nada correu como esperado! De Wolf foi ao chão numa colisão na primeira curva com David Braceras, da Fantic, e o estreante Gavin Towers, da VRT Yamaha, e depois Lucas Coenen caiu no exterior da segunda curva! 

O seu irmão Sacha Coenen, acabado de vencer o seu primeiro GP há uma semana em Kegums, conquistou o Fox Holeshot pela oitava vez esta época, e Everts estava mesmo ao seu lado! Laengenfelder, de volta ao segundo lugar na classificação depois de sábado, estava lá em terceiro, à frente da terceira KTM de fábrica de Andrea Adamo.

No início da segunda volta, Sacha caiu antes da maior descida e Everts herdou alegremente a liderança à frente de Laengenfelder e Adamo. Com o público a incentivar o seu Campeão do Mundo, o italiano atacou a roda traseira do alemão, mas não conseguiu passar!

Atrás deles, o wild card da Beddini GASGAS, Valerio Lata, foi um impressionante quinto à bandeira, atrás de Sacha Coenen. De Wolf e Lucas Coenen lutaram mas o detentor da placa vermelha conseguiu separar-se do seu colega de equipa e chegar ao sétimo lugar, logo atrás da Yamaha Factory de Rick Elzinga.



A estrela da Monster Energy Triumph, Mikkel Haarup, acompanhou De Wolf para conquistar a oitava posição final, enquanto Lucas Coenen só conseguiu chegar em décimo, atrás de Quentin Prugnieres, da F & H Racing.

Everts manteve a compostura para conquistar a terceira vitória do ano por quase sete segundos, com o segundo lugar de Laengenfelder a reduzir a vantagem de De Wolf no Campeonato de oito para 46 na segunda corrida!

O mais novo dos gémeos, Sacha Coenen, fez o nono Fox Holeshot da época e, com a Volta Mais Rápida Acerbis no bolso desde a quinta volta, não cometeu erros, mesmo com Lucas a persegui-lo durante todo o percurso.

A segurar o terceiro lugar, numa pista que se estava a revelar difícil, estava a sensação wildcard Valerio Lata! (acima)  Laengenfelder tenta aproximar-se do jovem na oitava volta, mas cai na aproximação a um salto e acaba oitavo. Zanchi e Prugnieres terminam atrás dele para completar os dez primeiros.

De Wolf termina a corrida em sexto, mesmo à frente de Haarup, enquanto os frustrados homens da KTM de fábrica, Everts e Adamo, sempre atrás de Lata, não conseguiram avançar. Isto deixou Everts em segundo lugar, perdendo a vitória do GP no tie-break com Sacha Coenen. Adamo teve de se contentar com o quarto lugar perante os seus fãs caseiros, enquanto Lata, com o seu uniforme especial "Polizia" para a sua corrida em casa, celebrou o seu primeiro pódio da geral!

No entanto, não conseguiu tirar a vitória a Sacha Coenen, que conseguiu duas vitórias consecutivas em GPs na classe MX2 e cinco vitórias consecutivas para a família!

Oitavo no Campeonato, Coenen está mais perto de Rick Elzinga à sua frente. O resultado da segunda corrida deixou De Wolf com 48 pontos de vantagem sobre Laengenfelder, que está agora quatro à frente de Lucas Coenen em terceiro.

MXGP – Classificação - Top 10 :

1. Tim Gajser (SLO, HON), 511 points;

2. Jorge Prado (ESP, GAS), 477 p.;

 3. Jeffrey Herlings (NED, KTM), 440 p.;

4. Calvin Vlaanderen (NED, YAM), 339 p.;

5. Jeremy Seewer (SUI, KAW), 332 p.;

6. Romain Febvre (FRA, KAW), 327 p.;

7. Glenn Coldenhoff (NED, FAN), 302 p.;

8. Pauls Jonass (LAT, HON), 274 p.;

9. Brian Bogers (NED, FAN), 213 p.;

10. Kevin Horgmo (NOR, HON), 206 p.


andardemoto.pt @ 17-6-2024 01:42:07 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Esportes