MotoGP, 2024, Alemanha - Bagnaia novo líder

Oliveira luta na frente

Bagnaia celebrou o seu 200º GP com uma vitória incrível ajudada pela queda de Martin na última volta, que lhe dá a liderança do Campeonato, com os irmãos Márquez no pódio e Oliveira a resistir à armada Ducati a caminho de 6º…

andardemoto.pt @ 7-7-2024 14:07:04 - Paulo Araújo

Miguel Oliveira aproveitou a primeira saída do ano na primeira fila para arrancar à frente para as 30 voltas da corrida, sendo apenas batido por Martin e com Bagnaia, Alex Marques e Morbidelli logo atrás.

Nas voltas seguintes, Bagnaia fez uma carga a caminho da frente, passando Oliveira e Martin e Morbidelli fez o mesmo para colocar Oliveira fora do pódio, enquanto um pouco atrás Viñales estava em 6º e Marc Márquez passava Raul Fernández para 7º.

Alex Márquez e Oliveira lutavam pelo 4º lugar, com todos até ao 13º de Bezzecchi muito próximos e a luta à frente era entre Bagnaia e as Pramac de Martin e Morbidelli, na sua melhor forma do ano… Viñales pelo contrário saia pela gravilha ao tentar chegar a Oliveira e caia para 18º enquanto à frente, era Martin de novo a tentar fugir e, ainda pior, Morbidelli segue-o passando Bagnaia…

DiGiannantonio entrava na boxe para desistir e Oliveira rodava entre os irmãos Márquez, com Acosta e Binder agora a fechar o Top 10.


Martin fugia, com um intervalo de mais de 0,7 segundos a 20 voltas, ou dois terços da corrida ainda por andar e atrás, Quartararo reforçava a posição nos pontos ao chegar a 12º atrás de Bezzecchi…

Os primeiros 5 atrás de Martin continuavam colados, procurando vantagem, umas curvas mais perto, outras mais longe, e Morbidelli, longe de secundar o seu chefe de fila, estava a apanhá-lo enquanto atrás de Bagnaia, Oliveira continuava a perseguir Alex e defender de Marc, tudo ainda por decidir.

Bagnaia recuperava o 2º de Morbidelli e Marc Márquez vinha passar Oliveira, a 15 voltas do fim ainda capaz de sonhar com a vitória.

Oliveira tem de se preocupar agora com Bastianini, atrás dele e tradicionalmente muito forte na fase final das corridas, enquanto Martin está a fugir de novo, com quase 0,9 segundos de avanço sobre Bagnaia.


O ataque de Bastianini não se faz esperar, são 6 Ducati nas primeiras posições com Oliveira agora 7º, Fernández 8º e Vinãles a recuperar lentamente para 14º…

A 10 voltas do fim, o grande intervalo é entre Bagnaia em segundo e Alex Márquez, quase 1,5 segundos, enquanto Marc Márquez caça Morbidelli e choca com o Italo-Brasileiro, que aguenta a 4ª posição no que foi considerado um incidente de corrida.

Atrás, é a habitual corrida das Honda pelos lugares fora dos pontos, com Marini 16º, Nakagami 17º, Zarco 18º e Mir ainda pior atrás de Bradl em 20º.

Marc Márquez regressa e passa Morbidelli e com ele vem Bastianini, mas deste Morbido defende a 5ª posição e a 4 voltas do fim, os dois trocam de posições, com o piloto da satélite a manter a vantagem…

Sem se notar, Bagnaia tem estado a apanhar Martin em busca da vitória, e com a pressão, Martin comete um erro e deita udo a perder com uma queda… Agora, Bagnai lidera a corrida e o Campeonato, e atrás, na luta privada entre as Gresini e os irmãos Márquez, Marc passa Alex e vai ganhar, enquanto Oliveira só pode aspirar ao lugar de melhor não-Ducati acabando em 6º…


andardemoto.pt @ 7-7-2024 14:07:04 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Esportes