Moto GP - GP da Áustria

Bagnaia ganhou asas… de campeão!

Cedeu a ‘pole’ ao seu rival, Martin, mas ao vencer a corrida Sprint, no sábado, já igualara o espanhol em pontos no topo da classificação do campeonato. No domingo. Francesco Bagnaia deu recital no Red Bull Ring.

andardemoto.pt @ 19-8-2024 10:00:19 - Texto: Vitor Sousa

‘Peco’ Bagnaia venceu o sétimo GP da temporada, impondo-se no Red Bull Ring que vai, cada vez mais, tratando como quintal de sua casa. O italiano fez justiça ao número 1 que ostenta na carenagem da sua Ducati, exibindo-se ‘à campeão’ assim que, depois de ultrapassar Martin que o surpreendera na partida, assumiu a liderança da corrida. Depois de controlar o avanço, desferiu o golpe, ganhando, em cada volta, os décimos de segundo necessários para retirar ao adversário a crença na perseguição. E depois controlando o final a caminho da bandeira xadrez, onde chegou com três segundos de vantagem. Um clássico. Com classe.

Cinco pontos separam agora os dois primeiros na tabela – ‘Peco’ e Jorge – quando entramos na segunda metade do calendário. Ducati será, mas qual?

Bastianini, que correu ‘sozinho’, fechou o pódio para a marca de Borgo Panigale.

Talvez Marquez, o Marc, pudesse querer dizer algo, mas teve mais um fim de semana com a sua mais conhecida assinatura recente: queda na Sprint (com um regresso à pista descuidado e perigoso) e falha na activação do ‘launch device’ à partida para o GP, seguida de um quase ‘strike’ na travagem para a primeira curva, prejudicando corridas alheias, nomeadamente a de Morbidelli. Apanhado na confusão, Miguel Oliveira (P13 na ‘sprint’) atrasou-se, vindo a terminar em P12, um lugar à frente do ‘desaparecido’ Pedro Acosta. Marquez foi, apesar do atraso inicial, quarto no final.

As KTM nunca estiveram em posição de brilhar em casa (Binder P5, Miller caíu a defender de Marquez) e às Aprilia valeu o terceiro lugar de Aleix Espargaro na Sprint.


Moto 2 - Regresso de Vietti no apagar das estrelas


Celestino Vietti escolheu o melhor momento para se reencontrar com os triunfos em Moto2. O piloto da KTM Ajo viu os nomes mais sonantes da disciplina passarem por maus momentos, antes ou durante a corrida.

O primeiro foi Ai Ogura (MT Helmets MSI), segundo no campeonato, que se lesionou na véspera e não pôde alinhar. O japonês foi confirmado no MotoGP para o próximo ano – para a moto de Oliveira na Trackhouse – mas podia ter visto o líder do Moto2 escapar na frente da tabela de pontos. No entanto, Sergio Garcia (MT Helmets MSI), líder do mundial, não logrou aproveitar, pois sofreu uma penalização de volta longa e acabou apenas em P14 (terceira vez consecutiva fora do pódio). Joe Roberts (OnlyFans American RT), terceiro no campeonato, não fez melhor que P9… Apesar de tudo, mantiveram as posições relativas na frente.


Quase dois segundos atrás de Vietti, Alonso Lopez (Sync Speed Up), Jake Dixon (CF Moto Aspar) e Aron Canet (Fantic Racing)) animaram a luta pelos lugares imediatos, terminando por esta ordem.

Por falar em apagões… Fermin Aldeguer que mal se viu na Grã-Bretanha, ‘não esteve’ na Áustria… P17 da qualificação, P20 na corrida para o futuro piloto de MotoGP.


Moto 3 - Lição de Alonso

As coisas não começaram bem para Ivan Ortola (MT Helmets MSI). Em vez de sair da ‘pole’, partiu do ‘pit-lane’ depois de um problema técnico no final da volta de aquecimento. O vencedor do GP da Grã-Bretanha veio a concluir a corrida em nono.  Melhor seria difícil.

Já David Alonso (CF Moto Aspar) deu mais uma demonstração de todo o seu potencial. Saindo de sexto na grelha, começou a corrida com uma ‘long-lap’, penalização que trazia da qualificação. Do 10º lugar para que caiu veio a juntar-se ao grupo da frente à entrada para o último terço da corrida. Acabou por vencer o sprint para a linha de meta, terminando à frente de David Muñoz (BOE Motorsports), Miguel Holgado (Red Bull GASGAS Tech3), Angel Piqueras (Leopard Racing) e Colin Veijer (Liqui Moly Husqvarna)… 0,303s a separar os cinco primeiros!

Sétima vitória de Alonso em 2024, oito pódios, terceiro consecutivo!

O Mundial prossegue a 1 de setembro, com o GP de Aragão.

Todos os resultados do MotoGP em: www.motogp.com

andardemoto.pt @ 19-8-2024 10:00:19 - Texto: Vitor Sousa


Clique aqui para ver mais sobre: Esportes