Um Bagnaia da melhor ‘colheita’
Foi um Francesco Bagnaia no seu melhor que conseguiu impor-se no circuito japonês de Motegi. Frio, calmo, racional e… dominador. O italiano reduziu para 10 pontos a desvantagem no Campeonato.
andardemoto.pt @ 7-10-2024 15:52:26 - Texto: Vitor Sousa
Vencedor pela terceira vez consecutiva da corrida Sprint (sexta na época), em três fins de semana consecutivos, após um erro do (de) rookie Pedro Acosta que saíra da ‘pole’ e caíu quando liderava isolado, ‘Peco’ partiu para a corrida de domingo determinado em reduzir a diferença pontual que o separa de Jorge Martin (quarto na Sprint) na luta pelo título de pilotos.
Nem a ameaça de chuva (que chegou a cair levemente), nem a boa forma evidenciada por Acosta na véspera perturbaram o italiano que assumiu a liderança da prova na curva 1 após a partida e não mais a largou até final. Gerindo inteligentemente a sua corrida, Bagnaia obteve a vitória nº900 para a Itália em mais um GP dominado pelaDucati que colocou sete motos nos 10 primeiros lugares, incluindo as cinco primeiras posições. A melhor não-Ducati foi a KTM de Brad Binder (P6).
Pedro Acosta voltou a falhar, caindo de novo com a sua Gas Gas, desta vez quando seguia na segunda posição.
Jorge Martin conteve os ímpetos que o têm levado a erros e problemas nalgumas corridas, mesmo quando no final se aproximava de Bagnaia, preferindo manter o segundo lugar, após ter saído de 11º na grelha. O piloto espanhol mantém a liderança do Campeonato, agora com 10 pontos sobre ‘Peco, com quatro provas por disputar.
Entrámos oficialmente na fase da calculadora na mão em que qualquer erro será, provavelmente, fatal para as aspirações dos candidatos. Igualmente autor de uma boa prova, Marc Marquez completou o pódio, tendo saído deP9 na grelha de partida.
MOTO2: O JOGO DA ADIVINHAÇÃO
Foi preciso ter dotes de adivinho para intuir qual a escolha adequada à partida para o recomeço da corrida de Moto2 no GP do Japão. Interrompida inicialmente devido à queda da chuva, a prova recomeçou para 12 voltas finais.
Cautelosos, a maioria dos pilotos optou por montar pneus de chuva nas suas motos; mais atrevido, um grupo restrito preferiu lançar os dados e sair com pneus ‘slick’ para uma pista molhada.
Nas primeiras voltas, inevitavelmente, sofreram, mas ao baixar da bandeira de xadrez estavam na frente: Manuel Gonzalez, aos comandos da sua Kalex-Triumph da equipa QJ Gresini, obteve a primeira vitória na classe ao bater Ai Ogura por 2,5 segundos…
Os dois saíram para a segunda metade da corrida com pneus ‘slick’. Com segundo posto, o piloto japonês manteve a liderança do campeonato, agora com uma vantagem de 60 pontos sobre Sergio Garcia que terminou na 14ª posição.
O espanhol, dominador da primeira metade do campeonato somou apenas oito pontos nas seis últimas corridas…
MOTO3: ALONSO CAMPEÃO LÓGICO
Ao obter a 10ª vitória em 16 provas – segunda série de três vitórias consecutivas – o colombiano David Alonso, da equipa CF Moto Aspar, sagrou-se Campeão do Mundo de Moto3, a quatro provas do final da temporada.
Um Campeão lógico, justo e incontestado.
No Japão, Alonso impôs-se a Veijer (Husqvarna) e Fernandez (Honda), tendo os três terminado em menos de 1 segundo.
Vencedor da European Talent Cup em 2020, da Rookies Cup em 2021, terceiro na sua primeira época completa em Moto3 no ano passado, e Campeão agora, David Alonso está a tornar-se no novo fenómeno de talento no motociclismo mundial… e tem apenas 18 anos.
O colombiano foi o primeiro do seu país a vencer uma prova de Campeonato do Mundo e a conseguir um título mundial em Grande Prémio para o seu país. Desde 1986, e do título conquistado pelo venezuelano Carlos Lavado, que a América do Sul não tinha um Campeão do Mundo. Alonso é também recordista de vitórias em Moto3, com 14 triunfos (4 em 2023, 10 em 2024).
Todos os resultados em www.motogp.com
andardemoto.pt @ 7-10-2024 15:52:26 - Texto: Vitor Sousa
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