FIM EWC - 24 Horas de Le Mans 2025 Quem sucede à Suzuki?

O Mundial de Endurance em motociclismo (EWC) arranca este fim de semana no circuitoBugatti, em Le Mans, com mais uma edição das “24 Heures Motos”. Suzuki, venceu no anopassado, mas a concorrência fortaleceu-se e promete responder à altura. O português PedroNuno volta a estar presente aos comandos da Kawasaki do Team Bolliger

andardemoto.pt @ 17-4-2025 20:36:57 - Vitor Sousa

O fim de semana da Páscoa volta a marca o arranque do EWC que volta a ter quatro provas apenas, duas de 24 horas (le Mans e Bol d’Or, abertura e fecho do ano) e duas de oito horas(as do regressado circuito de Spa e as tradicionais em Suzuka) com a introdução de uma nova classe – Produção – como grande novidade regulamentar.

Em Le Mans, 53 inscritos discutirão a supremacia nas quatro classes presentes – A principal EWC, a Superstock, a Produção e a Experimental, esta última para motos alteradas sem possibilidade de pontuarem. Os treinos de qualificação acontecem na quinta e sexta feira, acorrida arranca às 15h00 (hora local) de sábado terminando após duas voltas de relógio.

O tempo prevê-se chuvoso e frio, o que vem, de algum modo, equilibrar o plantel, retirando a habitual vantagem das motos equipadas com pneus Bridgestone. Este ano, as cinco motos que representam os construtores envolvidos (BMW, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha), de forma oficial, montam pneus da marca japonesa, pelo que se prevê um maior equilíbrio ao longo da temporada.



Vejamos, mais em pormenor as equipas favoritas e os principais outsiders:

Yoshimura SERT Motul #1 | Bridgestone
Black/Masson/Atsumi

A equipa Campeão do Mundo é sempre favorita, mas este ano começa coxa, pois a lesão de Dan Linfoot (no ombro, em testes em Valência no final de março) não parece ter em CocoroAtsumi um substituto à altura para os momentos quentes da corrida. Mantendo Black e Masson, dois pilotos de enorme experiência neste ambiente, e jogando em casa, terá sempre que estar no rol dos favoritos.


FCC TSR Honda France #5 | Bridgestone
Techer/Perolari/Hada

Profunda remodelação na equipa de Masakasu Fujii. Novo staff técnico e novos pilotos na equipa oficial da Honda. A saída de Mike DiMeglio e Josh Hook não será alheia aos momentos menos bons protagonizados nas últimas temporadas e a chegada de Corentin Perolari (ex TatiTeam) e do japonês Taiga Hada (sem palmarés neste tipo de corrida) apresenta uma refrescar de talento, mas também acrescenta algum risco, dada a inexperiência do japonês. O regresso muito positivo de Alan Techer à equipa no ano passado valeu-lhe o renovar da confiança e a subida a "primeiro piloto".

Yamaha YART #7 | Bridgestone
Hanika/Fritz/O'Halloran

A pré-época determinou muitas mudanças a nível de pilotos no plantel do EWC e a fortíssima YART não foi excepção. O "reformado" Niccolo Canepa é substituido pelo australiano Jason O'Halloran que teve os seus momentos de glória no BSB e que este ano tem substituido Jonathan Rae no WorldSBK. Mantêm-se Marvin Fritz e Karel Hanika (que no ano passado comprometeu uma quase certa vitória para a equipa), já bons conhecedores dos pneus Bridgestone, ao contrário do seu novo companheiro.

Kawasaki Webike Trickstar #11 | Bridgestone
Ramos/Di Meglio/Leblanc

A equipa franco-nipónica vai crescendo em desempenho e preparação. Passa-se para a Briddgestone (que já usou em Suzuka no ano passado) e reforça a formação com o ex-Honda Mike DiMeglio que se junta ao experiente Gregory Leblanc (à procura de desempatar com Alex Vieira como maior vitorioso em Le Mans) e a Roman Ramos que salta de reserva para a substituição a Christian Gamarino.

BMW Motorrad World Endurance Team #37 | Bridgestone
Reitenberger/Guintoli/Odendaal

Última equipa a aderir aos pneus japoneses parte assim em pé de igualdade com a concorrência para a temporada de 2025. A saída de Mikalchick é colmatada com a entrada do promissor e competente sul-africano Steven Odendaal (ex Viltais) que terá como handicap sério o desconhecimento imediato de pneus e moto. Reiterberger e Guintoli dão garantias de rapidez e consistência.

Tati Team AVA6 Racing #4 | Pirelli
Krummenacher/Renaudin/Clere

Estreia-se Martin Renaudin, vindo da RAC42 da classe Superstock, na equipa que faz o seu terceiro ano na categoria principal e segundo com a Honda. Equipa Pirelli, podendo receber da marca italiana algum tipo de tratamento privilegiado.

ERC Endurance #6 | Dunlop
Mykhalchik/K.Foray/D.Checa

O regresso da ERC ao Mundial é também um regresso à BMW, depois de uma experiência malsucedida com a Ducati. Experiência a rodos, com David Checa e Kenny Foray, e rapidez assegurada com Illya Mykhalchik a chegar directamente da equipa oficial e com grande conhecimento da M1000 RR. Xavi Forés, que se retirou recentemente das pistas, estrear-se-á como director desportiva da equipa.

Team Bolliger Switzerland #8 | Pirelli
Thoni/NUNO/Toledo

A veterana equipa suíça está mais uma vez à partida a defender as cores da Kawasaki, e de novo com o português Pedro Nuno a partilhar os comandos da ZX-10 R. Para o espanhol Toledo, será a sua primeira participação em Le Mans.

Elf Marc VDS/ KM99 #99 | Dunlop
De Puniet/Marino/Guarnoni

Talvez a equipa mais forte entre os privados. A formação belga KM99 entra no universo MarcVDS e é das poucas a manter intacta a sua formação de pilotos para a nova época. Pódio (P2)no último Bol d'Or e tratamento especial por parte da Dunlop, aliada à grande experiência dotrio poderá valer uma surpresa. Principal equipa privada da Yamaha.

No campo das Superstock, a BMW entra forte com as equipas HERT Moto Jungle, LRP Poland e Team Etoile, contra as melhores Honda (No lImites, National Moto…) e Yamaha (Slider Endurance, Team 18 Pompiers…)

Nos testes antes da prova, a  BMW #37 e a Yamaha #7 têm-se revelado bastante rápidas mas, como sempre acontece em provas longas, o mais importante não é a rapidez numa volta, mas a consistência, a ausência de erros e o bom trabalho de boxes.

Domingo, às 15 horas, saberemos quem vai entrar no EWC de 2025 em melhor forma.


Os números das 24 horas de Le Mans

Melhor tempo absoluto (treinos):
1’34.708, Niccolò Canepa – Yamaha YZF-R1 – YART (2024)

Melhor volta em corrida:
1’35.751, Illya Mykhalchyk – BMW M 1000 RR – BMW Motorrad (2023)

Record absoluto da distância:
3599,1 km (860 voltas) – D.Checa/N.Canepa/M.Di Meglio – Yamaha YZF-R1 – Yamaha FranceGMT94 (2017)


Vitórias por fabricante:

Suzuki: 15 (82/84/85/97/01/02/03/04/07/08/14/15/21/22/24)
Kawasaki: 14 (81/83/92/93/94/96/98/99/10/11/12/13/16/19)
Honda: 14 (78/79/80/86/87/88/89/90/95/00/06/18/20/23)
Yamaha: 4 (91/05/09/17)


Vitórias por equipa:

SERT*: 12 (82/97/02/03/04/07/08/14/15/21/22/24)
Honda France: 10 (78/79/80/86/87/88/89/90/95/00)
Kawasaki France: 6 (92/93/94/96/98/99)
Kawasaki SRC: 6 (10/11/12/13/16/19)
GMT94: 3 (01/05/17)
F.C.C. TSR Honda France: 3 (18/20/23)
Kawasaki Performance: 2 (81/83)
Roadrunner Endurance: 1 (84)
Team Zone Rouge: 1 (85)
Free Bike Perfomance: 1 (91)
National Motos: 1 (06)
YART Yamaha: 1 (09)

*desde 2021 como Yoshimura SERT

andardemoto.pt @ 17-4-2025 20:36:57 - Vitor Sousa


Clique aqui para ver mais sobre: Esportes