Pedro Bianchi Prata estreia Strix 100% elétrica em corrida do campeonato do mundo, no Alentejo
Bianchi Prata completou com sucesso o prólogo do BP Ultimate Rali Raid Portugal, prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), disputado em Grândola, sendo que a mesma decorre até domingo, dia 22 de março.
andardemoto.pt @ 19-3-2026 11:00:00
A segunda jornada do World Rally-Raid Championship ficou já marcada pelo facto de o piloto Bianchi Prata ter completado com sucesso o prólogo do BP Ultimate Rali Raid Portugal, prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) em Grândola e que vai até dia 22 de março. O troço contou com apenas 3 quilómetros cronometrados e integra-se num projeto mais vasto de preparação para o Rali Dakar 2027.
Depois da sua participação na Baja Montes Alentejanos, onde se estreou aos comandos de uma STRiX – moto elétrica de um fabricante europeu de nova geração – Pedro Bianchi Prata apresentou-se à partida desta prova com o foco renovado na evolução da mobilidade elétrica em competição. O grande objetivo do projeto passa por alinhar no Dakar 2027, sendo que o piloto mantém a ambição de lutar pela vitória na categoria Mission 1000 com uma moto 100% elétrica.
No final do prólogo, o piloto português, que se classificou na 29.ª posição da geral, numa prova que reúne a elite mundial do rali raid, mostrou-se orgulhoso por competir em casa:
Estamos no Rali Raid de Portugal. Esta é a prova mais importante do ano do panorama nacional, onde vêm todos os pilotos do Campeonato do Mundo. Para mim, é um orgulho muito grande e um prestígio estar à partida desta corrida. Obrigado ao ACP pelo apoio e por fazer o possível para haver em Portugal uma prova deste nível.
Deu ainda mais detalhes, ao afirmar:
Durante os dias que antecederam a corrida, estivemos a testar alguns componentes da moto, nomeadamente baterias novas que chegaram da Strix, acompanhadas por engenheiros para testarmos a moto. O objetivo da nossa participação nesta corrida é testar e continuar a desenvolver a moto com o objetivo bem claro de participar no Dakar 2027.
Pedro Bianchi Prata participa nesta corrida sem grandes expetativas de resultados, porque o grande objetivo é continuar a melhorar a moto elétrica, mas está entusiasmado com o trabalho que pode realizar, tal como destacou no final do prólogo:
Hoje começou o prólogo. Fui a primeira moto a entrar para o prólogo. Foi espetacular, com muito público a ver e muito bem organizado. Amanhã começa a corrida propriamente dita. O nosso objetivo é, todos os dias, fazer quilómetros e testar novas coisas na moto. Não estamos a pensar em nenhum resultado. Nem há a nossa classe, não há categoria. Estamos numa categoria experimental, algo único: uma moto 100% elétrica a fazer provas do Campeonato do Mundo de Rali Raid.
Todos os dias vamos testar novas soluções na moto, chegar o mais longe possível e fazer o maior número de quilómetros possível. Não temos expectativa nenhuma quanto ao resultado. Vai ser uma semana longa e de muito trabalho. Agradeço a todos os patrocinadores, à Strix por confiar em mim neste trabalho tão importante para a marca e à Moeve por acreditar neste projeto elétrico.
andardemoto.pt @ 19-3-2026 11:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: Esportes