Como se manter fresco a andar de moto no verão
Os dias de verão são quase perfeitos para desfrutar da nossa moto. Mas por vezes o calor excessivo torna-se um problema. Deixamos aqui algumas dicas que o vão ajudar a manter-se fresco enquanto anda de moto no verão.
andardemoto.pt @ 9-6-2020 09:00:00
A
chuva e frio parecem já ter terminado e o verão veio para ficar. Esta é a
altura quase perfeita para tirar a moto da garagem e percorrer as fantásticas
estradas portuguesas, recheadas de boas curvas. Mas com o verão vem também o
calor!
Nem todos os motociclistas têm os dotes de pilotagem de Robbie Maddison, que, como pode ver na foto de abertura deste artigo, consegue conduzir a sua moto em cima da água, e por isso não sofre de calor. Para os comuns motociclistas, conduzir a moto em cima do asfalto num dia de verão pode ser um problema.
Já todos nós ouvimos um amigo, que não anda de moto, dizer que esta é a altura
perfeita para andar de moto. Mas mal sabem esses amigos que andar de moto com
calor, para além de desconfortável, pode tornar-se inseguro.
Para além da desidratação, nos dias de calor intenso notamos um aumento da
temperatura corporal para níveis excessivos, e como consequência ficamos menos
alerta para situações de perigo na estrada, que podem resultar nas indesejáveis
quedas.
Tonturas, fraqueza generalizada, náuseas, fadiga muscular são apenas alguns dos
sinais a que deve estar atento.
É por isso necessário ter em atenção alguns detalhes para evitar problemas
quando anda de moto no verão. E por isso deixamos aqui algumas dicas para se
manter fresco nos dias de calor.
#1 – Equipamento apropriado para dias de calor
Andar
de moto é uma atividade que obriga, esperamos nós, que os motociclistas
utilizem os equipamentos de proteção específicos para motociclismo.
Nestes dias de calor é uma imagem comum na estrada: um motociclista com capacete,
mas vestido com uma t-shirt, sem luvas, de calções, e muitas vezes calçado com
uns chinelos. A desculpa para isto? “Está calor e não aguento!”.
Se antigamente podíamos dizer que não havia muita escolha, e se calhar o blusão
ou as luvas de inverno eram também usadas no verão, hoje em dia já não existe
necessidade de sofrer com o calor.
Todos os fabricantes têm equipamentos extremamente ventilados (com materiais
perfurados ou aberturas), e que garantem total proteção. Por exemplo luvas de
verão, mais finas, ou blusões em rede mas que têm as obrigatórias proteções
rígidas. Até o calçado para motociclistas pode ser especialmente ventilado para
usar no verão.
#2 – Hidratação
Mesmo
nas voltas do quotidiano mais curtas, manter-se hidratado é importante. Nas
viagens maiores a hidratação do corpo é indispensável! Enquanto anda de moto
pode hidratar-se de diversas formas.
Pode parar várias vezes no caminho, onde não apenas descansa o físico, mas
também aproveita para beber água. Leve consigo uma garrafa de água, ou então
compre, por exemplo, num posto de abastecimento. Pode também usar as bolsas de
hidratação. Hoje em dia não é díficil – nem dispendioso! – comprar bolsas de
hidratação que podem ser usadas tipo mochila ou transportadas numa mochila.
Esta opção permite hidratar-se sem ter de parar.
Se parar no caminho para descansar e hidratar, use o tempo de repouso para
ingerir alguns alimentos. Nos dias de maior calor o melhor serão alimentos
salgados, que vão ajudar a manter os eletrólitos equilibrados.
Mesmo que a sua moto não necessite de parar para reabastecer, não se esqueça de
parar com regularidade para beber líquidos (água de preferência) e ingerir
alguns alimentos.
#3 – Molhe a t-shirt ou use um colete de arrefecimento
Esta é
uma daquelas técnicas que os mais experientes transmitem aos mais novos. E de
facto funciona!
Se parar num posto de abastecimento, aproveite para molhar a sua t-shirt
(normal ou roupa técnica) que usa por debaixo do blusão. Depois só tem torcer
um pouco a t-shirt para remover o excesso de água e já a pode vestir novamente.
Quando voltar à estrada, vai perceber que o vento da moto em andamento vai
criar um efeito refrescante quando passa pela água que está na t-shirt. Se
estiver a conduzir moto num dia de calor extremo, a t-shirt não vai demorar
muito a secar. Quando isso acontecer e voltar a sentir calor, só tem de repetir
o processo.
Se esta opção “low cost” de molhar a t-shirt não o convencer, então fique a
saber que alguns dos maiores fabricantes de equipamentos para motociclistas
disponibilizam coletes de arrefecimento. Estes coletes contam com materiais que
absorvem a água, e depois funcionam pelo princípio do arrefecimento por
evaporação. Apenas tem de molhar o colete, torcer um pouco para não ficar a
pingar, vestir o colete, e seguir viagem.
Alguns destes coletes aguentam a água por muito tempo. O efeito refrescante
pode durar até seis horas!
#4 – Conduza de manhã ou ao entardecer
Se
quer escapar ao calor extremo dos dias de verão, o melhor a fazer é conduzir
quando está menos calor. E não estamos a falar em conduzir à noite!
Se sabe à partida que o seu destino fica a uma determinada distância e que vai
demorar X horas a lá chegar, pode planear a sua viagem para começar de manhã,
pela fresca, e parar algures à hora de almoço. Depois pode recomeçar a viagem
quando o sol começa a perder a sua força, e ao entardecer, para além de
desfrutar de uma luz fantástica, não estará tanto calor.
#5 – Dê preferência às estradas secundárias
Para além de planificar a sua viagem para evitar conduzir
nas horas de maior calor, se tiver mesmo de seguir viagem nessas alturas do
dia, faça-o pelas estradas secundárias e evite as autoestradas que mais parecem
um “forno”.
Ao contrário das autoestradas, as estradas secundárias são bastante protegidas
por ávores. As árvores, para além da sombra que projetam na estrada, conseguem
absorver o calor. A temperatura neste tipo de estradas pode ser 10 graus abaixo
da verificada numa autoestrada.
Para além disso, conduzir a sua moto numa estrada secundária – e em Portugal
existem estradas secundárias fantásticas! – é muito mais gratificante do que
passar horas a conduzir a direito numa autoestrada.
andardemoto.pt @ 9-6-2020 09:00:00
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