Honda desenvolve capacete inteligente que substitui a chave da moto (mas não só)

Um sistema “keyless” ou sem chave, dotado de reconhecimento facial, que pode ser o princípio de uma revolução no motociclismo

andardemoto.pt @ 4-5-2019 14:21:11

A Honda registou a patente de um capacete dotado de um sistema de reconhecimento facial que, ao ser colocado na cabeça, e depois de efectuado o reconhecimento do proprietário, desbloqueia a moto sem necessidade de utilizar chave ou fechaduras mecânicas.

Pode não parecer grande coisa, mas o sistema estará destinado a países como a Índia, onde as vantagens da utilização de um capacete de protecção são geralmente descuradas. Assim sendo, passaria a ser impossível andar sem capacete, ou utilizar outros capacetes que não garantam as mínimas condições de segurança.


O sistema, depois de fazer o reconhecimento facial através de uma câmara instalada no interior do capacete, faz a validação dos dados para garantir que é efectivamente o proprietário da moto que o está a utilizar, revelando-se assim como uma medida de protecção contra furto. Além disso, o capacete apenas desbloqueará a direcção e permitirá o arranque se estiver efectivamente colocado na cabeça do proprietário.

Mas a Honda não fica por aqui e, numa medida inovadora para reduzir a sinistralidade, incorpora também neste capacete um sensor que mede o teor de álcool existente na exalação do condutor e, de acordo com a legislação, se os valores forem superiores ao permitido, a moto ficará bloqueada sem permitir o arranque.

Com as novas tecnologias a serem cada vez mais empregues nos capacetes ditos inteligentes, será de esperar que, num futuro não muito longínquo, estes sistemas de segurança agora apresentados pela Honda funcionem em conjunto com outros como retro-visão incorporada, realidade aumentada, comando por voz e detecção de fadiga e os capacetes se tornem cada vez mais na materialização do tal anjo da guarda que protege cada motociclista. 


Fonte

andardemoto.pt @ 4-5-2019 14:21:11