EICMA 2019 – KTM 1290 Super Duke R

Depois de oito anos a entreter os motociclistas sedentos de adrenalina, a “Besta” está de volta para mais um ano de alucinação! Fique a conhecer a nova KTM 1290 Super Duke R para 2020.

andardemoto.pt @ 8-11-2019 12:19:53

Em Mattighofen os engenheiros e designers da KTM não sabem fazer coisas pequenas ou discretas. Têm sempre de conseguir fazer tudo da forma mais vistosa e mais potente que conseguem. Foi assim que nasceu a primeira KTM 1290 Super Duke R há oito anos, e é nesta premissa que a KTM nos apresenta a nova 1290 Super Duke R depois de muitos “teasers” que nos deixaram sedentos de adrenalina!

Para o novo ano a moto que é apelidade de “Besta” recebe mais do que alterações de pormenor ou uma nova pintura e gráficos. Na realidade a KTM removeu todos os componentes que não sejam necessários para melhorar a performance desta powernaked austríaca.

Os objetivos da equipa de desenvolvimento da KTM foi reduzir o peso e melhorar a agilidade.

Objetivos alcançados, de acordo com a KTM, graças à utilização de um novo quadro tubular que utiliza o motor como elementos estrutural e que assim aumenta e otimiza a rigidez torsional do conjunto, para uma condução mais desportiva. A KTM afirma que aumentou a rigidez torsional em três vezes mais quando 


A KTM promete melhores prestações do que nunca em condução desportiva, ou em pista. As alterações permitem sentir a frente desta potente naked mais ágil, mais incisiva. Com isso o condutor da 1290 Super Duke R pode realizar correções mais precisas à trajetória delineada, caso necessário, mesmo em plena inclinação em curva.

Claro que para isso a KTM também foi obrigada a elevar o nível das suspensões. Claro que a WP continua a ser o fornecedor destes componentes, mas na 1290 Super Duke R de 2020 encontramos as novas suspensões WP APEX.

A eletrónica foi também reprogramada. Tem quatro modos de condução – Rain, Street, Sport e Track (opcional) – que estão agora mais sensíveis, ou seja, cada um dos modos de condução oferece ao condutor mais “feedback” para uma condução com mais confiança.


A eletrónica da nova Super Duke R é controlada através de um novo painel de instrumentos TFT de cinco polegadas, mais intuitivo.

A aparência agressiva desta KTM está agora mais agressiva, com linhas mais vincadas. Os pneus de série que equipam esta moto são os novos Bridgestone Battlaxk Hypersport S22, sendo que o pneu traseiro conta com uma construção específica para aguentar com a potência e binários gerados pelo motor bicilíndrico LC8.

Na travagem o destaque vai para a utilização de novas pinças monobloco Brembo Stylema de quatro pistões, enquanto o sistema de ABS com função “cornering” conta com um modo específico Supermoto. A dieta a que a 1290 Super Duke R foi submetida incluiu novas jantes de 5 braços.

Em termos de performance a KTM anuncia que esta versão 2020 da 1290 Super Duke R tem 180 cv e 140 Nm de binário, para um peso a seco de cerca de 180 kg.

Galeria KTM 1290 Super Duke R e Super Duke R Prototype

andardemoto.pt @ 8-11-2019 12:19:53


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews