EICMA 2019 – KTM 390 Adventure

Depois de muitos anos à espera da versão mais pequena da Adventure, a KTM finalmente mostrou a novidade no Salão de Milão EICMA. Fique a conhecer os detalhes da nova KTM 390 Adventure.

andardemoto.pt @ 21-11-2019 12:14:42

Os rumores de que uma Adventure mais pequena estaria a caminho dos concessionários KTM já existem desde há vários anos. As primeiras informações começaram a surgir em 2015, e foi necessários esperarmos quatro anos para que finalmente a marca austríaca nos mostrasse a 390 Adventure.

A KTM diz que demorou sete anos (!) a desenvolver a 390 Adventure. Provavelmente porque não foi fácil encontrar forma de colocar todos os componentes a funcionar numa moto que tem por base uma estrutura da moto de competição do Dakar. De facto o quadro é uma derivação da estrutura usada na 450 Rally que tem vencido o Rali Dakar.

O quadro é por isso uma estruta em treliça ligada a um subquadro também em treliça, com a estrutura da 390 Adventure a ficar completa pelo braço oscilante de design “open box”. Tudo isto garante à KTM que a pequena aventureira será uma moto bastante leve, e embora o peso do conjunto não esteja ainda confirmado, as primeira informações apontam para um peso a cheio de perto de 180 kg.


Com uma posição de condução descontraída, fruto do assento alto e do guiador elevado e que pode ser ajustado em altura, a 390 Adventure está bem preparada para percorrer distância médias sem qualquer problema. O depósito de combustível com capacidade para pouco mais de 14 litros deverá permitir percorrer cerca de 400 km antes de ter de reabastecer.

No centro da 390 Adventure encontramos um motor monocilíndrico bem conhecido de outros modelos como a Duke ou a RC. As suas prestações são muito interessantes, e esta unidade motriz conta com embraiagem deslizante. Na eletrónica destaca-se o controlo de tração e o acelerador eletrónico.


As suspensões têm assinatura WP, e são a forquilha Apex com bainhas de 43 mm à frente, enquanto na traseira o monamortecedor tem ajuste de pré-carga. Os travões são da ByBre, compostos por discos recortados de 320 e 260 mm à frente e atrás respetivamente.

Com conectividade por Bluetooth como equipamento de série e um ecrã TFT a cores de 5 polegadas, a nova KTM 390 Adventure vai contar ainda com uma vasta gama de acessórios KTM PowerParts: proteções de punhos, proteção de cártes, escape, entre muitos outros acessórios que vão levar esta pequena Adventure a outro patamar.

Esta é mais uma das novidades KTM para 2020, sendo que as restantes novidades são a 1290 Super Duke R e a 890 Duke R.

Galeria KTM 390 Adventure

andardemoto.pt @ 21-11-2019 12:14:42


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews