Yamaha revela um motor elétrico com 268 cv de potência!

A marca de Iwata surpreende com a revelação de um novo motor elétrico que poderá ser aplicado a diversos tipos de veículos, incluíndo motos. O High-performance Electric Motor Prototype tem uma potência que começa nos 47 cv mas pode atingir os 268 cv!

andardemoto.pt @ 13-2-2020 11:32:15

A Yamaha ainda não nos deu a conhecer as mais recentes evoluções dos seus protótipos elétricos como a PES-1 ou a PED-2, conceitos que já conhecemos desde 2015. Mais recentemente, no Salão de Tóquio 2019, a Yamaha voltou ao ataque no campo das motos elétricas apresentando as scooters E01 e E02.

No entanto a marca com sede em Iwata tem estado a trabalhar noutras ideias eletrizantes!

Uma dessas ideias é o High-performance Electric Motor Prototype, um protótipo de motor elétrico que a Yamaha revelou de forma surpreendente e usando um Alfa Romeo 4C como “cobaia” para mostrar as suas capacidades.


A potência deste motor elétrico da Yamaha começa nos 35 kW (47 cv), o que pode não parecer muito relevante, mas que na realidade será perfeito para uma moto para ficar dentro dos limites da categoria A2, sendo que a grande novidade é que na sua versão mais potente o motor High-performance Electric Motor Prototype pode atingir os 200 kW (268 cv)!

Esta potência está praticamente ao nível do que a Yamaha YZR-M1 de MotoGP disponibiliza.

A Yamaha desenhou este motor para ser o mais compacto e simples de instalar possível. O motor inclui no seu interior toda a eletrónica e engrenagens, ocupando assim pouco espaço e sendo fácil de instalar. Para garantir a máxima refrigeração dos componentes internos, a Yamaha possibilita a refrigeração por líquido refrigerante ou óleo.

Apesar da marca japonesa estar a usar um Alfa Romeo 4C para nos mostrar o que o motor elétrico High-performance Electric Motor Prototype consegue fazer, a verdade é que a Yamaha, no seu comunicado de imprensa, revela também que devido às dimensões compactas este motor poderá ser aplicado a outros tipos de veículos que não um automóvel.


Ou seja, em breve poderemos ver o High-performance Electric Motor Prototype, ou uma versão mais evoluída, a equipar uma nova família de motos elétricas da Yamaha, seja para a categoria A2, seja para o segmento das desportivas mais potentes.

Enquanto a Yamaha não nos fornece mais informações sobre o seu inovador motor elétrico High-performance Electric Motor Prototype, fique com um vídeo onde poderá ver este motor amigo do ambiente a funcionar num Alfa Romeo 4C.

andardemoto.pt @ 13-2-2020 11:32:15


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews