Indian Appaloosa v2.0 com estreia marcada para o Baikal Mile

A Indian e a Workhorse Speed Shop estão de volta à ação com a segunda versão desta Scout Bobber altamente modificada. O evento de corridas no gelo Baikal Mile na Sibéria será o palco da estreia da Appaloosa v2.0.

andardemoto.pt @ 23-2-2020 11:30:00

A Indian Motorcycles e a Workhorse Speed Shop anunciaram o regresso de uma parceria que já vimos anteriormente brilhar com a primeira versão da Appaloosa. Essa moto, uma modificação extrema de uma Scout Bobber, foi criada para celebrar os 100 anos da Indian Motorcycles, e foi pilotada por Randy Mamola nos Sultans of Sprint.

Agora, menos de um ano depois, a Indian Motorcycles e a Workhorse Speed Shop reativam a sua parceria para criarem a Appaloosa v2.0.

A estreia desta evolução da Appaloosa vai acontecer na Baikal Mile 2020, uma competição que decorre no lago gelado de Baikal, na Sibéria. Nesta que será a segunda edição da Baikal Mile, e onde as condições ambiente extremas são uma das maiores dificuldades que os participantes têm de enfrentar, a Indian Motorcycles Appaloosa v2.0 será um dos grandes destaques.


A Scout Bobber originalmente construída por Brice Hennebert para competir nas Sultans of Sprint teve de ser radicalmente modificada para esta competição no gelo.

De forma a garantir que a Appaloosa v2.0 consegue passar para a superfície gelada toda a sua potência, os pneus Dunlop SportSmart Mk3 foram equipados com espigões, fixados à mão. Uma tarefa que demorou um total de quatro dias de trabalho.

Se noutros ambientes o arrefecimento do motor é prioritário, no caso da Baikal Mile a equipa enfrenta precisamente o efeito contrário. Assim, a carenagem foi totalmente fechada com uma ponta em fibra de carbono para garantir que o motor consegue aumentar para a temperatura de funcionamento ótima, enquanto as condutas laterais de arrefecimento foram reduzidas em tamanho.

O sistema de óxido nitroso da NOS, que aumenta a potência do motor, foi substituído por um novo sistema da Nitrous Express. A Öhlins instalou um amortecedor de direção para garantir estabilidade, enquanto as suspensões frontal e traseira foram ajustadas especificamente para as irregularidades do gelo do lago Baikal.

Devido aos espigões nos pneus, o gelo que salta dos pneus a alta velocidade torna-se um problema para o piloto. Assim, a carenagem foi trabalhada para evitar que o gelo atinja o piloto.


A mudança dos pisos de asfalto para os quais a Appaloosa foi originalmente pensada para os pisos de gelo do lago siberiano de Baikal, foi também uma boa oportunidade para um “makeover” visual, com a Indian Motorcycle e a Workhorse Speed Shop a recorrerem aos especialistas Benny Maxwell da Axesent e Matthias da Moto Peinture, que juntos criaram e aplicaram uma pintura totalmente nova.

A Indian Motorcycles Appaloosa v2.0 será revelada quando chegar ao lago Baikal.

A competição Baikal Mile 2020 inclui duas pistas no gelo, uma com 1/8 de milha e uma outra pista maior com 1 milha completa. Para além das tentativas de bater recordes de velocidade, o evento inclui drift, freestyle MX, drag racing ou ainda flat track.

Com temperaturas ambiente que atingem os 40 graus negativos durante a noite e os 20 negativos durante o dia, a Baikal Mile está já entre as competições mais interessantes do panorama desportivo a nível mundial.

andardemoto.pt @ 23-2-2020 11:30:00

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews