KTM DUKE - 30 anos de naked pura

Os últimos 30 anos da gama de modelos DUKE da KTM podem ser resumidos numa palavra: Evolução.

andardemoto.pt @ 5-2-2024 12:41:12

Desde os seus humildes começos em 1994 até ao seu estatuto atual como símbolo de desempenho e inovação, a identificação DUKE resistiu ao teste do tempo. 

Em 1994, a KTM entrou em cena com a primeira moto a ostentar o nome de modelo DUKE. Apresentava um motor monocilíndrico de grande cilindrada, 609 cc, com ergonomia e estilo que se situavam entre uma supermoto e uma street fighter. 

Esta “bomba” trouxe uma verdadeira personalidade hooligan para as ruas, reduzida à essência fundamental do que uma moto deveria ser. 

Na época foi uma revolução radical dos designs tradicionais das motos. Com um quadro de treliça exposto, carenagens minimalistas e um motor monocilíndrico, a KTM DUKE de 1994 era uma lufada de ar fresco no mercado. 


Capturou imediatamente a atenção dos motociclistas em busca de uma experiência de condução crua e desinibida. Tal foi o seu sucesso que a KTM introduziu em 1999 uma versão mais potente, a DUKE II, com um estilo mais afiado, substituindo as formas arredondadas da antecessora. 

Inadvertidamente, estava lançado o segmento Naked dentro da linha de motos de estrada da KTM.

Em 2005, surgiu a designação SUPER DUKE, que ostentava um potente motor LC8 V-Twin com 990 cc. A KTM 990 SUPER DUKE rapidamente alcançou o estatuto de culto, abrindo caminho para a variante KTM 990 SUPER DUKE R entrar no mercado em 2008. 

Também em 2008, a KTM lançou a 690 DUKE, mais uma vez abalando as normas de design da época. A KTM 690 DUKE de 2008 era uma máquina potente, de apenas um cilindro, rebaixada, com um escape suspenso e uma posição de condução agressiva, de cotovelos para fora, aspetos que viriam a tornar-se padrão para a atitude DUKE. 


O ano de 2011 viu o surgimento de modelos DUKE de menor capacidade, com a entrada da KTM 125 DUKE no mercado. Compacta e enérgica, a oitavo de litro oferecia potência suficiente e manobrabilidade fácil, sem sacrificar a personalidade que lhe fora atribuída. 

Em 2013, a KTM introduziu na sua gama a revolucionária 390 DUKE. A KTM 390 DUKE tornou-se uma favorita entre os motociclistas urbanos, graças à sua agilidade e entrega de potência vigorosa. 

Um ano mais tarde, em 2014, a KTM abalou ainda mais o segmento Naked, com a introdução da KTM 1290 SUPER DUKE R. Com um motor V-twin de 1.301 cc no seu quadro, a KTM 1290 SUPER DUKE R ganhou a reputação de ter o motor LC8 mais potente, pavimentando o caminho para um novo segmento com a chegada, em 2016, da KTM 1290 SUPER DUKE GT, mais focada em viagens. 

No ano seguinte, 2017, a SUPER DUKE R recebeu a sua primeira atualização real. Apelidada de THE BEAST 2.0 (A Besta 2.0), a KTM 1290 SUPER DUKE R de 2017 ostentava atualizações de potência, suspensão e estilo. Mas o seu novo pacote eletrónico assumiu o palco central, com ajudas ao motociclista mais refinadas e um novo modo “Track” a exaltar as suas capacidades desportivas. 


Já mais recentemente, no ano de 2018, a KTM lançou a KTM 790 DUKE, apelidada de The Scalpel. Esta foi a introdução de uma nova era de desempenho e estilo para o nome DUKE, apresentando um potente motor bicilíndrico paralelo, eletrónica de ponta e um design arrojado. Além disso, demonstrou determinação em dominar o segmento de motos Naked de média cilindrada. 

Agora, 30 anos depois do lançamento da primeira Duke, entram em cena três modelos de aniversário. Na entrada de gama, a KTM 390 DUKE ostenta o seu passo evolutivo mais ousado, com um estilo distinto, um pacote eletrónico completo e um desempenho incomparável. A KTM 990 DUKE, para não ser confundida com a antiga KTM 990 SUPER DUKE, é alimentada por um novo motor bicilíndrico paralelo, o LC8c, competindo assim no segmento Naked de 1.000 cc. Apresenta maiores dimensões, mais tecnologia e um novo estilo. Por último, a KTM 1390 SUPER DUKE R e a KTM 1390 SUPER DUKE R EVO, evoluíram para serem o par definitivo das moto hyper-naked, com imensa potência, eletrónica de ultima geração e uma direção totalmente nova em termos de design. 

Para celebrar este marco, os três modelos mencionados têm uma decoração dedicada aos 30 anos da Duke, inspirada nos modelos que os antecederam. A KTM também se esforçou por recompensar os fãs do modelo, oferecendo uma KTM 390 DUKE, uma KTM 990 DUKE e uma KTM 1390 SUPER DUKE R através das suas plataformas digitais, tendo recebido mais de 700.000 inscrições. 


andardemoto.pt @ 5-2-2024 12:41:12


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