Pirelli presente em mais de 150 campeonatos no ano 2024

Moto2 e Moto3 entram para o portfólio de competições para as quais a Pirelli é fornecedora exclusiva. O WorldSBK permanece como o principal campeonato para o desenvolvimento dos seus produtos. 

andardemoto.pt @ 28-2-2024 16:05:40

A Pirelli está pronta para os desafios das corridas de moto da próxima temporada de motociclismo, que começou na Austrália com a primeira etapa do Campeonato Mundial de Superbike da FIM. 

A maior novidade para 2024 é a entrada nos Campeonatos Moto2 e Moto3 como fornecedora exclusiva de pneus sob um contrato de três anos, o que coloca a Pirelli envolvida nas classes intermediárias ao MotoGP até pelo menos à temporada de 2026. 

A empresa italiana de pneus trará a filosofia encapsulada no seu agora famoso lema "Vendemos o que corremos, corremos o que vendemos" para o novo paddock, uma vez que fornecerá uma gama de pneus padrão e não protótipos, numa evolução contínua daqueles já utilizados há mais de 20 temporadas no Campeonato Mundial de Superbike da FIM, que continua a ser o principal laboratório a céu aberto para o desenvolvimento da gama. 

Como sempre com os produtos de competição da família DIABLO, a Pirelli será também a fornecedora exclusiva do recém-criado Campeonato Mundial Feminino de Motociclismo da FIM e das copas de talentos, dedicadas aos pilotos em ascensão de amanhã, que fazem parte do projeto Road to MotoGP da Dorna. 


Estes campeonatos juntam-se aos mais de 150 campeonatos de motos, em estrada e fora de estrada, nos quais a Pirelli estará envolvida em 2024. 

No asfalto, além dos já mencionados, a Pirelli também participa em alguns dos mais prestigiados campeonatos nacionais como o British Superbike (do qual é fornecedora exclusiva desde 2008), o Campeonato Alemão IDM e o Campeonato Francês de Superbike, entre outros. 

O compromisso da Pirelli com o off-road também é confirmado, começando pelo Campeonato Mundial de Motocross da FIM organizado pela Infront, no qual a empresa italiana de pneus ostenta um recorde de 81 títulos mundiais e do qual será fornecedora oficial de pneus até 2025 incluído. 


"Este ano, o nosso compromisso com as corridas de motos é mais forte do que nunca, com a entrada como Fornecedora Exclusiva de Pneus não apenas na Moto2 e Moto3, mas também nas várias copas de talentos, que fazem parte do projeto Road to MotoGP da Dorna, e no Campeonato Mundial Feminino de Motociclismo da FIM. Um reconhecimento adicional do nosso papel como líder no panorama do desporto motorizado, bem como da validade do nosso produto e do trabalho que temos vindo a desenvolver há anos no Campeonato Mundial de Superbike da FIM, no Campeonato Mundial de Motocross e em muitas outras competições nacionais. Também levaremos a nossa filosofia para os novos campeonatos, que não é nada mais do que a aplicação máxima do conceito 'da pista para a estrada': no nosso caso, não é necessária qualquer transferência de tecnologia porque os pneus usados pelos pilotos não são protótipos, mas os mesmos que qualquer motociclista pode comprar. Vamos enfrentar os novos desafios com entusiasmo, uma equipa muito unida e com a metodologia de trabalho que sempre nos distinguiram." 

O Grande Prémio do Qatar (8-10 de março) marcará a estreia oficial da Pirelli nas corridas de Moto2 e Moto3, após um teste privado em setembro de 2023 no circuito de Barcelona seguido pelo primeiro teste oficial de 2024 realizado em novembro no circuito de Valência, onde os pilotos estabeleceram tempos de volta recordes. 


Dentro da estratégia da empresa, as duas classes tornar-se-ão um importante impulsionador para a maior valorização da marca Pirelli, tanto em termos de crescimento comercial quanto de desenvolvimento tecnológico. 

Os pilotos poderão contar com o desempenho comprovado dos pneus slick DIABLO Superbike e DIABLO Rain, ambos utilizados com sucesso há anos por pilotos de todas as classes do Campeonato Mundial de Superbike da FIM, bem como por aqueles de muitos campeonatos nacionais. 

Especificamente, os pilotos da Moto2 utilizarão slicks dianteiros no tamanho 125/70 R17 com compostos SC1 e SC2 e slicks traseiros no tamanho 200/65 R17 com compostos SC0 e SC1. A solução DIABLO Rain, num único composto para piso molhado, estará disponível nos tamanhos 120/70 R17 dianteiro e 200/60 R17 traseiro. Quanto aos slicks para a Moto3, o dianteiro em 100/70 R17 estará disponível nos compostos SC1 e SC2, os mesmos usados também para o traseiro em 120/70 R17. Mesmo tamanho dianteiro para a solução DIABLO Rain para condições de piso molhado, enquanto o traseiro será em 125/70 R17. 

A parceria técnica da Pirelli com o Campeonato Mundial de Superbike da FIM representou o primeiro exemplo de um pneu único na história das competições de automobilismo de topo e, mais de vinte anos depois, provou ser uma escolha vencedora seguida por outros campeonatos em duas e quatro rodas. 


Com o tempo, a Pirelli continuou a fazer da inovação tecnológica o seu lema, ditando a cada vez os novos parâmetros dos pneus de corrida utilizados em todo o mundo: em 2013 com a histórica mudança dos pneus de 16,5 polegadas para os novos pneus de 17 polegadas, em 2018 com a adoção de noas medidas, no ano seguinte com a introdução do novo composto slick SCX e novos compostos para pneus de piso molhado, e finalmente em 2022 com o desenvolvimento do composto SCQ especificamente dedicado ao novo formato com Superpole e Superpole Race. 

A Pirelli fornecerá todas as classes do Campeonato Mundial JúniorGP Finetwork FIM, Copa de Talentos da Ásia Idemitsu, Copa de Talentos do Norte e Red Bull MotoGP Rookies Cup, além de reforçar o seu compromisso com a Série Mundial MiniGP da FIM. Ao lado do Campeonato Mundial de WorldSBK onde a Pirelli já está presente em todas as categorias, incluindo as de entrada como a WorldSSP300 e a FIM Yamaha R3 bLU cRU World Cup, os pneus DIABLO Superbike equiparão a Yamaha YZF-R7 do novo Campeonato Mundial Feminino de Motociclismo da FIM, que começará a 14 de junho a partir de Misano, onde será realizada a primeira das seis etapas programadas. 

A Pirelli esteve ainda ao lado de Ana Carrasco, em 2018, quando ela se tornou a primeira mulher na história a vencer um campeonato misto de motos ao conquistar o Campeonato Mundial de Supersport 300.

andardemoto.pt @ 28-2-2024 16:05:40


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