Yamaha regista patente para airbag
As soluções de segurança ativa e passiva nos motociclos são cada vez mais diversificadas e todas desempenham um papel importante para salvar vidas, sendo que os airbags são disso um bom exemplo. Os mais comuns são os sistemas de almofada de ar integradas num colete, mas há outras possibilidades e estão a chegar sistemas já integrados na moto.
andardemoto.pt @ 15-5-2025 19:29:00
A Honda foi pioneira neste campo com a sua Goldwing, logo no ano de 2006, ainda que sem grande sucesso, mas tem havido um longo caminho para que estes sistemas se tornem cada vez mais a regra, sejam ou não integrados na própria moto.
Ciente destes factos, também a marca dos 3 diapasões está a trabalhar neste campo. Já registou uma patente neste sentido, embora ainda falte muita informação e a possibilidade de chegar ao mercado, nem que seja como acessório, certamente que ainda está longe, dada a elevada complexidade e variáveis envolvidas, se comparadas, por exemplo, com um automóvel.
Mais alguns detalhes
Do pouco que se sabe, a patente da Yamaha pretende resolver os problemas de sensor relativos aos airbags em motos. Para tal usa dois sensores semelhantes às unidades de medição inercial (IMU). Os esboços foram apresentados tendo por base uma R1 e uma Tricity, tal como revelou a publicação Cycle World.
Na prática, estes sensores serão capazes de monitorizar a aceleração horizontal, lateral e vertical. Um estará colocado na parte frontal do centro de gravidade da moto e outro atrás do mesmo. Assim, o sistema terá sempre informação ao milésimo de segundo para calcular se há um acidente e o sentido do impacto.
andardemoto.pt @ 15-5-2025 19:29:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews