Suzuki revela as novas GSX-8T e GSX-8TT: homenagem ao passado com tecnologia de ponta

A Suzuki Motor Corporation revelou oficialmente, esta manhã (4 de julho), as novas GSX-8T e GSX-8TT, dois modelos de inspiração neo-retro que chegam ao mercado mundial neste verão.

andardemoto.pt @ 4-7-2025 14:00:00

Estas novas motos de estrada reinterpretam elementos clássicos das lendárias Suzuki do passado, aliando-os a um design moderno e às mais recentes inovações tecnológicas da marca japonesa. Ambas estão equipadas com um motor de 776 cm³ - já aclamado nas GSX-8S e GSX-8R -, um quadro de aço de elevada rigidez e um braço oscilante traseiro em alumínio leve, garantindo agilidade, conforto e performance.

Com um farol redondo que remete para os antigos modelos da marca e os primeiros espelhos nas extremidades do guiador alguma vez usados pela Suzuki, a GSX-8T e a GSX-8TT apostam num visual retro-moderno. A marca incorporou ainda sistemas eletrónicos de assistência à condução como:

- Suzuki Drive Mode Selector (SDMS) - três modos de potência;
- Ride-by-wire - acelerador eletrónico;
- Quick-shift bidirecional - mudanças sem embraiagem;
- Controlo de tração - com 3 modos e opção OFF;
- Sistema de arranque fácil e assistência a baixos regimes;
- Bateria de iões de lítio da ELIIY Power, leve e fiável mesmo a baixas temperaturas.


A GSX-8T foi concebida como uma homenagem à icónica T500 "Titan" dos anos 60, uma naked de alto desempenho. O design combina um depósito de destaque com traseira preta mate e um emblema 3D com o motivo da bola 8 de bilhar, simbolizando um "golpe decisivo" - uma fusão de nostalgia e arrojo moderno.

Já a GSX-8TT apresenta carenagens inspiradas nas motos de corrida da década de 70. A combinação de garfos dianteiros pretos, apoios cinzentos e detalhes gráficos desportivos confere-lhe um aspeto premium e dinâmico. O "TT" do nome junta o modelo base "T" ao conceito de "Timeless", destacando a intemporalidade do design clássico em versão contemporânea.

Tanto a Suzuki GSX-8T como a GSX-8TT vêm equipadas com o avançado S.I.R.S. - Suzuki Intelligent Ride System, que inclui acelerador eletrónico (ride by wire), o Suzuki Drive Mode Selector (SDMS) com três modos distintos de entrega de potência, e um sistema de controlo de tração ajustável em três níveis, com opção de desativação. Para maior comodidade e desempenho, ambas integram, ainda, um sistema de quick-shift bidirecional, permitindo mudanças de velocidade para cima e para baixo sem necessidade de embraiagem ou controlo do acelerador, bem como o Suzuki Easy Start, que liga o motor com um simples toque no botão. O assistente de baixa rotação (Low RPM Assist) facilita arranques suaves a partir da imobilização.

No mercado nacional vão estar disponíveis nas seguintes cores:

GSX-8T
- Metallic Mat Steel Green
- Candy Burnt Gold
- Metallic Mat Black
(Todas as opções com jantes em preto)

GSX-8TT
- Glass Sparkle Black com jantes em vermelho
- Pearl Mat Shadow Green com jantes em dourado
(Todas as opções com grafismos desportivos)


Ao nível estrutural, os dois modelos utilizam jantes em liga leve e partilham as seguintes dimensões: comprimento total de 2.115 mm, largura de 775 mm, altura de 1.105 mm, distância entre eixos de 1.465 mm e uma altura ao solo de 145 mm. A altura do assento varia ligeiramente: 815 mm na GSX-8T e 810 mm na GSX-8TT, sendo o peso em ordem de marcha de 201 kg e 203 kg, respetivamente.

Os pneus são tubeless, com medidas 120/70ZR17 na frente e 180/55ZR17 na traseira. Ambas as motos estão equipadas com um motor bicilíndrico paralelo DOHC de 776 cm³, refrigerado a líquido, o mesmo utilizado nas GSX-8S e GSX-8R. O depósito tem capacidade para 16,5 litros, apresentando um consumo médio de 23,8 km/l (ciclo WMTC) e emissões de CO₂ de 99 g/km.

As novas GSX-8T e GSX-8TT da Suzuki prometem conquistar tanto os nostálgicos do motociclismo como os fãs da mais recente tecnologia, num equilíbrio raro entre passado e futuro sobre duas rodas. A chegada aos concessionários está prevista para breve.


andardemoto.pt @ 4-7-2025 14:00:00

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