MotoGP – Comissão de Grandes Prémios permite “wildcards” em 2021
Em 2021 voltaremos a ter participações de “wildcards” nas três categorias do Mundial de Velocidade. A Comissão de Grandes Prémios anunciou esta e outras alterações após uma reunião em Portugal.
andardemoto.pt @ 25-11-2020 17:53:21
Portugal
e o Autódromo Internacional do Algarve não foram apenas cenário para o Grande
Prémio de Portugal e para a vitória estrondosa do Miguel Oliveira. De facto, a
Comissão de Grandes Prémios (CGP), entidade composta por representantes da
Dorna, Federação Internacional de Motociclismo e ainda da IRTA (associação de
equipas), aproveitou o último GP da temporada para tomar importantes decisões
tendo em vista o que vai acontecer em 2021.
A principal decisão que resulta desta mais recente reunião da Comissão de
Grandes Prémios tem que ver com os “wildcards”.
Em 2020, e devido à pandemia que alterou significativamente o calendário do
Mundial de Velocidade e toda a organização de cada ronda, a CGP decidiu que não
seria possível existirem participações de pilotos “wildcard” ao longo da
temporada.
Com o calendário de 2021, ainda que provisório apenas, já definido, esta
comissão acredita que a próxima temporada do Mundial de Velocidade tem
condições para se realizar de uma forma mais “normal”, se assim podemos dizer.
Face ao regresso a esta nova normalidade, a CGP decidiu permitir pilotos “wildcard”
em todas as três categorias. No entanto há algumas regras e limites a ter em
atenção!
A primeira coisa que devemos ter em atenção é que só serão permitidos um máximo
de dois pilotos “wildcard” por categoria em cada Grande Prémio. Significa isto
que não podemos ter todos os pilotos de teste de cada fabricante em simultâneo
no mesmo GP.
Em MotoGP, cada fabricante poderá utilizar um máximo de três “wildcards” ao
longo da temporada. A exceção será a Aprilia, que por ser uma equipa com
concessões, terá direito a utilizar um máximo de seis “wildcards”.
Na prática, isto significa que a campeã Suzuki pode competir com Sylvain
Guintoli por três vezes, Ducati pode recorrer a Michele Pirro por três vezes,
Honda terá a mesma quantidade de corridas para inscrever Stefan Bradl – a não
ser que Marc Marquez não possa competir como aconteceu em 2020 –, a KTM pode
escolher Dani Pedrosa ou Mika Kallio sendo que no total tem três “wildcard”
para usar, e a Yamaha poderá socorrer-se de Cal Crutchlow por três ocasiões.
No caso da Aprilia a situação está ainda por definir. Lorenzo Savadori terminou
a temporada aos comandos da RS-GP que foi durante grande parte do ano de
Bradley Smith, com o britânico a passar a piloto “full time” depois do castigo
de Andrea Iannone ainda no final de 2019.
Smith foi colocado fora da equipa de MotoGP de forma surpreendente ainda antes
do final da temporada. Lorenzo Savadori, campeão italiano de Superbike, foi
chamado para o seu lugar, não conseguindo fazer muito melhor do que Bradley
Smith. A Aprilia Racing optou então por aguardar para definir quem será o
segundo piloto a tempo inteiro em 2021: Lorenzo Savadori ou Bradley Smith? Os
dois vão lutar por esse lugar nos testes de pré-temporada.
Aquele que ficar como piloto de testes da Aprilia poderá competir em seis Grandes
Prémios de 2021.
Nesta temática dos pilotos “wildcard” temos ainda de destacar que nas categorias
Moto2 e Moto3 apenas as equipas que competem a tempo inteiro e que não são
novas na respetiva categoria poderão usar pilotos “wildcard”.
No entanto a questão dos “wildcard” de MotoGP, Moto2 e Moto3 não foi a única
abordada na reunião da Comissão de Grandes Prémios que decorreu em Portugal.
Desta reunião saem ainda outras decisões importantes pois poderão afetar os
resultados em pista:
- Bandeira Amarelas: pilotos que
passem numa zona de bandeiras amarelas terão o tempo dessa volta anulado, mesmo
numa sessão de treinos livres. Esta situação aconteceu por diversas vezes em
2020 mas em sessões de qualificação, sendo aplicada pela Direção de Corrida.
Agora esta regra passa a estar inscrita oficialmente no regulamento.
- Velocidade no “pit lane”: pilotos
que excedam a velocidade máxima permitida no “pit lane” do circuito serão
penalizados com a obrigatoriedade de cumprir duas “Long Lap Penalty” na corrida.
No entanto os Comissários da FIM podem aplicar outras sanções.
- Caução por protestos ou apelos: a
partir de 2021, sempre que uma pessoa ou entidade faça um protesto ou apelo, e
lhe seja dada razão, terá o valor da caução devolvido.
A Comissão de Grandes Prémios deixou ainda uma última nota.
Habitualmente no final de cada temporada do Mundial de Velocidade, o circuito
que organiza aquele que é considerado como o melhor Grande Prémio da temporada
recebe um troféu. Porém, numa temporada tão atípica e complicada, que deixou
sob enorme pressão as equipas dos diferentes circuitos que receberam provas do
Mundial de Velocidade, a Comissão de Grandes Prémios decidiu não entregar este
prémio a um único circuito.
Em forma de homenagem pelo esforço de todos os envolvidos que garantiram que
tínhamos provas suficientes no calendário 2020, a CGP optou por entregar a todos
os circuitos um troféu especial.
andardemoto.pt @ 25-11-2020 17:53:21
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